2021/12/20

Notícias do dia

Dell Concept Luna antevê portátil reparável para a era da sustentabilidade; vidro auto-adaptativo aquece no Inverno e arrefece no Verão; NIO revela ET5 com autonomia para 1000 km; quanto tempo demoraria a ler todos os contratos de serviços online; nova versão da bomba de brilhantes v4.0 - a vingança contra ladrões; pendentes "anti-5G" são radioactivos e prejudiciais; e Verizon activa recolha de dados sobre os clientes - a não ser que estes a desactivem.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já está a decorrer o nosso mega-passatempo Natal 2021 - 31 dias de prendas no AadM. Participa e partilha!

Musk "gaba-se" de pagar $11B em impostos

Da próxima vez que ficarem desanimados ao olhar para o valor que têm que pagar de IRS, poderão pôr as coisas em perspectiva face aos mais de 11 mil milhões de dólares que Elon Musk irá pagar este ano.


Impostos resultante da venda de milhares de milhões de dólares em acções da Tesla, e que acabam por servir de acerto a todos os anos em que pagou impostos ridiculamente reduzidos por não ter "rendimentos directos" das suas empresas. E que tentam evitar o pagamento de ainda mais impostos se Musk esperasse pelo próximo ano.

Importa relembrar que neste momento Elon Musk é o homem mais rico do mundo, com fortuna avaliada em 243 mil milhões de dólares, superando amplamente Jeff Bezos, que agora nem sequer consegue chegar aos 200 mil milhões (está nos 195 mil milhões). Ou, posto de outra forma, se se limitassem a estourar 1 milhão de dólares por mês, poderiam fazê-lo durante os próximos 20 mil anos(!), e ainda sobravam 250 anos para as sobras.


TSMC revela processo N4X para chips de alto-desempenho

A TSMC anunciou um novo processo de fabrico - N4X - que dispensa a habitual preocupação com os consumos reduzidos, em vez disso focando-se em possibilitar a produção de chips com o máximo desempenho possível, podendo funcionar a tensões e frequências mais elevadas. Chips que serão destinados a servidores e outras máquinas sem os constrangimentos de alimentação e dissipação de calor que temos no segmento mobile.

A nível de exemplo, um chip como o Apple M1 pode funcionar a 3.2 GHz, mas se fosse produzido neste sistema poderia funcionar a 3.7 GHz, ou até frequências mais elevadas usando tensões superiores a 1.2 V (se acompanhado por um sistema de dissipação de calor adequado). Veremos se a Apple já irá tirar partido deste sistema nos seus M2, ou se teremos que esperar pela geração seguinte.


YouTube TV recupera canais Disney

A estratégia da Disney deu frutos, e o YouTube foi obrigado a ceder. Apenas um dia após ter perdido cerca de 20 canais pertencentes à Disney, o YouTube vem anunciar que afinal chegaram a novo acordo e os canais irão regressar - assim como o regresso da mensalidade ao valor original, depois de ter sido reduzida devido à perda dos canais.

Será cada vez mais frequente vermos este tipo de batalha, entre conteúdos e plataformas de distribuição. E se nalguns casos as plataformas têm "vantagem" sobre criadores de conteúdos sem capacidade para chegarem a uma clientela global, no caso da Disney, que até já tem a sua própria plataforma de steaming Disney+, a vantagem fica do lado de quem tem os conteúdos.


Torneio Halo Infinite obrigado a usar dev kits Xbox por falta de consolas

Demonstrando que o problema em encontrar consolas não afecta apenas os consumidores, no primeiro torneio Halo Infinite os participantes vão ter que usar dev kits Xbox por nem sequer a MS ter conseguido assegurar consolas Xbox Series X para os jogadores.

Não é que isto torne mais fácil a vida às pessoas que têm passado os últimos meses em busca de uma Xbox Series X ou PS5, mas revela bem o ponto em que as coisas estão, e em que nem a própria Microsoft consegue garantir o acesso às suas próprias consolas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A primeira empresa criada por Elon Musk foi a Zip2 em 1995, que acumulava informação geolocalizada de empresas, e que viria a ser comprada pela Compaq em 1999 e integrada no motor de pesquisa AltaVista.

1 comentário:

  1. Por as mentiras do Musk como se fossem verdade, é basicamente servir de propaganda para ele e os seu bilionarios amigos, estava À espera de melhor daqui. Nota que mesmo que fosse verdade os valor que disse (não é) é muito abaixo do que devia pagar.

    ResponderEliminar