2019/05/27

Notícias do dia

Polónia apresenta queixa contra nova directiva dos Direitos de Autor; relatório Europeu arrasa tarifários zero-rating em Portugal e passividade da Anacom; sistema de animação facial dá vida a fotos - e até obras de arte; Tesla Model 3 supera "teste do alce" sem problemas; satélites Starlink dão show no céu nocturno - e até são confundidos com OVNIs; Facebook eliminou 3 mil milhões de contas falsas em 6 meses; reboots instantâneos salvaram Apollo 11 na chegada à Lua; Boring Company mostra Tesla a circular em túnel a alta-velocidade; autenticação via SMS evapora mais de 100 mil dólares a vítima de roubo de SIM; e ainda como o Photobucket passar a cobrar para mostrar fotos relembra perigo da cloud a longo prazo.

Antes de passarmos às restantes notícias do dia, ainda vais a tempo de participar no passatempo do gadget da semana que desta vez está a oferecer um receptor bluetooth com emissor FM e MP3.

Autoridades encerram Bestmixer.io por lavagem de dinheiro



A Europol encerrou o serviço Bestmixer.io que se dedicava a misturar Bitcoins de forma a impedir o tracking das transacções e garantir o seu anonimato, equiparando a um serviço de lavagem de dinheiro que estava a auxiliar actividades criminosas.

Embora as criptomoedas sejam implicitamente "anónimas", não impedem que o seu rasto possa ser seguido e eventualmente associado a indivíduos específicos. Serviços como este, de mistura de Bitcoins, tornam esse rasto praticamente impossível de seguir ao - como o seu nome indica - misturarem as moedas de modo a que não se possa associar a origem e destino das transacções.


ARM apresenta novos CPUs Cortex-A77 e GPU Mali-G77



A ARM já revelou os novos Cortex A77 e Mali G77 que vêm dar a habitual ronda de melhorias para a próxima geração de chips que encontraremos nos smartphones e tablets no próximo ano. O Cortex-A77 promete uma melhoria de 20% face às gerações anteriores, e maior aptidão para processamento de machine learning, enquanto o Mali-G77 estreia a nova arquitectura Valhall, e promete melhorias de 40% no desempenho, 30% na eficiência e 60% em operações de machine learning.

Embora a ARM também tenha núcleos dedicados para as tarefas de machine learning, a empresa diz que a maioria dos fabricantes equipamentos não os irá instalar nos equipamentos de gama média e gama baixa, e que assim - ao acelerar este processamento directamente nos CPUs e GPUs é uma garantia destas melhorias poderem chegar a todos.


OMS passa a reconhecer "vício em jogos" como doença



A Organização Mundial de Saúde vai passar a reconhecer o vício em videojogos como doença com entrada em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2022. A medida contou com a oposição da indústria dos videojogos, referindo questões como a necessidade de mais estudos, e de que o vício nos videojogos poderia ser apenas um sintoma de outros problemas - mas não conseguiu evitar que a medida fosse aprovada e passasse a integrar a lista de doenças reconhecidas.

... Mas não pensem que poderão usar esta desculpa para ficar de baixa em casa a jogar jogos em vez de irem trabalhar: quando muito habilitam-se a ganhar uma estadia num centro de desintoxiação de jogos, sem acesso a smartphones e tablets durante algumas semanas para ficarem curados. ;P


Abusos dos direitos de autor causam frustração no YouTube



Na luta pelos direitos de autor, a tónica tem sido sempre na protecção dos seus direitos... sem contemplar as consequências nem os direitos dos demais cidadãos em usar, de forma aceitável, esses conteúdos. O chamado "fair use" tem sido atropelado repetidamente, e faz com que por vezes baste usar alguns segundos de uma música conhecida para que se fique com um vídeo bloqueado no YouTube ou com as receitas da publicidade a render a favor do detentor dos direitos desse curto segmento.

Para quem criar um vídeo com dezenas de minutos, ou mais de uma hora, a falar de coisas como técnicas musicais ou técnicas de edição de música.... não será um exagero que se possa considerar que a utilização de uns segundos de uma música, para efeito de exemplo, dêem direito a apoderar-se dos direitos de todo o vídeo?


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)