2021/12/06

Notícias do dia

Rede Tor em risco por causa de utilizador suspeito que controla centenas de servidores; Vodafone desactiva Sinal Max a 1 de Janeiro de 2022; Locked Folder do Google Photos chega a mais Androids; Instagram recomenda criação de segunda conta; NOS limita 5G a 500 Mbps; e Teslas com AMD Ryzen arrasam Intel; a surpreendente forma como a energia eléctrica chega a nossas casas; e ainda o lado negro da vida dos streamers.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já está a decorrer o nosso mega-passatempo Natal 2021 - 31 dias de prendas no AadM. Participa e partilha!

Algoritmo do TikTok foca-se em ser o mais viciante possível

O TikTok tem deixado todos os serviços em estado de pânico, tendo conseguido superar outros gigantes como o Facebook e YouTube em termos de cativar utilizadores - mas isso não aconteceu por acaso.

O algoritmo do TikTok foi cuidadosamente concebido para tornar o serviço o mais viciante possível e fazer com que os utilizadores passem por lá o máximo de tempo possível. Cada segundo que um utilizador passa em cada vídeo serve para recolher mais informação sobre as suas preferências, que são usadas para lhe apresentar mais vídeos que o façam manter-se por lá. Não é nada que o YouTube, Facebook, e outros, já não fizessem - mas seguramente terão inveja do TikTok o ter conseguido fazer ainda melhor.

Para quem quiser ter algum apoio, nada como definir um limite de tempo de utilização da app para um valor razoável, e assim já receberá um alerta se aqueles "poucos minutos" que pensava perder na app se estiverem a tornar em horas.


Matrix Awakens vai mostrar Unreal 5 na Xbox Series X/S e PS5

A Epic está a preparar uma surpresa especial para mostrar as capacidades do novo Unreal 5 nas consolas de última geração - um motor que tem surpreendido desde a espantosa demonstração feita o ano passado.

O Matrix Awakens é uma "experiência" gratuita que fica disponível para a Xbox Series X/S e PS5. Pode ser descarregado a partir de hoje, mas só ficará activo no dia 9, depois da apresentação oficial no The Game Awards.

Actualização: já está disponível e é impressionante.

WhatsApp recomenda auto-eliminação de mensagens

O WhatsApp vai tornar ainda mais visível a sua capacidade de eliminação de mensagens deixando que os utilizadores activem essa funcionalidade automaticamente para todas as novas conversas.

Os utilizadores poderão escolher entre 24 horas, 7 dias e 90 dias, assim evitando que o tenham que fazer manualmente para cada nova conversação. As conversas já existentes continuarão a manter as definições que já tinham. Penso que, com tanto foco na auto-eliminação de mensagens, começa a fazer falta uma forma de marcar mensagens para "não serem apagadas" durante um determinado período de tempo - para coisas que gostaríamos de manter por lá como referência.


Pedro Oliveira R.I.P.

Pedro Oliveira, antigo director da Exame Informática, morreu aos 49 anos vítima de doença súbita.

Embora nunca me tenha relacionado directamente com ele, ocasionalmente lá nos cruzávamos nalguns eventos (que agora parecem ter acontecido há centenas de anos, por culpa da pandemia Covid-19). É inegável o papel que a Exame Informática teve, e ainda continua a ter, no sector das publicações tecnológicas em Portugal; e resta-nos deixar uma palavra de apreço pelo papel que Pedro Oliveira teve nisso, assim como uma palavra de solidariedade para com a sua família e amigos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Embora o efeito "bullet time" seja associado ao filme The Matrix de 1999, a sua origem precede a do próprio cinema, com as cronofotografias do final do século XVIII em que eram captadas várias fotos em sequência. Só na década de 80 começou a ser possível fazê-lo na variante mais moderna, usando múltiplas câmaras de vídeo simultaneamente.


1 comentário:

  1. Um muito obrigado ao Pedro Oliveira.

    Aprendi muito com ele. Fica a fazer falta.

    ResponderEliminar