2020/07/31

Notícias do dia

Apple confirma atraso nos iPhone 12; Xiaomi prepara MIUI 12 com detecção toques na traseira ao estilo do iOS 14; Google Maps aproxima-se das redes sociais com follow a contribuidores; nas promoções temos um hub USB-C BlitzWolf BW-TH8 11-em-1 a €33; e a Tencent defende o uso positivo dos deepfakes.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo gadget da semana que vos pode valer um candeeiro LED de mesa Xiaomi; e temos também alguns livros FCA para oferecer. Sendo final do mês, é também a altura ideal para aderires ao nosso Clube AadM+ que te dá acesso a ofertas exclusivas.

Google Pixel 4a chega a 3 de Agosto


Neste momento o Pixel 4a já é quase uma anedota, sendo já mais que conhecido em todos os detalhes - excepto a data de lançamento - mas parece que poderá estar para breve. A Google lançou uma página em jeito de teaser / easter egg, que refere que vai lançar um novo Google Phone a 3 de Agosto, e com tudo a indicar que seja o Pixel 4a.

Talvez a Google nos faça uma surpresa e inclua também o Pixel 5 (que este ano parece que chegará sozinho e sem versão XL), mas seria um pouco estranho no mesmo evento estar a apresentar um Pixel 5 e também um Pixel "4". Saberemos daqui por uns dias.


Oppo apresenta smartwatch com Wear OS


O segmento dos smartwatches tem estado parado, mas a Oppo vai lançar nos próximos meses o seu primeiro smartwatch com Wear OS. Na prática trata-se do mesmo relógio que a Oppo já tinha lançado na China - por lá sendo comercializado com um sistema operativo diferente - e que agora será acompanhado por uma versão para o mercado internacional, com Wear OS.

O Oppo Watch chega em versões de 41mm e 46mm, com chip Qualcomm Wear 3100 e co-processador Ambiq Micro Apollo3 para melhorar a eficiência, 1GB de RAM, 8GB, e GPS integrado. O ecrã AMOLED é de 1.6" (320x360) no modelo mais pequeno, e de 1.9" (402x476) no maior; com as baterias a serem de 300mAh e 430mAh respectivamente. Veremos se chega para revitalizar os smartwatches Android... ou nem por isso (vai depender do preço a que chegar ao ocidente).


Google promete maior transparência na publicidade que apresenta

Depois da sessão de inquérito nos EUA, a Google reagiu rapidamente a algumas das questões levantadas e apressa-se a prometer maior transparência na publicidade que apresenta e na forma como pode reforçar a privacidade dos utilizadores.

Depois de já ter incluído na publicidade algumas funções que ajudam a perceber porque motivo se está a ver aquela publicidade específica, a Google promete para breve o acesso à informação sobre o comprador verificado daquela publicidade - algo que nem sempre é fácil descobrir (por exemplo, no caso de publicidade enganosa). Enquanto isso, a Google relembra também que está em processo de bloquear o acesso dos cookies de terceiros no Chrome (já feito no modo incógnito), o que reforçará a privacidade dos utilizadores ao impedir que outros sites saibam tão facilmente por onde eles andam.

Enquanto isso...


Facebook queixa-se que iOS 14 vai prejudicar a publicidade



O iOS 14 vem com toda uma nova série de medidas de privacidade (que até incluem denunciar que apps estão a aceder à área de transferência) e uma delas é uma nova permissão para permitir, ou impedir, que as apps possam fazer o tracking da actividade noutras apps. Na prática, é o equivalente ao bloqueio do cookie de terceiros nos browsers, como referido na notícia acima, e o Facebook não está a gostar - e não vai ser o único.

Neste momento, por indiferente que seja para muitos utilizadores, não há qualquer incentivo para que os utilizadores aceitem ser seguidos. Os utilizadores nada ganham com isso, mas do lado oposto, isso representa valiosos dados que vão permitir amealhar centenas ou milhares de milhões para empresas como o Facebook, Google, Amazon, etc. Veremos de que forma estas alterações do iOS 14 poderão influenciar o sector, e fazer com que essas empresas comecem a procurar formas de tornar a proposta mais equilibrada, oferecendo benefícios para os utilizadores que aceitarem partilhar essas informações.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)