2021/05/24

Notícias do dia

Twitch lança secção de piscinas, praias e jacuzzis; Lycamobile com 20GB por €10; Teste Mariana despoleta campanhas divertidas; Nvidia expande restrições de criptomoedas às RTX 3080, 3070 e 3060 Ti; Ford revela F-150 Lightning eléctrica; HomePods com Apple Music "lossless" após actualização; detecção de fugas e corte de água no Home Assistant; YouTube com direito a mostrar publicidade em todos os vídeos; e clientes do ransomware DarkSide queixam-se de terem sido enganados.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um par de carregadores Amoner com 3 portas USB.

Noruega obriga Tesla a pagar por redução da capacidade das baterias

Têm sido vários os fabricantes de automóveis eléctricos que têm reduzido a capacidade da bateria e velocidades de carregamento depois de terem sido detectados alguns incidentes "explosivos", mas na Noruega isso não passou sem resposta. Os tribunais condenaram a Tesla a pagar mais de 18 mil euros a cada condutor com um dos Models S produzidos entre 2013 e 2015 e que foram afectados negativamente por uma actualização feita pela Tesla em 2019.
Estes condutores queixam-se que a actualização reduziu significativamente a autonomia do seu veículo e, como a Tesla não se dignou a aparecer na audiência, o Tribunal deu razão aos queixosos. Se a Tesla não apresentar recurso, e sendo estimado que existem cerca de 10 mil Teslas afectados por esta actualização no país, o valor da indemnização pode ascender a 180 milhões de euros. Uns trocos que a Tesla poderá pagar facilmente com um pequeno tweet de Elon Musk a falar bem das Dogecoin ou qualquer outra criptomoeda.


oneNav vai criar chips GPS mais precisos

A oneNav vai criar uma nova geração de chips capazes de tirar partido da nova frequência L5 dos GPS para obter localização com muito maior precisão. A frequência adicional L5 dos satélites Galileo vai permitir obter sinais de localização com maior precisão, mesmo quando se está no meio de uma cidade, onde habitualmente os sinais reflectidos pelos prédios podem dificultar essa tarefa.

Um dos fundadores desta empresa já tem tradição nesta área, tendo sido um dos responsáveis que contribuiu para que os receptores GPS pudessem ser integrados nos smartphones e dispositivos mais compactos (criou a SnapTrack, que em 2000 foi comprada pela Qualcomm por mil milhões de dólares (em acções).


Easter egg da Xbox original revelado após 20 anos

Uma pessoa que trabalhou na Xbox original achou que estava na altura de revelar um easter egg que permaneceu escondido ao longo de quase duas décadas - e que provavelmente assim permaneceria para sempre.

Para o activar é necessário fazer o rip de um CD áudio e dar-lhe o nome "Timmyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy!" (preenchendo "y" até ao máximo de tamanho permitido, e trocando o último y pelo !) Depois disso, um salto aos Settings - System Info mostrará o nome dos developers que trabalharam no dashboard da consola da Microsoft.




BTS bate recorde de visualizações no YouTube

O grupo K-pop BTS bateu um novo recorde no YouTube, com o seu vídeo Butter a ter atingido 113 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas e a conseguir ter chegado aos 3.9 milhões de visualizações em simultâneo.

O anterior recorde já pertencia a esta banda, com o single "Dynamite" de 2020 a ter amealhado 101 milhões de visualizações nas primeiras 24 horas.




Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro vídeo a ter sido colocado no YouTube é um vídeo de 18 segundos chamado "Me at the zoo", criado por Jawed Karim (um dos fundadores do YouTube) e publicado no dia 24 de Abril de 2005. Já foi visto 167 milhões de vezes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)