2020/10/12

Notícias do dia

Nova campanha de SMS fraudulentos em nome dos CTT; iPhone 12 sem 120Hz devido ao consumo do 5G - mas com o 12 Pro Max com câmara melhor; Mercedes prepara carro eléctrico super-eficiente com 1200km de autonomia; cena clássica do filme Ferris Bueller's Day Off recuperada em publicidade a portão de garagem; Tesla Model 3 com nova consola central para 2021; Global Privacy Control quer ressuscitar o Do Not Track; e Google reforça segurança nos Android dos parceiros com o Android Partner Vulnerability Initiative. Huawei apresenta Mate 40 a 22 de Outubro

China oferece 1.25 milhões em criptomoeda via lotaria

A China está a recorrer a uma das técnicas mais eficazes para promover a sua criptomoeda oficial, o DCRP (Digital Currency Electronic Payment) mas que tem sido apelidado de yuan digital, oferecendo mais de um milhão de euros aos cidadãos através de uma lotaria.

A cidade de Shenzhen, o mais popular centro tecnológico da China, vai oferecer 50 mil vales de 200 yuan digitais (cerca de €25) que os residentes poderão manter nas suas carteiras digitais ou, mais recomendado, os usem nos milhares de lojas da região como forma de promover a adopção e utilização da criptomoeda. Ao contrário das criptomoedas tradicionais, completamente descentralizadas e desregulamentadas, neste caso a moeda é gerida e tem valor garantido pelo banco central chinês, funcionando apenas como versão digital da sua moeda física.


Dois terços dos portugueses reciclam o lixo electrónico

À semelhança do que fazem com o lixo tradicional, já dois terços dos portugueses têm hábito idêntico em relação aos equipamentos eléctricos e electrónicos, segundo um estudo da Qdata a mais de mil pessoas em Portugal.

A maior parte dos portugueses (66,2%) diz reciclar os Equipamentos Elétricos e Eletrónicos quando estes se avariam ou se encontram danificados e a maioria (52,7%) dos que encaminham estes equipamentos para receberem uma nova vida optam por entregá-los numa loja de eletrodomésticos ou pedem para estes serem recolhidos quando recebem o novo.

Cerca de 50% dos portugueses coloca o equipamento num contentor específico para ser reciclado, sendo os Pontos de Recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) o local preferencial para 67,4% dos portugueses para encaminhar corretamente estes resíduos. Embora os dados sejam positivos, 26,6% da população ainda não sabe onde colocar os REEE e apenas 2,1% dos jovens entre os 18 e os 24 anos tem por hábito reciclar os seus aparelhos eletrónicos.

No entanto, o espírito nacional do "ainda pode dar jeito" revela-se neste caso no seu expoente máximo, com 59,2% a dizer que guarda os equipamentos que já não usa, mas que ainda funcionam, porque ainda podem ser úteis mais tarde.


TV OLED de enrolar da LG vai custar 100 mil dólares



A LG vai finalmente começar a comercializar os seus televisores OLED de enrolar, que se mantêm dentro de uma base e se esticam para fora quando são activados, mas o seu preço poderá obrigar a repensar o investimento. Inicialmente pensava-se que estes ecrãs iriam para valors na ordem dos 50 a 60 mil dolares, mas afinal o valor será de 100 mil dólares!

Poderá dar-se o caso das taxas de sucesso na produção serem ainda bastante reduzidas, para justificar tal agravamento de preço face aos televisores OLED rígidos; ou então uma forma da LG limitar o número de interessados nesta fase inicial. Agora, só o tempo dirá se estes ecrãs de enrolar se poderão vir a tornar comuns, ou se serão apenas mais uma moda passageira como o dos televisores 3D.


Apple impedida de cancelar conta da Epic na App Store



O caso Epic vs Apple ainda irá dar muito que falar, mas por agora a Epic poderá respirar parcialmente de alívio. Embora o Fortnite continue a estar banido da App Store, a juiza determinou que a Apple terá que manter a conta da Epic na App Store e não impedir o acesso ao Unreal Engine, já que isso prejudicaria centenas ou milhares de outros produtos e developers, que seriam "vítimas inocentes" neste processo.

Quanto ao desfecho final, para isso será necessário aguardar até ao próximo ano, e provavelmente muitos mais em função dos rescursos e mais recursos que forem apresentados por quem perder. Isto, a não ser que até lá o panorama se altere significativamente em função das exigências europeias que estão a ser preparadas para o próximo ano.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)