2021/09/13

Notícias do dia

Amazon Echo e Echo Dot já disponíveis em Portugal; Google adiciona opção de 5 TB na cloud; Mega-íman acelera fusão nuclear viável; WhatsApp vai ter backups com encriptação; Apple ganha - e perde - caso contra a Epic; Tesla Model S Plaid bate recorde no Nürburgring; Porsche vai produzir combustível sintético 90% menos poluente; e usar iPhones em motos pode destruir as suas câmaras.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um cartão de memória microSD SanDisk de 200GB.

Firefox implementa escolha rápida de browser no Windows

A Mozilla já tem solução para a táctica da Microsoft de dificultar a troca de browser no Windows, permitindo que se escolha o Firefox com um único clique.

Quem quiser utilizar o Firefox como browser de sistema no Windows tem apenas uma oportunidade para o fazer com facilidade, sendo que a partir daí tem que percorrer uma série de passos mais complicados (e ainda mais complicados no Windows 11) - em contraste com o Edge da Microsoft, que insistentemente apela aos utilizadores para o escolherem, com um só clique. Por isso mesmo, a Mozilla espreitou a forma como a MS fazia isso para o Edge e aplicou-o ao Firefox. É de imaginar que outros browsers sigam o exemplo, e continuem a copiar a técnica que a MS utilizar no Edge, para escaparem às dificuldades que a MS queira implementar na escolha de um browser alternativo.


Boas vendas dos iPhone 12 à custa das operadoras

O iPhone 12 tem tido vendas recorde, mas o verdadeiro motivo por trás desse sucesso poderá não ser devido apenas ao seu novo design. Este foi o primeiro iPhone com 5G (lembram-se das incontáveis vezes que o 5G foi referido na apresentação?) e tem sido alvo de inúmeros programas de promoções das operadoras nos EUA, que têm estado em modo de loucura de promoção do 5G, e que facilitaram o acesso a esta geração de iPhones - isto apesar de, em inúmeros locais, o 5G continuar a ser uma miragem.

É de esperar que com o iPhone 13 se assista à continuação desta táctica, como forma da Apple e operadoras continuarem a promover o 5G como a "melhor coisa à face da terra", mesmo que este ano a maioria dos utilizadores apenas deseje passar para um iPhone com ecrãs de 120 Hz.


O que esperar do evento da Apple amanhã

É já amanhã, 14 de Setembro, que teremos o evento da Apple dedicado ao iPhone 13. Para este ano o design geral manter-se-á inalterado, mas podendo utilizar um novo Face ID com notch reduzido, acompanhado por ecrãs de 120 Hz nos modelos Pro, potencialmente com modo always-on. Nas câmaras, teremos um modo "portrait" em vídeo, e novos filtros AI para melhorar as fotos. As capacidades de comunicação via satélite parecem ter sido apenas uma má interpretação do modem com capacidade para usar novas frequências de comunicação, mas seria interessante se a Apple adicionasse um modo "mesh" para comunicação directa entre iPhones em locais sem rede ou para situações de emergência.

É também esperado o Apple Watch 7, que adopta um design mais rectangular ao estilo dos iPhones, e que vê os ecrãs crescerem, no entanto, as diferenças deverão ficar-se por aqui, sem novidades nos sensores (que deverão ficar reservadas para o modelo do próximo ano). Nos earphones, deveremos ficar a conhecer os novos AirPods com design idêntico aos AirPods Pro mas mantendo um preço mais acessível. E por fim, a Apple poderá também revelar novos iPads e um novo iPad mini, e novo MacBook Pro com chip M1X melhorado e ecrãs mini-LED.


Programa XCheck do Facebook aplica regras menos restritas a utilizadores "VIP"

Seguindo a velha máxima de George Orwell, de que somos todos iguais, mas uns são mais iguais que outros, também o Facebook tem um conjunto de regras, mas depois aplica regras diferentes a a grupo de utilizadores VIP. O programa XCheck do Facebook engloba quase 6 milhões de utilizadores especiais, incluindo políticos, artistas, celebridades e outras vedetas, e permite que publiquem conteúdos que não seriam permitidos a outros utilizadores.

Alguns dos mais especiais estão numa lista que garante que nunca sofrem qualquer repercussão por qualquer tipo de conteúdo que publiquem, enquanto outros ficam numa lista que supostamente ficaria sujeita a aprovação manual de um moderador - mas com essa moderação a nunca ser aplicada. E muitos destes utilizadores têm abusado deste privilégio especial para espalhar desinformação e teorias da conspiração, o tipo de conteúdos que o próprio Facebook diz combater.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A primeira câmara digital com sistema de estabilização de imagem de 2 eixos no sensor foi a Konica Minolta DiMAGE A1 de 2003.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)