2022/02/07

Notícias do dia

Facebook e Instagram ameaçam encerrar na Europa; iOS 15.4 deixa desactivar notificações nas automações; Tesla com nova vaga de travagens fantasma desnecessárias; telescópio espacial James Webb apanha os primeiros fotões; Sugar Ransomware ataca particulares com preço de saldo; maioria das empresas não usam autenticação multi-factor; e como activar a protecção contra ransomware no Windows 10 e 11.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no nosso passatempo semanal que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Limpar redes 5G de material chinês vai custar $5.6B nos EUA

Limpar as redes 5G norte-americanas de equipamento chinês de empresas "na lista negra", como Huawei e ZTE, vai afinal ficar bastante mais caro do que estava previsto. Em 2020 a FCC tinha estimado que a substituição de equipamento iria custar $1.8B (mil milhões de dólares), prometendo fundos governamentais para a substituição, mas os pedidos de apoio das empresas de telecomunicações revela um panorama bem diferente.

Na verdade, o valor que foi pedido pelas empresas ascende a 5.6 mil milhões de dólares, mais do triplo inicialmente estimado pela FCC sob a direcção de Ajit Pai. Mesmo considerando que nem todos os pedidos serão válidos, há um desfasamento bastante grande entre estes valores, que revela que: ou a estimativa estava a ser demasiado generosa com o intuito de fazer parecer que seria mais fácil (e "económico") livrarem-se dos equipamentos chineses; ou as empresas de telecomunicações estão a tentar aproveitarem-se deste programa para subsidiarem os seus planos de transição para o 5G.


Windows 11 vai ter stickers nos wallpapers


A MS está a preparar algo inesperado na personalização do Windows 11: a possibilidade de se adicionarem stickers aos wallpapers.



Amazon aumenta salário máximo de 160 para 350 mil dólares

Justificando a medida com base no mercado concorrencial no sector tecnológico, a Amazon mais que duplicou o valor máximo dos salários base para os trabalhadores executivos e técnicos, de 160 mil dólares para 350 mil dólares por ano.

A Amazon tinha por tradição pagar menos que outras empresas, como Google, Facebook, Apple e Microsoft, optando por compensar os trabalhadores com acções e alguns bónus ocasionais. Mas, parece que a medida não estava a ser suficiente para garantir a fidelidade dos trabalhadores ou para atrair novos talentos. Ter em conta, no entanto, que estes são os valores de tabela para salários "máximos", e que não significa que serão atribuídos automaticamente a qualquer pessoa nestes sectores.


Facebook não se livra de caso Cambridge Analytica na Austrália

Enquanto na Europa vai ameaçando com o encerramento do Facebook e Instagram, na Austrália o Facebook também não tem tido melhor sorte, com a sua tentativa de dizer que "não recolhe dados de utilizadores australianos" a não ter convencido os tribunais. Esta tinha sido a justificação do Facebook para se tentar livrar do processo referente ao caso Cambridge Analytica.

Embora só cerca de meia centena de utilizadores tenham instalado a app This is Your Digital Life da Cambridge Analytica que recolhia dados, os registos indicam que o Facebook recolheu dados de mais de 300 mil utilizadores australianos. Daí que a tentativa da empresa dizer que "não tem negócios" na Austrália e que "não recolhe dados de utilizadores" no território tenha sido recebido com total incredulidade pelo painel de juízes, que dizem que o Facebook está "alheado da realidade".


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Os satélites Starlink têm uma potência de transmissão de 4.89 MW. No entanto, a sua distância e atenuação da atmosfera faz com que o sinal que chega à superfície terrestre tenha uma potência equivalente à das redes de telemóveis convencionais.

1 comentário:

  1. "Curiosidade do dia: Os satélites Starlink têm uma potência de transmissão de 4.89 MW. No entanto, a sua distância e atenuação da atmosfera faz com que o sinal que chega à superfície terrestre tenha uma potência equivalente à das redes de telemóveis convencionais."
    Mas telemóveis convencionais a que distância? É que um telemóvel a 5cm da cabeça chega com uma potência 1000x maior que a 1metro de distância...

    ResponderEliminar