2021/11/19

Notícias do dia

Google prepara compatibilidade com reacções emoji do iMessage; MediaTek apresenta Dimensity 9000; Apple acelera o seu carro para 2025; nas promoções temos os Echo Dot a €29.99 para a Black Friday; Xbox app para Windows já deixa instalar jogos onde se quiser; caso Rittenhouse pede anulação por causa de compressão de vídeo.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um powerbank solar Xiyihoo.

The NFT Bay pirateia 15 TB de JPGs de NFTs

Querendo relembrar que os NFTs digitais de imagens continuam a ser apenas imagens, temos um novo site que se inspira no infame The Pirate Bay para disponibilizar gratuitamente 15 TB de JPGs pelos quais foram pagos muitos milhões de dólares: o The NFT Bay.

Os NFTs têm sido um "fenómeno", pretendendo assegurar um certificado de autenticidade e posse de bens digitais, que podem ser coisas como imagens, vídeos, músicas ou outros conteúdos - mas que, sendo digitais, podem ser replicados na íntegra, infinitas vezes, sem qualquer diferenciação. Na prática, não se pode dizer os NFTs sejam assim tão diferentes da arte tradicional, pois também temos aqueles casos em que uma tela em branco, ou só preenchida com uma cor, pode atingir valores absurdamente elevados, que nada tem de diferente do que algo que qualquer pessoa poderia fazer por si mesma - mas que não teria qualquer valor.


Comunidade falha leilão para cópia da Constituição dos EUA


Um esforço colectivo de milhares de pessoas que angariaram mais de 40 milhões de dólares para tentarem ficar com uma cópia rara da constituição dos EUA, falhou por pouco, com a licitação vencedora de um comprador anónimo a ter atingido 43.2 milhões de dólares. Foi uma derrota inglória para o grupo Constitution DAO, mas que demonstrou uma enorme solidariedade para tentar garantir que esta cópia, uma de apenas duas em posse de privados, fosse cedida a um museu ou instituição que garantisse o seu acesso ao público.

O leilão superou as expectativas, que estimavam que pudesse atingir os 15-20 milhões de dólares, e representam uma excelente notícia para a sua (ex) possuidora, cujo marido a tinha adquirido em 1988 por 165 mil dólares. O valor da venda será canalizado para a sua fundação, de apoio ao estudo de lei constitucional.




Apple regressa aos escritórios em Fevereiro

A Apple está a tentar regressar à normalidade - apesar de na Europa se estar a assistir a novo aumento preocupante dos casos de Covid-19 - anunciando que espera que os colaboradores regressem aos escritórios em Fevereiro (2022).

Ainda assim, e para tentar minimizar as reclamações de quem ficou adepto do trabalho remoto, diz que irá permitir que cada um possa trabalhar remotamente até 4 semanas por ano; e também testar algumas modalidades híbridas, intercalando dias de trabalho remoto e dias de trabalho presencial. Esperemos é que em Fevereiro não se esteja a ter novamente todos a trabalhar remotamente por obrigação.


Facebook promete maior controlo sobre news feed

Sob constantes críticas de interferir demasiado (para não dizer "completamente") com o que apresenta no seu feed para cada utilizador, o Facebook promete mais formas para que cada pessoa possa ajustar o tipo de conteúdos que quer ver, escolhendo entre ver mais / menos conteúdos de cada secção: amigos, família, páginas e grupos.

Serão alterações bem vindas, seguramente, mas tudo isso parece-me ser insuficiente quando continua a não haver forma de se poder ver apenas aquilo que se escolhe seguir manualmente. Ou melhor, existe essa opção, mas que se desactiva automaticamente assim que o utilizador fecha a página, tendo novamente que a reactivar da vez seguinte.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Samsung foi fundada em 1938, englobando negócios de compra e venda em diversas áreas. Só no final dos anos 60 entraria no sector da electrónica, e como factos menos conhecidos, é também um dos maiores construtores de navios a nível mundial, e responsável pelo Everland Resort, o mais antigo parque temático na Coreia do Sul.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)