2013/06/11

Notícias do Dia

Ter a WWDC e a E3 a decorrerem ao mesmo tempo faz com que não faltem novidades e notícias mas em destaque saliento a apresentação do novo iOS 7 da Apple; a Sony PS4 e Xbox One na E3; projectos interessantes no Kickstarter como o TrackR e o DigiX; vemos que tal se comporta o Asus FonePad, e muito mais... como poderão ver pelo volume de links no "resumo" no final do post.

Por agora, seguem-se as notícias do dia:

Samung prepara Câmara Android Galaxy S4 Zoom


Ainda não é completamente oficial, mas a confirmar-se parece demontrar que a Samsung não olha a meios para "baralhar" os consumidores com mil e um modelos com designações semelhantes, e que nem sempre têm as características de família que se esperavam. Depois do Galaxy S4 mini e o S4 Active, é agora a ver do Galaxy S4 Zoom.

As semelhanças com o "verdadeiro" Galaxy S4 resumem-se ao nome e pouco mais, pois na verdade este novo produto é uma câmara digital que corre Android, mas que se fica por um ecrã qHD de 4.3" e CPU dual-core (longe do quad/octa-core do S4 e do seu ecrã Full HD). Por outro lado, temos acesso a uma câmara de 16MP com zoom óptico. Mais um modelo que virá complicar a distinção entre smartphones e câmaras digitais.



AMD lança CPU a 5GHz


Longe vão os tempos das loucas corridas dos CPUs pelas frequências máximas disputadas pela Intel e AMD. Depois de se criarem autênticos "fornos", as marcas voltaram-se para os CPUs multi-core, privilegiando a eficiência sobre o "poder bruto". No entanto, a AMD não deixa de anunciar com pompa e circunstância a chegada do primeiro CPU que oficialmente atinge a marca dos 5Ghz. Mais um marco que se junta a outros da AMD, como o primeiro CPU a passar a barreira do 1Ghz, o primeiro CPU a 64 bits para Windows, os primeiros dual e quad-core, e o primeiro APU combinando CPU+GPU.

Ter apenas em atenção que estes 5Ghz são atingidos em velocidade "turbo", o que apenas é conseguido sob condições particulares (temperatura aceitável e alguns dos restantes "cores" desligados). Nas mesmo assim, é obra.


Mais de 1/3 dos Adultos nos EUA têm um tablet

Seria interessante repescar algumas opiniões de há uns anos atrás, daquelas pessoas que previam o "flop" dos tablets, e que não teriam sucesso. Nos EUA, mais de um terço da população adulta possui um tablet, valor que sobe para os 49% quando se fala dos segmentos com maior nível de escolaridade.

Quer se goste quer não, os tablets começam a ser uma ferramenta indispensável, capaz de substituir um PC em muitas das suas funções, e de se tornar num precioso aliado para os primeiros contactos com os computadores e a internet (no caso dos mais novos... e dos mais velhos).


Xbox One só chegará à Asia no final de 2014


Parece que a Microsoft está a facilitar a vida à Sony: embora os EUA e Europa recebam a nova Xbox One no final de Novembro, a mesma só deverá ser lançada na Ásia um ano(!) depois. Se mesmo no mercado ocidental a proposta da MS começa ter dificuldade em resistir a uma PS4 mais barata, e que dispensa uma ligação à internet a cada 24h para poderem jogar, dar um ano à sua concorrente na Ásia parece-me ser um erro descomunal. O que é certo é que também por cá - Portugal - vamos ver quantas das muitas funcionalidades "televisivas" que a MS adicinou à Xbox One serão realmente utilizáveis.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada
(versão expandida de fim-de-semana prolongado)
Pista para a t-shirt da semana: Outubro

3 comentários:

  1. "o primeiro CPU a 64 bits para Windows"
    Bem por acaso está errado. Provavelmente foste ver a wikipedia onde também está errado.
    De facto está errado de duas formas:
    - os processadores Itanium já "corriam" windows 2000/XP Pro 64 bit em 2001;
    - os processadores AMD 64 bit não tinham qualquer windows que lhes valesse em 2003. Nem 2004. E por pouco nem 2005. E mesmo assim mal...

    A AMD foi realmente a primeira a lançar um processador x86 64 bit com suporte quase imediato da comunidade Linux!

    @braço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que se referiam a arquitecturas x86. :)

      Eliminar
    2. P.S. a fonte era a própria AMD, conforme link referido neste anúncio dos 5Ghz.

      "introducing the world’s first and only Windows®-compatible 64-bit PC processor" (23/09/2003)

      Em que o tal "windows-compatible" deve ser marketing-speak para "x86".

      Eliminar