Bomba de brilhantes contra ladrões volta ao ataque em versão 2.0; Last Christmas dos Wham ganha versão remasterizada em 4K; Google impede acesso a browsers Linux; NOS estreia cinema ScreenX de 270º no NorteShopping; vimos uma máquina de separar peças LEGO feita em LEGO com ajuda de machine learning; o mesmo machine learning que podem testara com o Teachable Machine da Google; Yap é uma chat room efémera para 6 pessoas; Podcast gozava em directo com famílias via câmaras Ring hackadas; e ainda o profundo The Deep Sea que nos deixa fazer scroll até ao fundo do mar.
Antes de passarmos às notícias de hoje, não te esqueças de participar no nosso mega-passatempo de Natal 2019 com 31 dias de prendas.
Reconhecimento facial facilmente enganado por fotos e máscaras
Vários países têm adoptado sistemas de reconhecimento facial em larga escala, mas parecem não estar a considerar a facilidade com que podem ser enganados. Investigadores demonstraram como é extremamente simples enganar estes sistemas, por vezes bastando mostrar uma foto de um rosto no ecrã do smartphone para que se pudessem ter acesso a redes de transporte.
O mesmo pode acontecer com recurso a máscaras, podendo sinalizar a presença de pessoas em locais onde não estão; ou toda complexidade de questões relacionadas com a dependência nestes sistemas. E ao contrário de outras coisas... o rosto não é algo que se possa manter "protegido" de forma contínua.
Nukemap sai do Google Maps devido ao preço
O Google Maps pode ser um serviço espectacular, mas está a tornar-se cada vez menos acolhedor para pequenos developers. O criador do Nukemap, o site que permite visualizar o impacto que uma bomba nuclear teria em qualquer parte do mundo, foi forçado a mudar-se do Google Maps para um serviço de mapas alternativo devido aos preços exorbitantes que a Google começou a cobrar pelo acesso ao Google Maps, que na última década passaram de: gratuito, para $200 mensais, para $1800 mensais!
E ainda por cima, sem qualquer tipo de condições especiais para projectos académicos ou educativos, como seria o caso. Infelizmente, tem sido situação comum, e que faz com que pequenos projectos, como o nosso Fogos.pt também tenham recorrido ao mesmo serviço da mapas: MapBox.
Como lida o Smart Summon da Tesla com obstáculos
O Smart Summon é o primeiro passo para a condução verdadeiramente autónoma da Tesla, permitindo que o carro vá ter com o condutor nos parques de estacionamento; mas por isso mesmo também importa ver que tal o sistema lida com eventuais imprevistos que possam acontecer nestes locais, como carrinhos de compra desgovernados, bolas de crianças, ou até balões.
... Os resultados não são perfeitos, mas são melhores do que eu estava à espera...
Gravação de vídeo no Model 3 evita multa
Servindo como mais um incentivo à utilização de câmaras nos automóveis, o dono de um Tesla Model 3 conseguiu livrar-se de uma multa depois do vídeo gravado pelo carro ter servido para demonstrar que efectivamente tinha dado o pisca ao virar num cruzamento (visível no reflexo do carro que seguia à sua frente) - contrariando o agente que dizia que não e lhe tinha passado uma multa.
Talvez numa próxima actualização as gravações do carro possam incluir na imagem informação sobre o estado dos piscas e faróis, posição do volante e pedais, e demais telemetria que possa ajudar a saber o que se estava a fazer.
So my @Tesla Model 3 continues to save me more $$ @elonmusk. I was issued $171 no turn signal ticket & #dashcam was able to get it dismissed. See reflection on truck’s tailgate pic.twitter.com/QH7BVDfxMG— Tesla Crossroads of America (@pmoconne) December 13, 2019
Curtas do dia
- Os 100 memes mais populares da década
- O perigo de limitar um único link no Instagram
- Descoberto esquema na venda de endereços IPv4
- São os serviços de streaming de música sustentáveis?
- Netflix BPF promete revolucionar o acesso ao kernel Linux
- Surface Laptop 3: Intel Core i7-1065G7 vs AMD Ryzen 7 3780U
- Empresa de condução autónoma quer cobrar uso da tecnologia ao km
- Nova Orleães declara estado de emergência após ataque de ransomware
Resumo da madrugada
- Cartão microSD Xiaomi IMI desde €7
- Yap é uma chat room efémera para 6 pessoas
- Android em loop no código PIN devido a bug
- Ganha candeeiro de pé LED da Aukey
- Sony cria novo sensor com lente 2x2 OCL
- Separador de peças LEGO feito em LEGO
- Google revela pesquisas mais populares de 2019
- ESA tem micro-satélite OPS-SAT à disposição de todos
- NOS estreia cinema ScreenX de 270º no NorteShopping
- Teachable Machine facilita o machine learning nas salas de aula
- Podcast gozava em directo com famílias via câmaras Ring hackadas
- Ganha hub Aukey USB-C
- 10 mitos sobre os veículos eléctricos
- Roland Go:Piano com Alexa integrada
- The Deep Sea deixa fazer scroll até ao fundo do mar
- Avião eléctrico pronto para voos comerciais no Canadá
- Porsche Taycan leva autonomia de apenas 323 km nos EUA
- Google Maps com postos de carregamento por tipo de ficha
- Análise ao Sony Xperia 10
- Last Christmas dos Wham em 4K
- Google impede acesso a browsers Linux?
- Ganha livro Descobrir Portugal Natural da Lidel
- Bomba de brilhantes volta ao ataque em versão 2.0
- Samsung desmente 1 milhão de Galaxy Fold vendidos
- Google suspende Chrome 79 por causar perda de dados noutras apps
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)