2020/03/27

Notícias do dia

Cuidado com as supostas ofertas de Netflix gratuito por conta do coronavirus; assistente digital Celia da Huawei chega a 6 países e causa confusão com a Siri da Apple; a Xiaomi traz o Mi 10 e Mi 10 Pro para a Europa, mas com preço bastante inflacionado; nas promoções temos o Sonoff Micro WiFi USB a €5 e, para quem quiser "caminhar em casa", uma passadeira rolante dobrável Xiaomi a €343 (ideal para este período do ficar em casa por causa do coronavirus... mas também para todos os restantes meses do ano); vimos também como eliminar rapidamente os cookies de um site no Chrome; uma repetição de um bug que inutiliza SSDs da HP após 40 mil horas de uso; e a confirmação das teclas sem problemas nos novos MacBook Air.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te dá oportunidade de ganhares um kit Arduino Uno R3 com dois touchscreens LCD; e ainda te podes habilitar a alguns exemplares do livro Big Data da FCA.

Macs com CPU ARM em 2021 e USB 4 em 2022



Numa nova ronda de previsões sobre os futuros produtos da Apple, Ming-Chi Kuo diz que a Apple começará a lançar Macs e MacBooks com os seus próprios chips ARM já no próximo ano (2021) e que no ano seguinte chegará o suporte para USB 4, que deverá unificar o USB e o Thunderbolt, permitindo transferências de até 40 Gbps (2x mais rápido que o USB 3.2 Gen 2x2).

A transição dos Macs de CPUs Intel para CPUs ARM será a mais profunda revolução feita nos computadores Apple (ainda mais que a anterior transição dos CPUs PowerPC para Intel), e dará à Apple controlo total sobre o hardware a nível dos componentes essenciais, seguindo a mesma táctica que já demonstrou dar bons resultados nos iPhones e iPads.


Zoom para iOS envia dados para o Facebook



O aumento do uso de ferramentas de videoconferência por conta do coronavirus veio dar visibilidade acrescida ao Zoom, mas multiplicam-se as preocupações com as questões de privacidade. Depois dos relatos de que o serviço é demasiado intrusivo por permitir saber o que os utilizadores estão a fazer nos seus computadores, chega também a descoberta que a sua app iOS faz parte do grupo de apps que envia informação para o Facebook mesmo que os utilizadores nem sequer utilizem Facebook.

Infelizmente não é caso único, contribuindo com valiosos dados para o Facebook, permitindo saber padrões de utilização da app (além do equipamento utilizado, localização aproximada, etc.) Mas a crítica recai sobre o facto de, em nenhum lado dos seus termos de utilização e privacidade, ser referido este envio de dados para a rede social. Algo a ter em conta quando utilizarem esta app, especialmente para todos os que fizerem questão de se manterem afastados de tudo o que esteja relacionado com o Facebook.

Actualização: A Zoom diz que vai actualizar app e deixar de enviar dados para o Facebook.


Google retoma actualizações do Chrome e Chrome OS



Depois de ter indicado que iria suspender as actualizações regulares do Chrome e Chrome OS durante o período do coronavirus, a Google vem agora dizer que afinal vão ser retomadas, pois as equipas de desenvolvimento já se adaptaram ao regime de tele-trabalho.

O Chrome 81, que estava originalmente agendado para chegar a 17 de Março e que foi suspenso, fica agora reagendado para chegar a 7 de Abril, com a versão 82 a ter sido suprimida e combinada com a versão 83 que chegará a meio de Maio.


CPU A12Z do novo iPad Pro é o A12X do iPad anterior?



O mais recente iPad Pro da Apple estreou um LIDAR na traseira e vem com mais RAM, mas a nível do CPU parece que a Apple optou por guardar as melhorias para a próxima geração. Em vez de um chip baseado no novo A13 dos iPhone 11, a Apple lançou-o com um A12Z que se vem a descobrir que deverá ser apenas o anterior A12X mas com um núcleo adicional do GPU activado.

O A12X tem um GPU com 7-cores enquanto o A12Z tem 8-cores; mas é normal que no processo inicial de produção de chips os fabricantes optem por reservar / desactivar alguns cores para precaver contra imperfeições do processo. Nesta fase, a produção já terá sido devidamente refinada para permitir uma produção com boas taxas de sucesso na utilização da totalidade dos cores disponíveis do chip, e daí o A12Z.


Monument Valley 2 gratuito para Android e iOS



O Monument Valley é um jogo que dispensa apresentações, e quem ainda não tiver o 2º jogo da saga no seu Android poderá querer aproveitar a oportunidade para apanhar o Monument Valley 2 gratuito na Play Store e também na App Store.


É tempo de diversão garantido, para todas as idades, e que chega num momento em que toda a diversão será bem vinda.



Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)