2020/06/25

Notícias do dia

PSP desmantela rede de funcionários da Autoridade Tributária que desviavam encomendas; Netflix facilita remoção de conteúdos do "Continue Watching"; análise ao Huawei P smart 2020; as nossas impressões sobre o The Last of Us 2 (sem spoilers); WD lança discos NAS Red Plus sem SMR; Apple optimiza carregamento dos AirPods para prolongar baterias; Google pré-selecciona 18 meses de histórico para novas contas; e a Verizon lança tarifário com desconto progressivo para premiar a fidelidade dos clientes.

Antes de passarmos às notícias, temos novo gadget da semana para oferecer: uns earphones BlitzWolf Airaux AA-HE2 com cabo e ficha de 3.5mm.

Brasil suspende pagamentos no WhatsApp



Não demorou muito, uma semana depois do Facebook ter lançado no Brasil os pagamentos via WhatsApp, as entidades reguladores e o banco central exigiram a suspensão do serviço - passando também pela exigência de que os parceiros como a VISA e Mastercard terminem imediatamente o processamento de operações feitas através dessa plataforma.

Seria de pensar que, para se aventurar no lançamento de pagamentos no Brasil, o Facebook tivesse tratado de todos os trâmites burocráticos. Mas afinal, parece que optou por lançar primeiro, e perguntar depois - e agora, deve ficar em pior posição para conseguir o devido licenciamento.


Olympus desiste das câmaras fotográficas



Marcando o fim de uma era, a Olympus anunciou que irá abandonar o segmento das câmaras fotográficas. Sendo uma das empresas veteranas nesta área, no mercado há mais de 80 anos, a Olympus aponta para o Covid-19 como tendo sido a "gota de água" que tornou insustentável a sua presença neste sector. Um sector altamente competitivo que não olha para a tradição como motivo de facilitismo, com a Kodak a também já ter sentido isso na pele.

Agora, à semelhança do que aconteceu com outros fabricantes / marcas, a única hipótese é se surgir algum outro fabricante interessado em capitalizar o peso dessa tradição, e aventurar-se a lançar novos produtos usando a marca Olympus como chamariz, como tem acontecido com Nokia, Kodak, Polaroid, Vaio, etc.


Apple vai dar acesso ao chip U1 de localização



O chip de localização ultrawideband U1 nos iPhones mais recentes tem estado praticamente sem uso (em grande parte devido ao não lançamento das AirTags de localização devido ao caso com a Tile - que potencialmente poderá ficar resolvido com a abertura do acesso à rede Find My a terceiros) mas isso poderá mudar com a chegada do iOS 14.

A Apple vai permitir o acesso às funcionalidades deste chip, que permite ter uma percepção com maior precisão do posicionamento espacial de outros equipamentos; permitindo saber exactamente onde outros iPhones ou iPads estão em relação uns aos outros, ou de tags compatíveis. No futuro, poderá permitir coisas como, apontar um iPhone para um HomePod ou Apple TV, para ter controlo sobre aquele equipamento específico, ou muitas outras coisas.


OnePlus Nord será o modelo económico?



Parece que foi revelado o nome da próxima gama económica da OnePlus, e que em vez da designação OnePlus "Lite / Z" que tem sido avançada, poderá ser OnePlus Nord. Uma designação que parece quebrar com a tradição da marca de usar números ou letras individuais - mas que, nesta fase, é tão credível quanto qualquer outro rumor que possa surgir.

O que interessa mesmo, muito mais que o nome que a OnePlus lhe decidir atribuir, é o preço que irá ter. :)


Xiaomi lança Mi Calendar na Play Store



Continuando o processo de separação das apps do sistema, a Xiaomi passa a disponibilizar a sua app Mi Calendar também através da Play Store, o que permite que sejam feitas actualizações de forma mais frequente sem ficar dependente de uma actualização de sistema.

A Xiaomi já tinha feito o mesmo com o seu Mint launcher, o Mi File Manager, e outros; e esta é uma medida que muito bem poderia ser copiada por todos os fabricantes. Esta é uma das áreas em que a Apple poderia aprender, já que continua a manter a maioria das suas apps principais presas a actualizações do sistema.


Apple pode lançar iPhone 12 em Setembro



Depois das informações que diziam que a produção dos iPhone 12 deste ano estaria atrasado devido aos constrangimentos causados pelo Covid-19, surgem novas indicações que dizem que os fornecedores da Apple terão conseguido recuperar os atrasos e possibilitar a manutenção das datas planeadas. Ou seja, volta a ser possível que a Apple faça a apresentação e lançamento do iPhone 12 em Setembro.

Os anteriores relatos falavam de atrasos que podiam atirar o lançamento dos iPhone 12 para Outubro ou Novembro; embora continue a haver a possibilidade da Apple fazer um lançamento faseado dos vários modelos esperados dos iPhone 12. De resto, é também referido (novamente) que este ano marcará o fim da inclusão de auriculares com os iPhones, que permitirá à Apple poupar mais uns euros e simultaneamente promover a venda de AirPods.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)