2020/06/12

Notícias do dia

Sony revela PS5 e jogos que a acompanham; um simples ponto extra desactiva publicidade no YouTube; VW adia lançamento do ID.3 devido aos problemas de software "que não existiam"; Shelly apresenta novos smart devices; TSMC prepara produção de chips em 3nm; nas promoções temos um tablet Alldocube iPlay 7T a €57; Autopilot da Tesla aprende a dar curvas na Europa; PimEyes deixa ver por onde anda a nossa cara na internet; e as questões raciais chegam às designações técnicas.

Antes de passarmos às notícias, participa no passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer uma luz solar para exterior Blitzwolf BW-OLT1.

Google Maps ganha controlo de músicas



A Google faz chegar mais uma funcionalidade do Waze ao Google Maps: o acesso a controlos rápidos para a reprodução de música. Felizmente, e ao contrário da auto-promoção dos seus próprios serviços - como acontece com o Duo na app de telefone - neste caso temos uma integração mais genérica, que não se limita apenas ao YouTube Music mas permite também utilizar o Spotify ou até o Apple Music.

Pessoalmente, continuo a achar ridículo que se esteja a desperdiçar tempo e recursos a implementar controlos de áudio dentro das próprias apps, quer seja o Google Maps, Waze, ou qualquer outra, quando isso deveria ser algo feito através do próprio sistema, independente da app em que se estivesse. A melhorar algo, que melhorassem esse controlo global que beneficiasse todas as apps (como aparentemente vai acontecer no Android 11). Mas compreendo, que no caso de apps de navegação, se possa abrir a excepção para facilitar o controlo de música com menores distracções - embora para isso se devesse utilizar os comandos de voz, e pronto.


Apple remove apps de podcasts da Play Store na China



A Apple continua a fazer limpeza de apps de podcasts na China, depois das mesmas terem sido consideradas "ilegais" por darem acesso a conteúdos indesejados. Depois da app de podcasts Castro ter sido removida da Play Store, foi agora a vez da app Pocket Casts.

A app de podcasts da própria Apple continua disponível, assumindo-se que esteja a fazer a censura exigida por Pequim e não permita adicionar os tais podcasts considerado indesejados. A este ritmo, uma das próxima versões do iOS arrisca-se a vir com ferramenta de censura integrada no sistema, para que cada país defina uma lista de conteúdos autorizados ou não autorizados.


Adobe lança Photoshop Camera para Android e iOS

Depois de ter estado disponível em beta, a Adobe lança oficialmente o Photoshop Camera para Android e iOS, disponibilizando dezenas de efeitos para aplicar as fotos, que podem ser vistos em tempo-real.




Android 11 com controlo por voz melhorado


O Android 11 vem com inúmeras vantagens, e uma delas é o modo de acesso através de voz, que permite fazer um uso bastante rápido e prático do smartphone sem se tocar nele.




Curtas do dia


Resumo da madrugada




2 comentários:

  1. De certeza que essa notícia dos controlos de música no Google Maps é novidade?
    Eu por cá já tenho isso há muuuuitos (mesmo muitos) meses. Para não dizer há mais de 1 ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! A novidade não é a disponibilização de controlos de música dentro do Google Maps. É a disponibilização do YouTube Music na lista de aplicações de música que se podem controlar! :)

      Eliminar