2020/11/09

Notícias do dia

Tarifário Lycamobile em Portugal vs Espanha e França revelam o panorama nacional; Endomondo encerra no final de 2020; Androids mais antigos perdem acesso a sites HTTPS em 2021; empresa britânica forçada a mudar de nome por causar vulnerabilidade em sites; postos de carregamento rápido da Galp/Nissan entram em funcionamento; Bugatti apresenta Bolide para bater recordes; NASA volta a comunicar com a Voyager 2; Superior Tribunal Brasileiro atacado por ransomware; Google Photos vai limitar efeitos a subscritores do Google One; e Netflix vai lançar canal linear tradicional em França.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo que te pode valer selfie stick BlitzWolf BW-BS10.

Actualização beta do OnePlus 8 pode limpar dados aos utilizadores

A OnePlus decidiu voltar a relembrar aos utilizadores os riscos de se aderir ao programa beta, com uma actualização que pode fazer com que os smartphones façam um reset de fábrica e elimine todos os seus dados.

A causa deste problema torna-o ainda mais caricato, pois acontece a alguns utilizadores que em vez de receberam a desejada versão beta estão a receber a versão estável, que leva à eliminação de todos os dados. Mas os utilizadores que ainda não tiverem reiniciado o smartphone poderão corrigir a situação instalando uma app KeepData criada pela OnePlus - embora, a OnePlus recomende que se faça um backup por via das dúvidas, algo que qualquer utilizador de qualquer smartphone, esteja a usar uma versão beta ou não, deverá também fazer regularmente.


Internet Explorer é o browser menos "vulnerável"

A obsolescência do Internet Explorer deu-lhe uma curiosa vantagem face aos outros browsers. De acordo com esta página que contabiliza as vulnerabilidades 0-day nos diversos browsers, o IE é actualmente o browser com menos vulnerabilidades a serem exploradas.

Na primeira posição temos o Safari com 7 falhas; seguido pelo Chrome e Firefox com 6 e 5 respectivamente; e só depois o IE com 4 vulnerabilidades 0-day. Não que isso deva servir como justificativo para usarem o IE - longe disso - mas não deixa de ser um resultado curioso, seguramente devido ao facto dos demais browsers serem alvos bastante mais apetecíveis para os hackers.


Desafio de hacking na China derrota Windows 10, Android e iOS

Mesmo a propósito de hacking, o desafio Tianfy Cup, o maior na China, revelou falhas em praticamente todos os sistemas actuais, incluindo o Windows 10, Chrome, iOS 14, Android, Ubuntu, Firefox, Safari, além de sistemas de virtualização, PDFs, e firmware de routers TP-Link e Asus.

A equipa da Qihoo 360, com o longo nome de "360 Enterprise Security and Government and (ESG) Vulnerability Research Institute" destacou-se entre as 15 equipas a concurso, conseguindo vencer dois terços dos desafios e amealhando cerca de 625 mil euros do total de prémios de 1 milhão de euros. As vulnerabilidades descobertas foram todas reveladas às respectivas empresas, para que fizessem as devidas correcções.


Pfizer diz ter vacina Covid-19 com 90% de eficácia

Com o cenário de Covid-19 completamente descontrolado, eis que finalmente começam a surgir boas notícias. A Pfizer diz que a vacina Covid-19 que tem estado a desenvolver já passou a 3ª fase de testes e demonstrou ter uma eficácia de 90%.

Os resultados são ainda baseados em dados preliminares e que ainda terão que ser validados pelos resultados finais, mas foram determinados por um comité externo independente, o que é bastante melhor do que simplesmente confiar na palavra da própria empresa. Considerando o rumo que as coisas têm levado, temendo-se que os hospitais entrem em ruptura completa nas próximas semanas, esperemos que a vacina possa vir a tempo de salvar vidas e acelerar o regresso à normalidade, depois de quase um ano em que todas as actividades sociais que se consideravam "normais", passaram a ser uma memória de outros tempos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)