2019/04/26

Notícias do dia

Password WiFi da Assembleia da República exposta em foto; Google não revela distribuição dos Android há 6 meses; Samsung pede remoção do teardown do Galaxy Fold no iFixit; Tesla Roadster troca puxadores de portas por "swipe"; nas promoções temos o Chuwi HeroBook Laptop a €176; o Dia 768K pode causar problemas na internet a nivel mundial; e a actualização de Maio do Windows 10 não vai funcionar em PCs com drives USB ou cartões de memória.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos o passatempo "gadget da semana" que desta vez te pode valer uma luz nocturna Mijia Philips com Bluetooth - e estamos também a oferecer exemplares do livro Introdução ao desenvolvimento moderno para a Web da FCA. Não se esqueçam ainda que o nosso almoço mensal é já este sábado.

Fabricante chinês aplica sensor de impressões digitais a LCDs



A leitura de impressões digitais directamente no ecrã vai tornar-se ainda mais popular com a aplicação deste sistema também aos ecrãs LCDs, abrindo as portas à sua utilização em dispositivos mais económicos. A utilização dos sensores nos ecrãs tem acontecido nos topo de gama e equipamentos de gama média, mas até aqui estava restringida apenas aos dispositivos equipados com ecrãs OLED.

Só que agora, temos um fabricante chinês de ecrãs que criou um LCD que também permite a leitura das impressões digitais. Com isto, é de esperar que praticamente todos os smartphones do próximo ano, venham com esta tecnologia, incluindo os smartphones de gama baixa.




Falha nos chips Qualcomm permite acesso a informação na "zona segura"



Para garantir a segurança, há alguns anos que os fabricantes começaram a incluir nos seus chips secções especiais, isoladas, para guardarem informação que estaria garantidamente segura, mesmo em caso de haver malware a correr no dispositivo. Infelizmente, nem sempre essas zonas seguras são tão seguras quanto se poderia esperar.

Uma vulnerabilidade nos chips Qualcomm permitia que atacantes pudessem aceder a informação na área segura dos seus chips, conhecida por QSEE (Qualcomm Secure Execution Environment). A Qualcomm já disponibilizou correcções para esta falha, que foram incluídas na actualização de segurança de Abril nos Android, mas o grande problema é que existirão centenas de milhões de dispositivos que nunca receberão essa actualização, ficando para sempre com (mais uma) falha que os deixará expostos a maiores riscos.


Amazon prepara streaming de música de alta-qualidade



Não obstante já ter o Amazon Music, a Amazon prepara-se para criar um novo serviço de streaming de música, mas desta vez de alta-fidelidade, com qualidade superior à dos CDs.

A Amazon parece achar que está na altura de se preocupar com a qualidade sonora e não deixar que serviços como o mal-fadado Tidal sejam os únicos a fornecer isso. Se para a maioria dos utilizadores a qualidade básica dos streams, bastante comprimidos, é mais que suficiente, é lógico assumir que há muitos outros que procuram algo melhor. E de resto, faz todo o sentido. Actualmente, a forma mais cómoda e conveniente de ter acesso a conteúdos 4K HDR é através do streaming, porque não aplicar a mesma fórmula ao áudio?


OnePlus volta a desafiar fãs a testarem OnePlus 7

A OnePlus volta a manter a tradição dos últimos anos e desafia os fãs (e críticos) a analisarem o próximo OnePlus 7 através do seu The Lab. Todos se podem candidatar, tendo que prestar uma mini-prova onde lhes é pedido que enviem uma "boa foto" captada com o seu actual smartphone, assim como uma breve análise ao mesmo, que servirá para avaliar a sua capacidade de fazerem uma análise.

Depois, só têm que se comprometer em publicarem a análise nos fóruns da OnePlus num prazo de 7 dias após receberem o OnePlus 7... e se o fizerem, poderão ficar com o OnePlus 7 para vocês. Só não pensem que será uma forma fácil de ganhar um OnePlus 7; nesta altura são já mais de 10 mil os candidatos que também estão interessados nesta oferta.

Podes também candidatar-te a uma viagem a Londres, criando um pequeno vídeo de 15 segundos.


Promoção do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)