2019/12/02

Notícias do dia

Revolut partilha informação e actividade dos utilizadores; Facebook lança transferência de fotos para o Google Photos; China criminaliza deepfakes e fake news; Tesla patenteia limpa-vidros laser; Estudante recria iPod clássico no iPhone; VW Motorsport abandona motores de combustão; como foi criada a voz dos Cylons de Battlestar Galactica; e Hackers reactivam contas canceladas da Netflix.

Antes de passarmos às notícias de hoje, está a terminar o passatempo do gadget da semana, dedicado a uns earphones Bluedio Hi TWS - temos também a habitual selecção de promoções Black Friday / Cyber Monday 2019. E também já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal 2019.

Apple Express Pay chega aos transportes de Londres



Andar de metro ou nos outros transportes públicos em Londres passa a ser mais fácil e rápido para quem tiver iPhones ou Apple Watches. Com a activação do modo Express Pay deixa de ser necessário fazer a validação habitual via Touch ID ou Face ID, permitindo que o pagamento nestes serviços seja feito imediatamente com um simples toque, para maior celeridade.

O efeito secundário é que, caso outra pessoa consiga ter acesso ao iPhone (perdido, roubado, etc.), poderá também usá-lo para viajar nestes transportes - mas com as restantes operações de pagamento via Apple Pay a permanecerem protegidas pela necessidade de validação biométrica.


Uber estreia hub de carregamento eléctrico em Lisboa



Depois do Porto, é agora a vez de também Lisboa passar a contar com um hub de carregamento eléctrico dedicado aos veículos da Uber na Doca de Santo Amaro. Este hub segue-se aos dois que foram abertos na Maia e Bonfim, e serão em breve acompanhados por dois novos hubs em Lisboa, no aeroporto e em Tires.

Cada hub tem a capacidade para carregar simultaneamente entre 4 a 8 carros. Os espaços da Power Dot estão desenhados para serem confortáveis para os motoristas enquanto aguardam pelo carregamento, garantindo serviços de limpeza, WiFi, café e outras comodidades. E permite também libertar os postos de carregamento públicos, que têm ficado "congestionados" pelos veículos TVDE.


IKEA está a ajudar a criar o mobiliário para Marte



Os primeiros astronautas a passar uma temporada em Marte poderão ter em seu redor mobiliário idealizado por uma empresa bem conhecida na Terra: a Ikea. A Ikea está a participar numa missão de simulação de estadia em Marte, onde tinha como objectivo principal aperfeiçoar mobiliário e produtos que fossem funcionais para utilização em casas pequenas. No entanto, a aprendizagem tem também funcionado em sentido inverso, com os desenvolvimentos a serem também bastante adequados para as futuras estações em solo marciano.

Para além da parte funcional, a experiência tem também resultado num dia a dia bastante mais animado e alegre para os restantes exploradores nesta missão simulada - já que a "redecoração" feita pela designer da Ikea torna o seu habitat bastante mais acolhedor e humano. Coisas que também deverão ter o seu impacto avaliado neste tipo de missões de longa duração.


RCS continua a ser vulnerável - por culpa dos operadores



O RCS - os SMS do futuro - não só tem tido uma grande dificuldade em se assumir como sucessor dos SMS, como parece sofrer desde já de problemas de segurança que levantam sérias preocupações. E o problema não será o RCS em si, mas a forma como os operadores o estão a implementar.

Vulnerabilidades em ficheiros de configuração, códigos de validação sem limite de tentativas, e outras falhas que os especialistas de segurança consideram "básicas", estão na origem das preocupações - e tornam-se ainda mais graves quando se considera que são falhas que têm sido repetidas ao longo das décadas, demonstrando uma incapacidade de aprender com os erros passados. Enquanto isso, vão ficando os clientes expostos a riscos acrescidos, e perdendo a confiança de que os operadores têm a capacidade para manter as suas comunicações seguras.


Promoções do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)