2022/03/07

Notícias do dia

Rússia queixa-se de IPs ocidentais a fazerem ataques DDoS; Lapsus rouba dados da Samsung; Rufus deixa instalar Windows 11 em qualquer computador; AirGuard quer detectar AirTags em Android melhor que app da Apple; Amazon Echo vulnerável a ataques com comandos dados a si próprio; postos de carregamento eléctrico da Gogoro funcionaram durante falta de electricidade; Elon Musk alerta para risco das antenas Starlink se tornarem alvos na Ucrânia.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cartão microSD SanDisk 128GB.

Netflix suspende serviço na Rússia

Depois de ter suspendido a produção de várias séries russas em curso, a Netflix anuncia a suspensão total de operações no território russo.

É uma medida que surge em resposta das recentes exigência do governo de Putin, que quer que os serviços de streaming incluam também uma série de canais que propagam a sua propaganda política. A narrativa usada para justificar a invasão da Rússia é a de que a Ucrânia estaria sob controlo de neo-nazis que preparavam uma ofensiva contra a Rússia - o que melhor se adequaria a um argumento de uma nova série de ficção destinado à Netflix, mas que infelizmente está a ser usado como desculpa para uma guerra real que a cada dia vai fazendo mais vítimas.

E como uma suspensão nunca vem só...


TikTok suspende criação de vídeos na Rússia


Usando a nova lei anti "fake news" - que pode resultar em 15 anos de cadeia para quem disser alguma coisa que o governo não goste - como desculpa, o TikTok diz ser obrigado a suspender a criação de vídeos e livestreaming na Rússia.

A parte de envio de mensagens continuará funcional.




VISA e Mastercard suspendem serviço na Rússia

Mas não são só os serviços de vídeo a encerrarem actividade. Também a VISA e Mastercard anunciaram a suspensão do funcionamento na Rússia, assim como a dos cartões emitidos pelos bancos russos, mesmo que sejam usados noutros países.

A medida deixa a Rússia cada vez mais isolada do resto do mundo, em termos tecnológicos e financeiros, mas há quem também alerte que isto também prejudica todos os cidadãos russos que continuam a contestar a guerra e as políticas de Putin.


Combustíveis com maior aumento de sempre em Portugal

Os efeitos da guerra Rússia-Ucrânia também se fazem sentir directamente no bolso dos portugueses. Esta semana assiste-se ao maior aumento de sempre nos combustíveis, com 14.5 cêntimos de aumento no gasóleo, atirando o valor final para cima dos 1.80 euros, e fazendo com que em breve seja possível que o gasóleo passe a ficar mais caro que a gasolina (para referência, em Espanha o aumento foi de 3 cêntimos).

Apesar de metade do valor final serem impostos, o governo prefere não mexer nisso (parece haver memória curta, de quando há poucos anos os combustíveis ficaram "baratos demais" e foi aplicado um imposto extra - sendo que quando ficam caros demais, aí já não se pode fazer nada) e em vez disso disfarçar a situação aumentando o valor do burocrático Autovoucher de 5 para 20 euros este mês - que beneficiará apenas aqueles que se derem ao trabalho de se registarem e reclamarem o valor.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Portugal tem as maiores reservas de lítio da Europa, componente essencial para a produção das baterias mais eficientes conhecidas actualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)