Rússia queixa-se de IPs ocidentais a fazerem ataques DDoS; Lapsus rouba dados da Samsung; Rufus deixa instalar Windows 11 em qualquer computador; AirGuard quer detectar AirTags em Android melhor que app da Apple; Amazon Echo vulnerável a ataques com comandos dados a si próprio; postos de carregamento eléctrico da Gogoro funcionaram durante falta de electricidade; Elon Musk alerta para risco das antenas Starlink se tornarem alvos na Ucrânia.
Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cartão microSD SanDisk 128GB.
Netflix suspende serviço na Rússia
Depois de ter suspendido a produção de várias séries russas em curso, a Netflix anuncia a suspensão total de operações no território russo.É uma medida que surge em resposta das recentes exigência do governo de Putin, que quer que os serviços de streaming incluam também uma série de canais que propagam a sua propaganda política. A narrativa usada para justificar a invasão da Rússia é a de que a Ucrânia estaria sob controlo de neo-nazis que preparavam uma ofensiva contra a Rússia - o que melhor se adequaria a um argumento de uma nova série de ficção destinado à Netflix, mas que infelizmente está a ser usado como desculpa para uma guerra real que a cada dia vai fazendo mais vítimas.
E como uma suspensão nunca vem só...
TikTok suspende criação de vídeos na Rússia
Usando a nova lei anti "fake news" - que pode resultar em 15 anos de cadeia para quem disser alguma coisa que o governo não goste - como desculpa, o TikTok diz ser obrigado a suspender a criação de vídeos e livestreaming na Rússia.
A parte de envio de mensagens continuará funcional.
2/ In light of Russia's new ‘fake news’ law, we have no choice but to suspend livestreaming and new content to our video service while we review the safety implications of this law. Our in-app messaging service will not be affected.
— TikTokComms (@TikTokComms) March 6, 2022
VISA e Mastercard suspendem serviço na Rússia
Mas não são só os serviços de vídeo a encerrarem actividade. Também a VISA e Mastercard anunciaram a suspensão do funcionamento na Rússia, assim como a dos cartões emitidos pelos bancos russos, mesmo que sejam usados noutros países.A medida deixa a Rússia cada vez mais isolada do resto do mundo, em termos tecnológicos e financeiros, mas há quem também alerte que isto também prejudica todos os cidadãos russos que continuam a contestar a guerra e as políticas de Putin.
Combustíveis com maior aumento de sempre em Portugal
Os efeitos da guerra Rússia-Ucrânia também se fazem sentir directamente no bolso dos portugueses. Esta semana assiste-se ao maior aumento de sempre nos combustíveis, com 14.5 cêntimos de aumento no gasóleo, atirando o valor final para cima dos 1.80 euros, e fazendo com que em breve seja possível que o gasóleo passe a ficar mais caro que a gasolina (para referência, em Espanha o aumento foi de 3 cêntimos).Apesar de metade do valor final serem impostos, o governo prefere não mexer nisso (parece haver memória curta, de quando há poucos anos os combustíveis ficaram "baratos demais" e foi aplicado um imposto extra - sendo que quando ficam caros demais, aí já não se pode fazer nada) e em vez disso disfarçar a situação aumentando o valor do burocrático Autovoucher de 5 para 20 euros este mês - que beneficiará apenas aqueles que se derem ao trabalho de se registarem e reclamarem o valor.
Curtas do dia
- Binance retoma transferências na Europa
- Samsung suspende todos os envios para a Rússia
- Activision Blizzard e Epic Games suspendem venda de jogos na Rússia
- Coinbase denuncia 25 mil endereços que diz estarem ligados a actividades ilícitas russas
Resumo da madrugada
- AirGuard quer detectar AirTags em Android melhor que app da Apple
- Investigadores descobrem backdoor chinês que disfarça comunicações
- Radares da PSP em Março
- Tanque RC com "rodas" em parafuso
- Nissan Juke com nova motorização híbrida
- Cogent desliga ligação internet à Rússia
- Como instalar o Windows 11 sem conta Microsoft
- Estádio Santiago Bernabéu do Real Madrid em LEGO
- Vulnerabilidade crítica nos Synology deixa utilizadores em risco
- Polestar O2 vem com drone integrado
- Sistema de projection mapping para piões
- Volvo testa carregamento wireless de táxis na Suécia
- Gigafactory Berlim autorizada a produzir 500 mil Tesla por ano
- Amazon Echo vulnerável a ataques com comandos dados a si próprio
- Postos de carregamento Gogoro funcionaram durante falta de electricidade
- Elon Musk alerta para risco das antenas Starlink se tornarem alvos na Ucrânia
- Lapsus rouba dados da Samsung
- Poco X4 Pro 5G 8+256GB a €299.99
- Razer lança teclado compacto analógico
- Rato vertical Trust Voxx sem fios a €37.99
- Realme vai adoptar botão deslizante da OnePlus?
- Rufus deixa instalar Windows 11 em qualquer computador
- Rússia queixa-se de IPs ocidentais a fazerem ataques DDoS
- Qualcomm transfere Snapdragon 8 Gen 1+ da Samsung para a TSMC
Curiosidade do dia: Portugal tem as maiores reservas de lítio da Europa, componente essencial para a produção das baterias mais eficientes conhecidas actualmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)