2020/01/06

Notícias do dia

Asus e Nvidia mostram monitor de 360Hz; já temos a maior turbina eólica flutuante ao largo de Viana do Castelo; o iPhone dominou o Natal nos EUA; LG revela TVs OLED Real 8K; GuRu promete carregamento wireless a grande distância; Tesla prestes a atingir 1 milhão de automóveis vendidos; TikTok preparava-se para facilitar Deepfakes e recolher dados biométricos faciais no processo; e YouTube manipulado para prolongar direitos de autor na Europa.

Seguem-se as notícias do dia, com a laboriosa tarefa de atribuir todas as prendas do nosso mega-passatempo de Natal a ficar concluída hoje - todos os vencedores receberão o email até ao final do dia, ufa!

Portátil HP Elite Dragonfly G2 vem com localizador Tile integrado



A HP lançou o primeiro portátil com tracker Bluetooth Tile integrado. Embora o Elite Dragonfly G2 esteja destinado para o segmento empresarial - e até possa ter 5G integrado - espera-se que a adopção do tracker Tile possa sinalizar que isso seja expandido ao resto da gama no futuro (embora já fosse altura de se aposta num sistema de trackers universal que não ficasse dependente de um único fabricante ou serviço).

De resto, continua a aguardar-se para saber o que a Apple irá apresentar, já que também tem estado a trabalhar no sistema de etiquetas de localização idêntico mas com muito maior precisão que os trackers BT tradicionais. Enquanto que, para quem não quiser ficar dependente do raio de alcance do Bluetooth, pode sempre recorrer aos trackers GPS da Invoxia que usam a rede Sigfox e Lora para as comunicações.


Suunto 7 vem com Wear OS e GPS contínuo para 12 horas


O mercado dos smartwatches Wear OS tem estado bastante parado mas o Suunto 7 espera revitalizá-lo um pouco. Este smartwatch vocacionado para os desportistas (incluindo mapas offline) vem com o mais recente chipset Snapdragon Wear 3100, e promete modo de tracking total, com GPS / Glonass / Galileo​ contínuo, assim como frequência cardíaca e barómetro, por até 12 horas.

Em modo normal, a autonomia prolonga-se até às 48 horas, permitindo que o relógio seja usado não só para o tracking desportivo mas também como smartwatch "normal" para uso no dia a dia. O preço indicado para os EUA é de 479 dólares.


Asus abandona Android 9 para o ZenFone 4 - mas lança nova beta



A Asus começa o ano a baralhar os clientes. Depois de ter criado as expectativas que o ZenFone 4 iria receber uma actualização para o Android 9 Pie, a Asus entra em 2020 com a má notícia de que essa actualização afinal não irá ser disponibilizada, com a tradicional desculpa dos motivos de "desempenho e estabilidade".

A questão é que essa notícia chega com o lançamento de uma nova versão beta do Android 9 Pie para o ZenFone 4. Prevendo-se que esta seja a última versão disponível em que a Asus estava a trabalhar, e que permanecerá assim, sem suporte nem correcção de bugs para o futuro. Esperemos que o panorama das actualizações Android possa dar um salto significativo com a entrada nos 2020 e que faça esquecer a triste situação que se tem tido até ao momento.


Chrome OS tarda em ser a solução que prometia ser



O Chrome OS da Google foi lançado há quase uma década, mas embora tenha encontrado nichos de sucesso nas escolas, continua a ser atormentado por uma aparente falta de rumo - que por um lado aponta para a web como caminho para o futuro, mas por outro lado tenta conjugar isso com a compatibilidade com apps Android.

Para mim, o pior continua mesmo a ser o prazo de validade dos Chromebooks, que inevitavelmente deixam de receber actualizações e deixam os utilizadores com uma máquina que ficará com um Chrome OS vulnerável e sem que nada possam fazer quanto a isso. Sendo este o aspecto que faz com que dificilmente volte a optar por uma máquina dessas, por muito que estivesse disposto a aturar as suas peculiaridades.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)