2020/07/06

Notícias do dia

Os CTT estão a usar particulares para entregas; recupera o botão direito do rato no Chrome com o Enable Right-Click; Finger on the App desafiou utilizadores a manterem dedo no smartphone; autoridades fazem razia entre criminosos na rede Encrochat; FaceApp garante que não é risco para a privacidade; os 6 níveis de segurança dos data centers da Google; e ainda o misterioso John Smith e as compras abandonadas nas lojas online.

Antes de passarmos às notícias, temos novo gadget da semana para oferecer: uma pen USB Kingstick de 64GB.

Google vai reduzir consumo de energia do Chrome



A Google está a preparar uma actualização para o Chrome que segue o exemplo do Safari em termos de limitar o uso de CPU pelas páginas abertas em background, e que poderá representar em até mais duas horas de autonomia num portátil.

Não há motivo para que a maioria das páginas web em background necessitem de fazer processamento intensivo, e é precisamente isso que está a ser testado no Chrome 85, com uma opção que limita o uso dado ao CPU, reduzindo a frequência dos pedidos de processamento para apenas uma vez por minuto. Uma táctica já utilizada pelo Safari e que lhe dá vantagem em termos de autonomia face ao Chrome. Nos testes, as melhorias foram dos 30 aos 120 minutos.


Índia quer acesso ao código fonte e algoritmos das lojas online



Na Índia tem-se assistido a uma "guerra digital", que já levou à proibição de uma série de apps chinesas incluindo o TikTok e WeChat, e agora descobre-se que o país também quer ter um maior controlo sobre outras áreas na web, incluindo querer saber exactamente o que se esconde por trás das lojas online, pedindo o acesso ao código fonte e algoritmos que sejam utilizados para promover ou sugerir artigos.

Não sei até que ponto um país - mesmo a Índia - estará habilitado a fazer auditoria a este tipo de sistemas; mas o simples facto de ser exigido esse acesso poderá fazer com que as empresas "auto-magicamente" passem a evitar práticas que pudessem consideradas dúbias. Seria bom se esta exigência, se vier a ser implementada, pudesse ser um passo no sentido de promover o open-source em termos globais.


Rocket Lab não resistiu ao 13º lançamento



Após onze lançamentos consecutivos bem sucedidos, a superstição do 13º lançamento fez-se sentir na Rocket Labs, com o seu foguete a ter problemas alguns minutos após o lançamento, impossibilitando que atingisse a órbita.

Esta missão, com o nome "Pics Or It Didn’t Happen" transportava diversos satélites de observação terrestre, com o principal a ser um satélite da Canon com múltiplas câmaras de alta resolução, a par de cinco satélites SuperDove da Planet, também destinados a captar imagens do nosso planeta a partir de órbita.




LinkedIn e Reddit prometem parar de espiar clipboard no iOS



Com o iOS 14 a denunciar as apps que acedem à área de transferência, muitas das que foram apanhadas nessas práticas apressam-se a dizer que isso estava a ser causado por bugs e que irão corrigir isso em breve. É esse o caso da app do LinkedIn e também do Reddit, sendo que neste último caso era explicado como sendo um sistema para ver se o utilizador tinha uma endereço URL no clipboard - mas não que isso sirva de desculpa, já que a sugestão poderia ser feita após os utilizadores fazerem o "paste" do endereço.

Resta ainda o TikTok, que também está no grupo de apps que monitoriza continuamente a área de transferência... e muito mais.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




3 comentários: