2021/05/17

Notícias do dia

Tarifários Woo só se esquecem dos gigas, minutos e SMS para serem competitivos; Cloudflare quer acabar com os CAPTCHAs; Apple Music ganha audio 3D de alta-qualidade sem aumento de preço; Huawei P50 marca fim da parceria com a Leica que se muda para a Sharp; Ebay proíbe material sexualmente explícito a partir de 15 de Junho; o motor turbo Triflux da Lancia; Bugatti cria mesa de bilhar auto-nivelante para iates; portátil modular Framework já disponível; Telegram e Signal normalizam após fuga do WhatsApp; e os bastidores do ransomware DarkSide revelam a escala do negócio do ransomware.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já está a decorrer o passatempo FCA deste mês, que te pode valer exemplares do livro C++ - Guia Moderno de Programação".

Seguradora AXA alvo de ransomware após deixar de pagar resgates de ransomware

A AXA passou a sentir na pele aquilo que muitos dos seus clientes têm sofrido, tendo sido alvo de um ataque de ransomware e DDoS que afectou o seu funcionamento em vários países no sudoeste asiático, e que chega apenas uma semana após ter anunciado que iria deixar de cobrir os resgates de ransomware nas suas apólices.

O grupo de ransomware Avaddon diz ter conseguido roubar 3TB de dados da empresa, incluindo informação sensível como relatórios médicos dos clientes, cópias de documentos de identificação, extractos bancários, contratos, registos de pagamento, e muito mais; e que ameaça expor publicamente se a empresa não pagar o resgate. Do seu lado, a AXA diz que os atacantes conseguiram apenas aceder a informação de um parceiro Inter Partners Assistance (IPA) na Tailândia. Em breve saberemos se será mesmo o caso, ou se a AXA ficará mal vista por tentar esconder que o roubo de dados foi mesmo tão vasto quanto os atacantes dizem ser.

Nem as seguradoras ficam livres de precisar de um seguro contra ataques de ransomware!


Bill Gates foi "convidado a sair" da MS por relação imprópria com funcionária

Depois das informações de que o divórcio de Bill Gates estaria relacionado com a sua amizade com Jeffrey Epstein, surgem novas revelações que vêm lançar ainda mais dúvidas sobre a reputação do fundador da MS. Ao que parece, Bill Gates terá sido convidado a sair da direcção da MS após uma investigação referente a um alegado relacionamento sexual com uma funcionária da empresa, que decorrera durante anos, e que teria terminado de forma "amigável".

Infelizmente, casos deste tipo não são incomuns no mundo dos milionários e bilionários. Relembre-se o caso de Eric Schmidt quando era CEO da Google, e que tinha um apartamento milionário em Nova Iorque que era acusado de ser o seu "palácio sexual", tendo recebido um tratamento para ficar à prova de som e contava com um elevador exclusivo para permitir total privacidade.


WarnerMedia junta-se à Discovery para novo gigante de conteúdos

A AT&T anunciou que irá separar a WarnerMedia e fazer a sua fusão com a Discovery, criando mais um gigante dos conteúdos televisivos e de cinema num negócio de 43 mil milhões de dólares. A WarnerMedia inclui a HBO, CNN, Cartoon Network, TBS, TNT, e Warner Bros. (que detém os direitos de franchises como o Harry Potter e Batman); a Discovery inclui dezenas de canais, como o Discovery, Animal Planet, Food Network, TLC, etc.

Sem grandes surpresas, ambas já detêm actualmente os seus próprios serviços de streaming: o HBO Max e Discovery Plus; faltando saber se continuarão a ser mantidos separadamente, ou se irão dar um lugar a um único serviço agrupado no futuro, para melhor competirem com a Netflix, Disney, Amazon, etc.


MS Teams já disponível para uso pessoal

A Microsoft já lançou oficialmente o MS Teams para uso pessoal, que tem estado a testar em "preview" há quase um ano. O serviço permite video-conferências gratuitas entre amigos e famílias, de forma idêntica ao que faz para as empresas, incluindo a partilha de ficheiros, eventos, localizações, etc. Por agora a MS mantém os limites alargados de video-conferências até 300 pessoas e por um máximo de 24 horas, mas no futuro será aplicado um limite de 100 pessoas e 60 minutos, excepto para video-chamadas só com duas pessoas, em que permanecerá o limite das 24 horas.

O Microsoft Teams para uso pessoas fica disponível para iOS, Android, desktop, ou através da web sem necessidade de instalar o que quer que seja.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O telescópio espacial Hubble foi lançado para o espaço em 1990 e tornou-se famoso por ter sido alvo de uma reparação espacial para corrigir um defeito no seu espelho principal em 1993. Na verdade, o Hubble já foi alvo de cinco missões de correcções e melhorias, que ao longo dos anos foram melhorando a sua capacidade de espreitar os confins do universo. Após muitos anos de atraso, o seu sucessor James Webb Space Telescope deverá ser finalmente lançado para o espaço em 2021.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)