2021/03/01

Notícias do dia

Unc0ver 6.0.0 faz jailbreak até ao iOS 14.3; Deep Nostalgia dá vida às fotos de família; Deepfake de Tom Cruise faz sucesso no TikTok; utilização do Stadia longe das expectativas da Google; autocaravana Maxus V90 cresce para dois andares ao toque de um botão; Xiaomi duplica vendas na Europa; LastPass para Android com tracking excessivo; Clubhouse recolhe números de telefone e nem permite eliminá-los.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo de gadget da semana, que desta vez te pode valer um cartão microSD SanDisk de 200GB. E sendo início do mês, é também a altura perfeita para aderires ao Clube AadM+.

Portugal no Have I Been Pwned

Portugal é o primeiro governo a aderir ao Have I Been Pwned em 2021, juntando-se aos 11 demais países que já o tinham feito. O Have I Been Pwned é o serviço que vai acumulando as bases de dados comprometidas que ficam disponíveis na internet, alertando os utilizadores cujos emails forem detectados nessas fugas - ou roubos - de informação. Com esta parceria, o Cert.pt fica com acesso a este vasto repositório de dados e poderá detectar quando endereços de email de domínios governamentais surgirem nestas listas.

Infelizmente, nos dias que correm, este tipo de alertas acabam por não ser uma questão de "se" mas apenas uma questão de "quando".


Oppo Find X3 revelado a 11 de Março

A Oppo já oficializou a apresentação do seu próximo topo de gama, o Find X3, para 11 de Março. Este modelo promete dar uso aos mais avançados componentes disponíveis actualmente, com destaque especial para a cor. A Oppo tem feito referências a que estes serão os primeiros smartphone capazes de gravar, processar e apresentar "1 bilião de cores", o que desde já faz antever que se trate de poder gravar vídeos em 10-bit e ter um ecrã também capaz de apresentar 10-bit de cor.

A grande questão é saber quanto é que todas estas coisas "do bom e do melhor" irão representar em termos de preço final para os consumidores.


YouTube Shorts chega aos EUA

O YouTube tem estado a testar o seu Shorts - dedicado a vídeos de curta duração e que pode ser visto como a sua alternativa ao TikTok - e está agora a fazê-lo chegar aos EUA. Embora ainda esteja marcado como "beta", tudo faz crer que seja um bom indicador de que o serviço estará prestes a ser oficializado e lançado a nível global. Durante a fase de testes os Shorts já estavam a acumular milhares de milhões de visualizações.



Verizon recomenda desligar 5G para poupar bateria mas arrepende-se de seguida

A operadora norte-americana Verizon foi apanhada numa situação delicada. Apesar de todas as campanhas de promoção do 5G, lembrou-se de dar uma dica que é acertada mas que não caiu muito bem junto dos clientes: de que no caso de notarem consumo excessivo de bateria devem desligar a ligação 5G no seu smartphone e usar apenas 4G.
Facilmente se compreenderá que não é o tipo de coisa que inspirará grande confiança nos clientes, e por isso mesmo o tweet foi rapidamente eliminado. O caso não será novidade para os consumidores, pois já se passou o mesmo com a transição para do 2G para o 3G, e do 3G para o 4G, em que cada nova tecnologia de comunicações era mais gastadora, fazendo-se sentir especialmente nos dispositivos de primeira geração, até que a tecnologia amadurecesse ao ponto de nem sequer se pensar nisso.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Curiosidade do dia: A Nintendo foi fundada em 1889, na altura dedicando-se à produção de cartas de jogo - algo que ainda continua a fazer no Japão, apesar de agora ser mundialmente conhecida pelas suas consolas e jogos.

1 comentário:

  1. Vamos ser justos, eles não disseram para desligar o 5G, mas sim ligar o LTE

    ResponderEliminar