2015/01/12

Notícias do Dia

Um pequeno botão wireless chamado Flic que faz a ponte entre o mundo físico e o digital; porque motivo os filmes têm aspecto "de filme"; um pedal de bicicleta com GPS que te deixa saber por onde ela anda; a FLIR está a preparar uma nova câmara térmica FLIR One que também é compatível com Androids; o Google Now poderá em breve passar a apresentar cartões informativos de outras apps; nova lei do IVA sobre conteúdos digitais está a ser um desastre; e ainda vimos o que é o Ping e porque motivo é tão importante.


E antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de responder à última pergunta que te poder valer um livro Getting started with Arduino da O'Reilly.


SAPO veste-se com cartoons e vira "Charlie" por um dia 


As repercussões do atentado ao semanário satítico francês Charlie Hebdo irão fazer-se sentir durante muito tempo, e um pouco por todo o mundo vão surgindo registos de apoio e solidariedade. Hoje, até o nosso SAPO se vestiu a rigor, com uma edição especial em formato cartoon que visa relembrar a importância da sátira e o humor como formas de comunicação indissociáveis da liberdade de expressão.


Razer OSVR promove a realidade virtual aberta a todos


Para além da sua micro-consola Android, a Razer também aposta na realidade virtual, e fá-lo com grandes ambições com a sua plataforma OSVR (Open Source Virtual Reality). Em vez de se centrar num produto específico, o OSVR é uma plataforma que pretende ser o "Android" da realidade virtual, em que o software concebido para ele tirá automaticamente partido de todo o tipo de produtos que forem suportados (diferentes óculos, diferentes sensores, etc.)

É ambicioso... mas também quem imaginaria que um projecto nascido do Kickstarter se viesse a tornar na maior força motriz de promoção da realidade virtual alguma vez criada, como aconteceu com a Oculus VR?


Microsoft critica Google por ter revelado vulnerabilidade


Como era previsível, a Microsoft não gostou de ver uma vulnerabilidade exposta pelo Project Zero do Google. Embora o Google informe as empresas visadas das vulnerabilidades assim que são encontradas, a MS diz que o prazo de 90 dias dado pelo Google para revelá-las publicamente é insuficiente e injusto. Será mesmo que se pode considerar um prazo de 3 meses "insuficiente" nos dias de hoje? Qualquer vulnerabilidade pode deixar milhões de utilizadores em risco, e poderá estar a ser usada nesse preciso instante por um número desconhecido de atacantes... Pelo que, neste caso não me parece que haja desculpa para que não seja corrigidas em tempo útil.


Homem apanhado a tentar entrar na China com 94 iPhones


Parece que o contrabando de iPhones continua em alta na China, e um homem foi recentemente apanhado a tentar entrar no país com 94 iPhones colados ao corpo. Que me dissessem que alguém tentasse fazê-lo com uma dúzia de iPhones... até que poderia achar possível... Mas mais de 90 iPhones? Nunca imaginaria.

Mas dou os parabéns a quem se lembrou de criar uma autêntica armadura à Iron Man feita de iPhones. Só falta saber se algum deles se terá dobrado... :)



Silk Road Reloaded troca Tor por I2P


Não é preciso ser um génio para antecipar que qualquer tipo de perseguição ou repressão dá origem a novas formas de resistir a essas tácticas, e é precisamente isso que acontecer com o "mercado negro" da Internet. Depois das autoridades terem conseguido encerrar o Silk Road, aparentemente usando uma vulnerabilidade na rede de anonimização Tor, eis que surge uma Silk Road Reloaded que agora utiliza uma nova rede anónima distribuída chamada I2P.

Perante toda a perseguição que tem existido aos sites de partilha, não me admirava que eventualmente também eles migrem para uma internet escondida da internet...



Curtas do Dia

Resumo da Madrugada



1 comentário:

  1. A M$ não quer saber dos clientes. Se a Google não a tivesse divulgado não seria amanha que seria lançada a correcção. Seria no dia de são nunca à tarde. 90 dias não chegaram? Mas de "repente" num dia já descobriram a "cura". Bahhhhhhhhh.

    ResponderEliminar