2019/10/28

Notícias do dia

Tracking de águias deixa cientistas com conta exorbitante de roaming para pagar; SpaceSelfie da Samsung despenha-se em quinta dos EUA; caixa do Pixel 4 vem com easter egg em realidade aumentada; Corridor Digital lança novo vídeo de "robot" a revoltar-se contra humanos; Chrome vai suportar arrastar tabs de / para outros browsers; empresa escocesa quer gerar energia com a gravidade; Starlink entra em operação já em 2020; GameClub ressuscita a nostalgia dos jogos iOS por $4.99/mês; e câmara térmica em Museu ajuda mulher a detectar cancro na mama.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana que está a dar um transmissor FM / carregador USB para o carro; e estamos também a celebrar os 12 anos de AadM com uma prenda muito especial.

Nova Iorque também sucumbe ao volume das compras online



Frequentemente falamos da incapacidade dos serviços alfandegários lidarem com o aumento das importações derivadas do comércio online; ou das dificuldades que as empresas de transportes têm para fazer chegar todos os pacotes às mãos dos clientes; masa questão é que este é um problema que não se limita a Portugal, e afecta o mundo à escala global.

Em Nova Iorque a cidade assiste a mais de 1.5 milhões de entregas da Amazon a cada dia, e empresas como a FedEx e UPS têm complicado o trânsito nas suas ruas, parando em segunda fila, bloqueando faixas para ciclistas, e tudo o mais. Talvez mais indicativo sejam as 471 mil multas por estacionamento indevido que receberam o ano passado, e que dá uma média de 1290 multas por dia!

Facilmente se percebe o desejo de empresas como a Amazon evoluírem para sistemas de entregas via drones. Mas uma vez que isso ainda estará a alguns (muitos?) anos de distância... por agora fica a garantia de que as empresas de transportes não terão falta de serviço. E seguramente, não será o caso neste período que se aproxima, com a Black Friday e compras para o Natal.


DJI Mavic Mini vai escapar aos registos por ter peso reduzido



A DJI prepara-se para lançar o Mavic Mini, um drone ultra-compacto (com braços dobráveis) que cabe literalmente numa mão. Mais importante, é que se fica por um peso de 249g, o que o deixa abaixo do limite imposto por múltiplos países para o registo obrigatório de drones.

Para comparação, o Mavic Air, que até ao momento era o mais pequeno e leve da DJI, pesava 430g. A autonomia para este Mavic Mini é de 30 minutos, vindo com câmara de 2.7K, e contando com funcionalidades como voo estabilizado usando câmaras e GPS. A apresentação oficial deverá ocorrer num evento da DJI marcado para esta quarta-feira (dia 30).


Misterioso avião espacial X-37B bate recorde em órbita



O misterioso avião espacial X-37B da força aérea dos EUA regressou ao solo após ter passado 780 dias em órbita, superando o seu anterior recorde de 717 dias, nesta que foi a sua 5ª missão. O avião reutilizável tinha originalmente uma expectativa de tempo em órbita de apenas 240 dias; valor que afinal seria bastante conservador, a avaliar pelo tempo que tem passado a orbitar a terra nas suas missões classificadas.

Mesmo tratando-se de assuntos "top secret", entre os rumores de que já terá sido utilizado para testar novas tecnologias de propulsão (e a habitual dose de vigilância sobre o que se passa cá em baixo), já terá sido confirmado que também foi utilizado para lançar uma série de mini-satélites. O X37-B deverá regressar ao espaço já no primeiro semestre de 2020 para a sua 6ª missão.


Perfuração da InSight em Marte sofre novo revés


Quando tudo parecia estar bem encaminhado, o processo de perfuração da sonda térmica voltou a surpreender os cientistas, com a sonda a literalmente parecer ter saltado para fora do buraco.

A sonda, que deveria perfurar até uma profundidade de cerca de 5 metros, passou meses com dificuldade em penetrar o solo marciano, com a NASA a recorrer a técnicas radicais para a ajudar (usando o braço robótico para a pressionar lateralmente, para fazer fricção suficiente para que conseguisse prosseguir com a perfuração). A táctica parecia ter funcionado... mas durante o fim-de-semana, todo o processo parece ter voltado à estaca zero, com a sonda a recuar quase completamente.

Fazer furos em Marte está a revelar-se bem mais complicado do que se antecipava.



Curtas do dia



Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)