2022/06/20

Notícias do dia

Telegram lança modalidade paga; Meta prepara óculos VR com qualidade igual à realidade; Google usa música de Drake para pedir RCS nos iPhones; Bitcoin cai para os $17K; Tesla abre mais Superchargers a outras marcas na Europa; LEGO lança nova nave espacial e castelo em homenagem aos originais; Reino Unido quer o fim dos popups dos cookies; e ligações WiFi automáticas revelam dados dos utilizadores.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cartão microSD SanDisk 200GB.

Solend recua na apropriação de conta de utilizador

O Solend, protocolo de empréstimos no Solana, reverteu uma polémica decisão referente à maior conta no serviço. A conta, de um utilizador desconhecido, tem o valor superior a 100 milhões de dólares e representa 95% do valor do bloco principal; e fez com que os gestores do projecto propusessem apoderar-se dessa conta para "garantir" a liquidez do projecto para todos os restantes utilizadores.

A medida já seria polémica por subverter toda a confiança no sistema, mas aumentou ainda mais por ter sido uma decisão que foi feita por um único utilizador (que teve 80% do peso no resultado final). Agora, o projecto tenta salvar a face, anulando essa votação e decisão, e deixando que a conta continue na posse do seu dono.

Maximizar personagem no Diablo Immortal custa 110 mil dólares

O Diablo Immortal está a confirmar-se como um (mau) exemplo perfeito da praga das microtransações e compras in-game, fazendo com que possa custar 110 mil dólares a progredir um personagem para o seu nível máximo.

Há muito que os estúdios descobriram a galinha dos ovos de ouro nos jogos mobile, e basta olhar para a facturação de empresas como a Supercell, que geram biliões por ano à conta dos jogos nos smartphones e tablets. No entanto, há diferenças entre pedir 5 ou 10 euros por mês - que se pode equiparar ao preço de um bilhete de cinema para se estar divertido durante umas horas / dias / semanas, ou pedir mais de 100 mil dólares por algo que, inevitavelmente, irá cair na obsolescência dos jogos digitais e provavelmente nem terá forma de se manter acessível daqui por meia dúzia de anos.

A parte positiva é que, com a ajuda destes exageros, se podem chamar a atenção para esta situação, e eventualmente arranjar forma de a evitar - tal como os países que já proibiram as loot boxes nos jogos.


Apple dá detalhes sobre carregador dual USB-C

A Apple tem um novo carregador mais adequado às necessidades modernas, com duas fichas USB-C e potência de até 35 W, que agora explicou como será dividido pelas duas portas.

No caso de se ligarem simultanemente produtos de maior potência, como Macs, iPhones ou iPads, o carregador fornecerá até 17.5 W em cada porta. Mas, se se ligar um dispositivo mais poupado numa delas, como um Apple Watch ou AirPods, o carregador disponibilizará 7.5 W nessa porta e direccionará até 27.5 W para a outra, permitindo carregamentos mais rápidos.

Infelizmente por cá continuamos sem o modelo de formato compacto com os pinos da tomada dobráveis, e com um preço de 65 euros, não faltam outras opções a considerar.

Curtas do dia


Resumo da madrugada





Curiosidade do dia: Por altura do IBM PC original, o modo mais comum de funcionamento era o modo de texto com 80 colunas e 25 linhas, resultando num total máximo de 2000 caracteres que podiam ser apresentados no ecrã de uma só vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)