2022/01/24

Notícias do dia

Vodafone com dados ilimitados por €9.99 - na Roménia; EUA recomendam telemóveis descartáveis para Jogos Olímpico de Pequim; iPhone com bug de ecrã "roxo"; Blogger suspende site de livros por queixas falsas de pirataria; obesidade e cor da pele afectam leituras dos smartwatches; Radian Aerospace prepara avião orbital; Google penaliza projectos "livres" na Play Store por usarem palavra "free"; Apple criticada por bloquear cloud gaming nos iPhones e iPads; UE prepara fim da publicidade individualizada.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no nosso passatempo semanal que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

Criptomoedas caem para 50% do seu valor máximo

Depois dos meses de subidas, chega o momento inverso. As criptomoedas tiveram grande queda nos últimos dias, passando a valer cerca de metade do valor máximo que tinham atingido. AS Bitcoin chegaram aos 33 mil dólares, e o Ethereum chegou aos 2.2 mil dólares; com o efeito a ser transversal à maioria das criptomoedas mais populares.

Estas quedas de "ano novo" já começam a ser comuns, mas desta vez vez demoraram um pouco mais a fazer-se sentir. Veremos se o resto da tradição se volta a fazer sentir, impulsionando-as para novos máximos nos próximos meses.


Google processada por tracking da localização

A Google vai efrentar mais um processo. O procurador gerado do Estado de Washington DC acusa a Google de violar as leis de privacidade por seguir a localização dos utilizadores mesmo que estes digam que não querem ser seguidos.

O caso pode estar relacionado com processos anteriores, em que era bastante confuso para os utilizadores desactivarem este tracking - que podia estar presente em diferentes locais: no sistema, no Google Maps, etc. - e parece ser essa a linha de defesa da Google, que diz que as acusações são manifestamente falsas. O que é certo é que a Google não facilitava o processo de desactivar o tracking, apesar de agora já pré-seleccionar a opção de eliminação de dados ao fim de algum tempo. Veremos no que este caso resulta.


Panasonic prepara baterias 4680 para 2023

A Panasonic pode começar a produzir as novas baterias 4680 em volume já no próximo ano. Estas baterias fazem parte do plano evolutivo da Tesla, podendo ser utilizadas como parte integrante do chassis, e oferecendo 5x mais capacidade energética no dobro do espaço das baterias anteriores. Tem também a imensa vantagem de ter sido concebida para ser produzia num sistema de linha de montagem contínuo, acelerando a sua produção e reduzindo significativamente os custos.

A simples troca dos packs de bateria antigos para estas baterias deverá fazer com com que um Tesla Model S passe dos 650 km de autonomia para os 750 km. Além destas melhorias, será também uma peça fundamental para que a Tesla possa lançar o seu prometido carro eléctrico de 25 mil dólares.


Tesla Cybertruck apanhado em vídeo


A Tesla tem estado silenciosa quanto ao Cybertruck - que foi atrasado para o final do ano - mas temos um vídeo que mostra um protótipo mais recente, que parece ter dimensões mais compactas e os elementos de ordem prática que estavam em falta no original, incluindo uma gigantesca escova para limpara o pára-brisas, e uns inestéticos espelhos retrovisores laterais (que, esperemos que na Europa possam ser substituídos pelo sistema de câmaras que Elon Musk queria utilizar).



Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O título de primeiro software livre e open-source é atribuído ao A-2 da Univac (Remington Rand), que em 1953 era fornecido aos clientes juntamente com o seu código fonte.


4 comentários:

  1. "e oferecendo 5x mais capacidade energética " acho que esta frase está errada

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Por início de ano, presumo que refira ao mês de janeiro. Pois bem, relativamente à Bitcoin:

    Janeiro de 2019: queda de 7%
    Janeiro de 2020: subida de 30%
    Janeiro de 2021: subida de 14%
    Janeiro de 2022: queda de 20% (até agora).

    Não vejo onde é que está o padrão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No que concerne a Bitcoin, vai com certeza impulsionar para máximos no futuro. A Bitcoin foi desenhada para ter um preço a subir para sempre. E também foi desenhada para ser atacada ciberneticamente... E verbalmente, por bilionários egocêntricos e narcisistas, bem como editores de blogs ressabiada!

      Eliminar