2017/05/02

Notícias do dia

Facebook e Google pagaram $100 milhões em facturas fraudulentas; o próximo Google Pixel 2 virá em três tamanhos; um irresistível Saturn V Apollo em LEGO que chega em Junho; o iPhone "X" da Apple poderá chegar só no Natal; novas baterias de zinco podem superar as de lítio; como actualizar o ZUK Z2 para Android 7.0; a Apple prolonga garantia do primeiro Apple Watch para as baterias que incham; e hackers chineses mostram como abrir carros com chaves wireless por $20.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de escolher o livro FCA que querem ver no passatempo desta semana - e sendo início de um novo mês, também é a altura ideal para aderirem ao Clube AadM+ e terem acesso a benefícios e gadgets exclusivos todos os meses.

Apple tem 250 mil milhões de dólares em caixa



Os tempos em que a Apple era uma empresa em dificuldades há muito que se tornaram numa distante memória do passado, e actualmente a empresa dá-se ao luxo de ter um valor astronómico de dinheiro: 250 mil milhões de dólares.

É um valor que excede as reservas em moeda estrangeira de países como o Reino Unido e Canadá (juntos), e que permitiria que a Apple pudesse comprar a pronto empresas como a Tesla (51 mil milhões), a Netflix (65 mil milhões), ou até mesmo todo o grupo Walt Disney (180 mil milhões). Um potencial problema será que mais de 90% deste dinheiro está fora dos EUA, mas aí a Apple poderá ter em Trump um aliado de peso, já que este já deu indicações de que estaria disposto a fazer uma "folga fiscal" para permitir que as empresas norte-americanas pudessem trazer o seu dinheiro para o país sem pagarem os impostos habituais.

... Por mim contentava-me com uma comissão de 0.01%... que se traduziria nuns confortáveis 25 milhões de dólares (até faz doer a cabeça tentar imaginar tanto dinheiro!)


Amazon oferece 1 ano de Amazon Prime a todos os residentes de Manchester by the Sea



Para comemorar os dois Oscars obtidos por Manchester by the Sea e a sua chegada ao serviço de streaming a Amazon lembrou-se de dar uma prenda especial a todos os moradores desta pequena povoação britânica: oferecer-lhes um ano de Amazon Prime gratuito.

Com uma população de pouco mais de 5000 pessoas, esta iniciativa não ficará muito cara à Amazon, que enviará uma caixa com a prenda para todas as habitações da localidade; mas relembra o poder que a Amazon tem ao agregar múltiplos serviços, que vão da produção de filmes aos serviços de streaming e à logística do comércio online... Algo com que nenhum estúdio de Hollywood pode competir (e que certamente os deixará bastante preocupados... ainda mais do que verem os seus preciosos Oscars a escaparem-se.)


China recruta 20 mil pessoas para criar a sua "Wikipedia" nacional



Depois da sua "Great Firewall of China" que censura o acesso a elementos indesejados na Internet, a China quer criar a sua própria versão da Wikipedia, a que alguns já se referem como a sua "Great Wall of Culture". Para isso a China vai recorrer a 20 mil pessoas para criarem 300 mil artigos informativos sobre os mais variados temas.

Pode ser uma iniciativa positiva, mas há que lembrar que mesmo 300 mil artigos são apenas uma pequena fracção dos mais de 5 milhões de artigos que actualmente existem na Wikipedia na sua versão em inglês, e que se se contabilizarem todos os artigos nas quase 300 línguas, estamos a falar de 40 milhões de artigos. (E sem esquecer que nem mesmo a Wikipedia contém tudo sobre tudo...)


Virgin Galactic testou sistema de reentrada com sucesso


A Virgin Galactic já testou com sucesso o seu curioso sistema de reentrada, na qual a sua nave espacial tem que dobrar a cauda. É um sistema crítico mas que se torna ainda mais importante por ter estado na origem do acidente que destruiu a sua nave anterior, depois de ter sido activado por um dos seus pilotos abaixo da velocidade ideal.





Curtas do dia



Resumo da madrugada






4 comentários:

  1. 250 mil milhões... Pagava a nossa dívida pública toda e ainda sobravam uns trocos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sobrava. Em Março eram 266 mil milhões de dólares.
      O PIB é que foram 202 mil milhões de dólares. Dava para alugar Portugal um ano inteiro e sobravam uns trocos.

      Eliminar
  2. 0,01% são 25 milhões e não 2.500 milhões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diria o Guterres... é só fazer as contas... :)

      Eliminar