2021/08/09

Notícias do dia

Tesla adia Cybertruck para 2022; Firefox perdeu 50 milhões de utilizadores em 5 anos; EFF critica planos da Apple para espiar fotos dos utilizadores; novos mostradores para monitorização de energia no Home Assistant; como desactivar o atalho para mudança de língua do teclado no Windows; Disney Galactic Starcruiser traz o Star Wars para o mundo real por 5 mil dólares; SpaceX coloca Starship em cima do Super Heavy pela primeira vez e supera altura do Saturn V; bicicletas eléctricas Serial 1 da Harley-Davidson chegam a Portugal; carta aberta apela à Apple que abandone planos de espiar fotos dos utilizadores.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer carregador INIU compacto para automóvel com USB-C.

China processa Tencent pelo "modo para crianças" do WeChat

A China não dá sinais de abrandar a ofensiva contra os gigantes tecnológicos locais, e agora avança com um processo contra a Tencent, dizendo que as restrições para crianças aplicadas na sua app WeChat não seguem os requisitos obrigatórios.

Não foram dados detalhes sobre como é que esse modo viola a legislação, mas quando activado, impede os utilizadores de acederem a certos jogos, funcionalidades de pagamento, e de procura de pessoas por proximidade. O mais provável é que até estas empresas implicitamente admitirem estarem dispostas a seguirem todos os desejos do governo, não vão ter descanso.


Facebook com exportação para Photobucket e Google Calendar

O Facebook expandiu o número de serviços para o qual é possível transferir os dados, que agora passa a contar com transferência das fotos para o Photobucket e os eventos para o Google Calendar.

Os utilizadores do Facebook já podiam exportar fotos para o Google Photos, Dropbox e Wordpress, e a ferramenta de transferência foi também revista para ser de uso mais fácil, permitindo iniciar múltiplas transferências em simultâneo e com mais opções a nível de filtragem do que se quer exportar.


Gigabyte atacada por ransomware

Depois da Acer, também a Gigabyte se torna no alvo de um ataque de ransomware. O grupo RansomEXX diz ter conseguido roubar 112 GB de dados internos da empresa que ameaça divulgar se a empresa não pagar o resgate.

Este grupo tem tido actividade acrescida nos últimos meses, e apontado o seu ransomware a alvos de grande dimensão, como a rede do Governo Brasileiro, Departamento de Transportes do Texas, Konica Minolta, e outras grandes empresas. Aparentemente, não estão muito preocupados com a perseguição crescente por parte das autoridades, que tem feito outros grupos "reformarem-se" depois de conseguirem uma série de resgates milionários.


Instagrammers irritados com mudança para vídeo

Vários criadores no Instagram estão a ficar bastante irritados com a transição do Instagram de plataforma de fotos para uma de vídeos que, como muitas outras, se quer tornar numa alternativa ao TikTok.

Muitos deles estavam confortáveis a fazer aquilo que era o adequado para o Instagram: tirar fotos. Sendo que, com a promoção crescente dos vídeos, as fotos perdem protagonismo, e muitos desses criadores não estão com muita vontade de se dedicarem ao vídeo, obrigando a todo um novo processo para os criar e editar. Alguns até já começaram a ameaçar a saída da plataforma e a mudança para outra que continue a dedicar-se às fotos sem querer ir atrás do TikTok.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Curiosidade do dia: As emissões regulares de rádio em Portugal começaram em 1924, através da Rádio Lisboa (P1AA, também conhecida por PIM-Rádio) a partir dos Armazéns do Chiado. Só uma década mais tarde, em 1935, seria feito o primeiro relato de um jogo de futebol na rádio.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)