2020/12/10

Notícias do dia

GNR detém mais um lote de burlões do MB Way; Starship SN8 faz voo de alta-altitude mas falha aterragem; Gmail pede permissão para ler emails dos utilizadores por exigência Europeia; Samsung anuncia nova TV Micro-LED de 110"; Apple TV+ pode ser proibida na UE se não tiver 30% de produções europeias; e Brasil no topo das chamadas telefónicas de spam.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já começou o nosso mega-passatempo de Natal, com 31 dias de prendas e que hoje te pode valer um livro O Pássaro Nimas dá asas à diversão da Pactor Kids.

Cloudflare e Apple lançam DNS anónimo e seguro

Depois da criação de serviços de DNS seguros, a Cloudflare e Apple aventuram-se num novo serviço que promete segurança e privacidade, o Oblivious DNS over HTTPS (ODoH).

Este sistema combina as vantagens do DNS seguro sobre HTTP, com um proxy que garante que nem o próprio servidor de DNS possa saber quais foram os utilizadores que requisitaram o acesso a cada site. A Cloudflare já o adicou ao seu serviço 1.1.1.1, mas resta agora saber quanto tempo demorará para que seja adoptador por outros serviços, e seja utilizado por uma percentagem significativa dos utilizadores - já que até mesmo os outros protocolos seguros implementados há vários anos, têm tido uma adopção bastante lenta.


NOS com VoLTE e WiFi-Calling

A par do suporte para o Apple Watch celular, a NOS adoptou também algumas tecnologias para melhorar os telefonemas: o VoLTE e o WiFi-Calling.

O VoLTE (Voice over LTE) permite realizar chamadas de voz em simultâneo com a utilização de dados LTE, evitando a situação ridícula de se ficar sem acesso a dados 4G enquanto se está a fazer uma chamada de voz; sendo algo que outros operadores já tinham implementado, mas que na NOS estava em falta. Quanto ao WiFi-Calling, permitirá realizar chamadas de voz mesmo quando apenas se tem acesso a uma ligação WiFi (com internet), independentemente da qualidade do serviço celular.


Falhas de segurança no Steam deixavam jogadores vulneráveis

A Valve corrigiu diversas vulnerabilidades no Steam que permitiam que um atacante pudesse crashar jogos e potencialmente controlar o computador das vítimas.

A falha encontrada afectava o Steam Sockets, que também é disponibilizado pela Valve para que os produtores de jogos implementem as comunicações, e isso faz com que alguns jogos possam continuar a estar vulneráveis até que sejam actualizados.


MS promete xCloud nos PCs e iOS em 2021

Depois de se ter estreado no Android, a MS diz que o seu serviço de streaming de jogos xCloud irá chegar também aos dispositivos iOS e aos PCs durante a Primavera de 2021.

Uma expansão necessária, para fazer frente a serviços como o Stadia da Google, que recentemente chegou a Portugal; mas que esperamos ver alargado a ainda mais equipamentos, como Smart TVS e até às próprias Xbox. Seria bastante interessante poder usar o serviço xCloud a partir de uma Xbox, quer fosse para ter acesso a jogos de gerações mais recentes em consolas Xbox mais antigas; como para poder experimentar ou jogar jogos sem que houvesse a necessidade de primeiro descarregar 50GB ou 100GB.

Pelo lado negativo, o Halo Infinite, que deveria ter sido um dos jogos de lançamento para a nova geração Xbox Series X, foi adiado um ano(!) e só chegará no Outono de 2021.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


1 comentário:

  1. Sempre fui crítico da NOS (antiga Optimus) pela má cobertura e serviço inferior à concorrência, mas ultimamente tem surpreendido, com estes serviços inovadores (WiFi calling e VoLTE) que nem a Vodafone tem! Well done 👌👌

    ResponderEliminar