2019/03/11

Notícias do dia

Fotos usadas na promoção do Huawei P30 não foram captadas com um P30; Tesla recua no encerramento de lojas e aumenta preços dos carros; Nissan vai trazer sistema E-Power para a Europa; navegadores GPS enfrentam novo "bug do ano 2000" em 2019; Tesla brinca com curiosos do Model Y; sistema de A.I. detecta ladrões nas lojas antes de roubarem; brincadeira de ciclo infinito de janelas popup deixa jovem japonesa de 13 anos em sarilhos com as autoridades; o desabafo do Anthem e a arte de desesperar com as actualizações dos jogos modernos; e ainda 800 milhões de endereços de email revelados por empresa de validação de emails.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que temos novo passatempo a decorrer, que te pode valer um mini-teclado Bluetooth com trackpad, ideal para usar com uma box media player ou Smart TV.

LHC precisa de computador quântico para processar a quantidade de dados que irá gerar




O LHC está em processo de receber um upgrade para se tornar ainda mais potente, mas os cientistas estão já a pensar no que será necessário para lidar com a quantidade de informação que irá ser recolhida - com a opção mais natural a recair sobre um processador quântico.

No seu estado actual, o LHC já era capaz de gerar 300GB de dados por segundo, resultando em 25PB de dados por ano. Toda esta informação já tem que ser distribuída por 170 centros de computação em mais de 40 países. Após as melhorias, o LHC irá duplicar o número de colisões entre protões, resultando em ainda mais dados que terão que ser analisados em tempo útil; e isto sem ter em conta a proposta para o "Future Circular Collider", quatro vezes maior e dez vezes mais potente que o LHC, que resultaria numa quantidade de dados ainda maior.

... Não deixaria de ser curioso ter que recorrer a um computador quântico para nos ajudar a perceber os próprios mistérios da física quântica... :)


Spotify vai deixar desligar "capas animadas" dos álbuns



O Spotify parece ter finalmente concedido que nem todos os clientes gostarão de ver clips de vídeo em vez das capas dos álbuns, e está a testar uma opção para desactivar estes mini-vídeos chamados "Canvas".

Infelizmente, por agora esta opção apenas aparece nas versões de desenvolvimento da app (alfa e beta), mas esperemos que a funcionalidade rapidamente seja promovida de modo a aparecer na versão oficial para todos os utilizadores. (Parece-me incrível como é que algo como isto, que representa consumo adicional de dados, não tenha tido esta opção logo desde o início.)


App da Google chega aos 5 mil milhões de downloads na Google Play Store



Depois do YouTube e do Google Maps, é a vez de também a app da Google atingir o impressionante número de 5 mil milhões de downloads na Play Store. Um clube bastante exclusivo, considerando que nenhuma outra app - que não sejam as já referidas da Google, assim como o Play Services (que não se pode contabilizar como "app") - conseguiu ainda atingir.

Mesmo tendo em consideração a grande vantagem que é estar pré-instalada em praticamente todos os smartphones Android que são vendidos.... é assustador tentar compreender estes números astronómicos. Agora, resta saber quantos mais anos serão necessários para se ter a primeira app a superar a marca dos 10 mil milhões de downloads.


Votação electrónica já representa 44% dos votos na Estónia



Simultaneamente inspirador e preocupante, a mais recente eleição parlamentar na Estónia contou com 44% dos votos por via electrónica. A Estónia tem apostado na votação electrónica há mais de uma década, e o recurso à mesma tem aumentado progressivamente nos últimos anos - agora aproximando-se da maioria dos votos.

Por um lado, é uma forma inspiradora que facilita o acesso a esta ferramenta democrática e que promove a participação de mais e mais cidadãos; por outro lado, não há como não ficar preocupado com os riscos que isto representa - a nível de se identificar quem votou em determinada pessoa ou partido, ou de eventuais interferências e votos fraudulentos (não que os votos "em papel" estejam também isentos desses problemas).


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)