2020/08/17

Notícias do dia

Huawei sem actualizações Android com fim do prazo de excepção; Edge deixa de poder ser desinstalado no Windows 10; Surface Duo só vai ter 3 anos de actualizações; Google Duo vai ser integrado no Meet; espreitamos as medidas imperiais vs métricas; o Darker Sky recupera Dark Sky no Android; rede Starlink já atinge 30-60Mbps de internet via satélite; Hyundai Kauai bate recorde com 1026 km de autonomia; AI recupera filmes do passado para 4K a 60 fps; satélites vão fazer "corrida até à morte" em órbita; e vimos ainda como receber notificações de vídeos no YouTube via email - agora que o YouTube removeu essa funcionalidade.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo gadget da semana que vos pode valer uma Redmi Band da Xiaomi.

SpaceX lança primeiro lote oficial de astronautas em Outubro



Depois da histórica missão Demo-2 em que lançou os primeiros astronautas na cápsula Crew Dragon, a SpaceX e a NASA preparam-se agora para o primeiro lançamento "comercial" de astronautas da NASA. O lançamento Crew-1 fica desde já marcado para 23 de Outubro, desta vez com um lote de quatro astronautas (Shannon Walker, Victor Glover, Mike Hopkins e Soichi Noguchi) com destino à ISS.

Mas os marcos históricos começam a ser habituais na SpaceX. Para o lançamento de amanhã teremos uma série deles: será o 100º lançamento da SpaceX, e a primeira vez que será reutilizado um foguete Falcon 9 pela 6ª vez.




Notepad++ bloqueado na China



Os utilizadores chineses terão um pouco mais de trabalho para conseguirem descarregar o popular editor de texto Notepad++, uma vez que a sua página de download passou a ser bloqueada na China. Na origem do bloqueio está o facto do programa criticar as políticas chineses, contando com edições chamadas "Free Uyghur" e "Stand With Hong Kong".

Será aquilo que se chama "colocar o dedo na ferida".


Facebook testa cópia mais directa do TikTok na Índia


Parece que o Facebook não está satisfeito em ter copiado o TikTok com o Reels, e está a considerar adicionar funcionalidade idêntica de forma mais visível na sua app principal.



Com tanta preocupação em copiar, o Facebook arrisca-se a ir afastando os utilizadores, que vão tendo que lidar com uma séries de invenções que o FB acha indispensável ter para fazer frente às apps populares do momento... Pelo menos, as queixas no Instagram vão aumentando com todas as alterações que têm sido feitas. Veremos se este TikTok no Facebook será expandido ao resto do mundo, ou se ficará pela fase de testes na Índia.


Chrome vai permitir que sites poupem bateria



O Chrome há muito que perdeu a fama de ser um browser poupado - pelo contrario, passando a ter a fama de ser gastador de memória e de CPU - ao ponto de até estar a experimentar novas capacidades que permitirão aos sites indicar medidas de poupança de energia.

Usando meta tags especiais, os sites poderão indicar ao Chrome de que poderá exibir as páginas com framerate reduzido, ou indicar que os seus scripts são pouco urgentes e poderão ser executados a velocidade mais reduzida.

Conhecendo-se o panorama actual, não sei que impacto prático se possa esperar disto, já que continuaremos a ver sites a exigir todos os recursos (tal como ainda existem sites que nem se preocupam em optimizar o tamanho das imagens, e colocam imagens a desperdiçar megabytes e megabytes desnecessariamente). Penso que continuará a ser mais produtivo que se foquem em tornar o Chrome eficiente, independentemente do que os sites disserem.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)