2020/07/20

Notícias do dia

Serviços VPN "sem logs" em Hong Kong apanhados a guardar registos; Messenger com partilha de ecrã em Android e iOS; erro da Cloudflare desligou "metade" da internet; vimos como encontrar emails grandes no Gmail; edição física do Flight Simulator 2020 chega em 10 DVDs; os originais pneus iluminados da Goodyear de 1960; procurador geral dos EUA lança suspeita sobre relações da Apple com a China; e descuido de hackers revela vídeos de formação.

Antes de passarmos às notícias do dia, participa no nosso passatempo gadget da semana que desta vez está a oferecer um receptor Bluetooth BlitzWolf BW-BR1.

OnePlus Nord vem com Google Phone, Messages e Duo



A OnePlus quer aproximar-se da experiência nativa do Android, e no seu novo OnePlus Nord vai dispensar o uso da sua própria app de telefone e SMS, em vez disso optando por usar as apps Google Phone e Google Messages, e também o Duo para as vídeo-chamadas. A marca explica que as apps da Google são bastante fluidas e eficientes, e que vão ao encontro daquilo que os clientes da OnePlus esperam dos seus smartphones.

No caso do Messages, que tem tentado acelerar a adopção do RCS para fazer com que os SMS evoluam para uma alternativa funcional ao iMessages da Apple, parece-me uma boa aposta. Quanto ao Duo, não deixa de parecer mais uma tentativa da Google em promover o Duo como o equivalente ao Facetime para as videochamadas nos Android - e aí parece-me que as coisas se complicam, face a toda a desconfiança que se gerou devido à falta de rumo da Google nas apps de comunicações.


Reino Unido vai ficar separado da Amazon europeia



Contrariando as expectativas dos apologistas do Brexit que queriam sair da UE mas continuando a usufruir de todos os benefícios, também a Amazon relembra que com o fim do período de transição do Brexit a 1 de Janeiro de 2021, toda a logística das entregas feitas pela Amazon no Reino Unido será separada da sua rede europeia (European Fulfilment Network) e Pan-European FBA.

A medida terá mais impacto junto dos vendedores do que dos consumidores. Até agora, os vendedores podiam simplesmente colocar os seus produtos no armazém europeu geral, e deixar que a Amazon tratasse do resto para os países da Europa, incluindo o Reino Unido. Mas a partir do próximo ano, os vendedores terão que lidar com a chatice acrescida de terem que enviar os seus produtos para armazéns Amazon diferentes, com um específico só para o Reino Unido.


Chrome para Android prepara downloads agendados



O Chrome está a preparar uma funcionalidade que será do interesse de todos os que costumam fazer downloads da web a partir do Chrome: a possibilidade de se agendar os downloads para serem feitos mais tarde, à hora que quisermos, ou quando se tiver WiFi.

Por agora é apenas uma funcionalidade experimental e que nem sempre funciona como deveria, mas a ideia é interessante. Com ela, poderíamos agendar um download para ser feito à noite, quando se soubesse que se iria estar em casa e com o smartphone ligado ao carregador, sem necessidade de se andar a criar lembretes manuais para fazer o download nessa altura.


Máscaras "covid" não reduzem nível de oxigénio


Para desmistificar as opiniões que circulam, de pessoas que dizem que não usam máscara de protecção porque lhes faz "faltar o oxigénio", um médico irlandês resolveu dispensar as palavras e demonstrar de forma mais eficaz: colocando seis máscaras sobrepostas, e mostrando que não tem qualquer impacto no nível de oxigénio que se recebe.




Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)