2022/08/29

Notícias do dia

NASA adia lançamento do SLS por problema em motor; botões físicos melhores que touchscreens nos automóveis; Google gera confusão com icon do Duo após combinação com Meet; bateria aluminum-sulfur promete revolucionar armazenamento de energia de baixo custo; Stage Manager no iPad cheio de bugs a poucas semanas do lançamento; e hackers roubam roubam código fonte do LastPass.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um transmissor BT - FM para o carro.

Android facilita criação de apps multi-dispositivo

O Android já está infiltrado por todo o lado, e quer tornar essa experiência ainda mais unificada com o novo Cross Device SDK.

Este SDK promete facilitar a vida aos developers na criação de apps que podem detectar dispositivos próximos e funcionar em combinação com eles. Isto aplicar-se-á tanto aos smartphones que estiverem por perto, mas também a televisores, automóveis e outros produtos. A ideia será finalmente entrar-se numa era em que os dispositivos tenham percepção das coisas em seu redor e funcionem de forma conjunta, sem necessidade de se passar por coisas tão ridículas e básicas que, em pleno século XXI, ainda obrigam a coisas como emperelhamentos, esperar que um dispositivo apareça na lista do Bluetooth para ser seleccionado manualmente, etc. etc.


Snapchat com modo dual-câmara

Permitindo ver o que se passa "atrás da câmara", o Snapchat passa a disponibilizar um modo dual-câmara que combina gravação da câmara traseira e câmara frontal em simultâneo, com diferentes layouts à disposição.

Uma novidade que já tinha sido anunciada há alguns meses, mas que chega numa altura em que outra app que dá uso a este sistema, a BeReal, vai ganhando popularidade, prometendo maior realismo com o desafio dos utilizadores captarem uma destas dual-fotos a momentos aleatórios durante o dia, quando recebem uma notificação.


Google Meet prepara push-to-talk

Fazendo todos os possíveis por não utilizar esse nome, o Google Meet prepara-se para ganhar a prática funcionalidade push-to-talk, que evita o problema habitual de se ouvir todos os barulhos e ruídos provenientes de um participante mais descuidado numa video-chamada em grupo.

Com esta função, já comum noutras apps como o Zoom, o utilizador está em modo mute permanente, tendo que carregar e manter pressionada uma tecla - neste caso, a barra de espaços - para poder ser ouvido. Processo que dispensa a necessidade de desligar o mute manualmente quando se quer falar, e no final ter que se lembrar de o activar novamente.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A origem do sistema GPS pode ser atribuída ao Sputnik soviético. Dois físicos norte-americanos descobriram que conseguiam determinar a sua localização no espaço analizando a frequência dos sinais que emitia. Isso fez surgir a ideia de usar o mesmo princípio, usando múltiplos satélites, para determinar uma localização no solo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)