2020/06/01

Notícias do dia

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Criança 2020; a SpaceX enviou os primeiros astronautas para o espaço; manifestações e tumultos nos EUA fazem adiar Android 11 Beta prometido para 3 de Junho; Tile faz chegar queixa contra Apple à CE; Androids podem ficar encravados ao usar certas imagens como wallpaper; WD processada por usar SMR em discos NAS às escondidas; música do Knight Rider em oito violoncelos; YouTube estava a censurar comentários anti-China; e o "Sign in with Apple" tinha vulnerabilidade flagrante que rendeu 100 mil dólares ao investigador que a descobriu.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo que te pode valer exemplares do livro "Introdução ao desenvolvimento moderno para a web" da FCA.

Microsoft suspende actualização Windows 10 de Maio devido a problemas



A Microsoft parece não se conseguir livrar dos problemas a cada nova actualização do Windows. A mais recente grande actualização do sistema, lançada em Maio, foi também suspensa devido a dezenas de problemas que se têm feito sentir e que vão de problemas nas ligações Bluetooth e Thunderbolt a incompatibilidades com drivers Nvidia mais antigos.

Parece que o desejo da Microsoft de fazer com que o Windows 10 fosse um sistema operativo evolutivo continuamente actualizado se está a revelar mais problemático do que se esperaria. Portanto, se a actualização ainda não tiver chegado ao vosso computador, é melhor não terem pressa para que chegue.


Huawei acumulou chips norte-americanos para 2 anos



Para fazer face ao bloqueio dos EUA, a Huawei reforçou as compras feitas no ano passado, com os analistas a estimarem que a empresa chinesa tenha acumulado stock suficiente dos componentes mais críticos para se aguentar durante um par de anos.

Entre eles estarão CPUs da Intel e FPGAs da Xilinx, componentes para os quais a Huawei não terá grandes alternativas a curto prazo, nem mesmo através da sua própria HiSilicon. Seguramente que nesta altura, para além de esperar que as coisas mudem com os EUA nas próximas eleições, também estará a investir em força para que a médio / longo prazo esses componentes críticos possam ser feitos por si - e no processo deixar de comprar milhares de milhões de dólares em componentes aos EUA (uma das consequências para a qual se alertava desde o início), com o consequente impacto nas empresas norte-americanas.


EUA já olham para o Contact Tracing para seguir manifestantes


A braços com manifestações que parecem estar longe de ficarem acalmadas em reacção à brutalidade racial da polícia, nos EUA as coisas estão a ir de mal a pior - incluindo as intenções de aproveitar as técnicas de "contact tracing" que supostamente seriam usadas apenas para o Covid-19, para seguir pessoas que estiveram nas manifestações e todos as demais com que entrem em contacto.




Android 11 com menu de power carregado de funções



Com o Android 11 a Google prepara-se para passar do "8 para o 80" a nível de funcionalidades. Se até ao momento o botão de power tem servido apenas para dar acesso às opções de reiniciar ou desligar o equipamento (algumas vezes permitindo também para fazer uma captura de ecrã), com a próxima versão do Android as coisas vão ficar bem mais apinhadas.

No Android 11 espera-se que ao pressionar o botão de power se tenha acesso a um ecrã completo de acções rápidas que incluem as coisas do costume (bloquear / desligar), mas também ao sistema de pagamentos Google Pay (que chegou aos Pixel recentemente através de uma actualização) e comandos rápidos para smart devices, como controlos de luzes, câmaras, fechaduras, etc.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



1 comentário:

  1. Vi ontem esta noticia do update do Windows, hoje recebi a actualização automáticamente... lol então mas cancelaram ou não... agora não tenho escolha, quando reiniciar já a tenho, se tiver problemas estou lixado.

    ResponderEliminar