2021/07/12

Notícias do dia

Richard Branson voou até ao espaço e agora está a oferecer dois bilhetes para quem quiser fazer o mesmo; estreia do filme Black Widow faz sucesso no Disney+; Tesla Model Y chega em Setembro a Portugal mas é a versão feita na China; novas batotas prometem ser indetectáveis nos jogos FPS; Kaseya tinha sido alertada para vulnerabilidades há anos; TeslaCam apanha condutor que atirava projécteis contra automóveis; e satélites de TV poderão ser usados como defesa contra asteróides.

Antes de passarmos às notícias, não te esqueças de participar no novo passatempo gadget da semana que te pode dar um adaptador USB Bluetooth para ficha 3.5mm.

Amazon autorizada a usar radar para sleep tracking

A Amazon recebeu autorização da FCC para poder usar radar para efeitos de monitorização do sono à distância, preparando-se para trazer para o terreno tecnologia que tem estado a ser desenvolvida nos últimos anos.

Se por um lado temos a vantagem de poder fazer tracking sem necessidade de usar equipamentos no corpo ou nos preocuparmos com a autonomia de uma bracelete ou smartwatch, por outro lado levantam-se as preocupações quanto ao tipo de dados que será recolhido e o que a Amazon poderá fazer com eles. É que, se até agora se podia contar com a garantia de que, ao tirar o equipamento do pulso se ficava a salvo do tracking, com esta capacidade de saber o que fazemos "à distância", nunca se fica a salvo do tracking que estiver a ser feito.


Apple ameaça sair do Reino Unido devido a patent-troll

A Apple parece estar a ficar farta de ser arrastada para os tribunais no Reino Unido devido a um patent-troll que comprou algumas patentes relativas à tecnologia LTE, e ameaça abandonar o território se vier a ser forçada a pagar o valor de quase 6 mil milhões de euros que está a ser pedido.

A Optis Wireless tinha ganho um processo de mais de 400 milhões de euros que depois veio a perder no recurso, mas contra-atacou com um novo processo bilionário que voltou a ganhar na primeira instância, e que foi reforçado por outra decisão que diz que o pagamento deve ser referente à venda de todos os smartphones a nível mundial e não apenas aos que são vendidos no Reino Unido. Veremos como corre o recurso, e se a Apple ficará na posição de ter que demonstrar se está a fazer bluff ou está mesmo preparada para sair do Reino Unido.


China obriga Tencent Music a abdicar de direitos exclusivos

A campanha contra os gigantes tecnológicos na China continua, com o governo a querer dar um sinal claro que não está disposto a deixar que nenhuma empresa se torne demasiado poderosa. Agora, foi a vez da Tencent Music, que se viu obrigada a abdicar dos direitos exclusivos sobre as músicas, de forma a permitir que concorrentes mais pequenas possam também ter acesso aos mesmos conteúdos.

Por outro lado, a Tencent livrou-se de uma multa bilionária e obrigação de venda de duas apps Kuwo e Kugou, ficando-se pelo pagamento de uma pequena multa simbólica que permite ao gigante manter as apps. Em sentido oposto, ficaram goradas as suas intenções de fazerem a fusão entre os dois maiores serviços de streaming de jogos, Huya e DouYu - com a intenção a ser bloqueada pela autoridade chinesa de regulação do mercado.


Seca na Califórnia vai obrigar a desligar barragens

Para além da falta de água para consumo e cultivo, a seca na Califórnia está prestes a causar problemas acrescidos a nível da geração de energia, com algumas barragens a poderem encerrar pela primeira vez devido à redução extrema do nível de água. Nos lagos Shasta e Oroville, os dois maiores reservatórios do estado, a água está a menos de metade do nível normal, tendo caído cerca de 60 metros no segundo (na imagem acima), impedindo que os moradores em casas flutuantes conseguissem chegar até elas.

Também o famoso lago Mead está em sarilhos, tendo atingido o nível mais baixo desde a construção do Hoover Dam em 1931. E com o encerramento das barragens, tornar-se-á ainda mais difícil manter a rede de energia a funcionar de forma estável, numa altura em que o calor obrigará a maioria dos residentes a recorrerem ao ar condicionado para manterem as suas casas frescas.

Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O LIDAR foi inventado em 1961, pouco depois da invenção do LASER, e usa o tempo que a luz demora a ser reflectida para determinar a distância aos objectos - de forma idêntica ao que o SONAR faz com as ondas sonoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)