2019/12/16

Notícias do dia

Bomba de brilhantes contra ladrões volta ao ataque em versão 2.0; Last Christmas dos Wham ganha versão remasterizada em 4K; Google impede acesso a browsers Linux; NOS estreia cinema ScreenX de 270º no NorteShopping; vimos uma máquina de separar peças LEGO feita em LEGO com ajuda de machine learning; o mesmo machine learning que podem testara com o Teachable Machine da Google; Yap é uma chat room efémera para 6 pessoas; Podcast gozava em directo com famílias via câmaras Ring hackadas; e ainda o profundo The Deep Sea que nos deixa fazer scroll até ao fundo do mar.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não te esqueças de participar no nosso mega-passatempo de Natal 2019 com 31 dias de prendas.

Reconhecimento facial facilmente enganado por fotos e máscaras



Vários países têm adoptado sistemas de reconhecimento facial em larga escala, mas parecem não estar a considerar a facilidade com que podem ser enganados. Investigadores demonstraram como é extremamente simples enganar estes sistemas, por vezes bastando mostrar uma foto de um rosto no ecrã do smartphone para que se pudessem ter acesso a redes de transporte.

O mesmo pode acontecer com recurso a máscaras, podendo sinalizar a presença de pessoas em locais onde não estão; ou toda complexidade de questões relacionadas com a dependência nestes sistemas. E ao contrário de outras coisas... o rosto não é algo que se possa manter "protegido" de forma contínua.


Nukemap sai do Google Maps devido ao preço



O Google Maps pode ser um serviço espectacular, mas está a tornar-se cada vez menos acolhedor para pequenos developers. O criador do Nukemap, o site que permite visualizar o impacto que uma bomba nuclear teria em qualquer parte do mundo, foi forçado a mudar-se do Google Maps para um serviço de mapas alternativo devido aos preços exorbitantes que a Google começou a cobrar pelo acesso ao Google Maps, que na última década passaram de: gratuito, para $200 mensais, para $1800 mensais!

E ainda por cima, sem qualquer tipo de condições especiais para projectos académicos ou educativos, como seria o caso. Infelizmente, tem sido situação comum, e que faz com que pequenos projectos, como o nosso Fogos.pt também tenham recorrido ao mesmo serviço da mapas: MapBox.


Como lida o Smart Summon da Tesla com obstáculos


O Smart Summon é o primeiro passo para a condução verdadeiramente autónoma da Tesla, permitindo que o carro vá ter com o condutor nos parques de estacionamento; mas por isso mesmo também importa ver que tal o sistema lida com eventuais imprevistos que possam acontecer nestes locais, como carrinhos de compra desgovernados, bolas de crianças, ou até balões.

... Os resultados não são perfeitos, mas são melhores do que eu estava à espera...




Gravação de vídeo no Model 3 evita multa


Servindo como mais um incentivo à utilização de câmaras nos automóveis, o dono de um Tesla Model 3 conseguiu livrar-se de uma multa depois do vídeo gravado pelo carro ter servido para demonstrar que efectivamente tinha dado o pisca ao virar num cruzamento (visível no reflexo do carro que seguia à sua frente) - contrariando o agente que dizia que não e lhe tinha passado uma multa.

Talvez numa próxima actualização as gravações do carro possam incluir na imagem informação sobre o estado dos piscas e faróis, posição do volante e pedais, e demais telemetria que possa ajudar a saber o que se estava a fazer.




Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)