2021/10/11

Notícias do dia

Tesla revela novo chassis com baterias na abertura da Gigafactory Berlim; Google Chrome recupera "Google Reader" com feeds RSS na página inicial; autonomia do iPhone 13 Pro de 120Hz supera iPhone 13 normal; rover Perseverance confirma lago pré-histórico em Marte; Apple recorre da "vitória" sobre a Epic; Tesla quer vender modo FSD a outros fabricantes; e startup "soluciona" tempos de espera nos serviços telefónicos inundando-os com chamadas.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana que desta vez te pode valer um muito prático cubo de tomadas múltiplas com USB.

Leak do Twitch revela streamers milionários

O Twitch foi recentemente alvo de hackers que revelaram o seu código fonte e informação sobre os pagamentos efectuados aos streamers, revelando aqueles que têm recebido milhões da plataforma.

Desde final de 2019, existem 81 streamers que receberam mais de 1 milhão de dólares, com o top 5 a ter recebido mais de 5 milhões cada - isto apenas de pagamentos directos do Twitch, sem contar com outros patrocínios e pagamentos que possam ter. Mas claro, é preciso não esquecer todos os outros milhões de streamers que não recebem nada, ou do risco a que se sujeitam, de que uma simples palavra errada lhes possa valer uma suspensão ou expulsão da plataforma.


Instagram vai recomendar pausas aos adolescentes

Depois de todas as técnicas implementadas para fazer com que os utilizadores passassem o máximo de tempo possível nas suas apps, o Facebook diz que vai implementar um sistema que recomenda aos adolescentes que façam uma pausa do Instagram. e que também tentará recomendar que vejam outros conteúdos se for detectado que estão a ver conteúdos potencialmente prejudiciais.

Dá que pensar, se o Facebook / Instagram sabe que conteúdos são prejudiciais (e sabe, pois também faz questão de apresentar conteúdos que gerem polémica no feed do FB, como forma de manter os utilizadores mais tempo por lá), porque é que sequer permite que esses conteúdos sejam apresentados a menores e adolescentes.


Boeing Starliner adiado para 2022

As ambições espaciais da Boeing e NASA voltam a sofrer um atraso, com a indicação de que o próximo voo de teste (ainda sem tripulação) do Boeing Starliner fica adiado para 2022.

O Boeing Starliner deveria ter feito um voo em Agosto, mas o lançamento foi cancelado devido a problemas com válvulas de controlo dos propulsores detectados durante a contagem final. Um problema que está a ser mais demorado de resolver do que se previa, devido à dificuldade de acesso a esses componentes. O único voo do Starliner até ao espaço foi feito em 2019, mas na altura tendo falhado em chegar até à ISS. Por outras palavras, a SpaceX fica com certeza quase assegurada de continuar a fornecer o serviço de ida e volta até à ISS durante mais um ano (pelo menos) até que a NASA tenha alternativas norte-americanas.

Microsoft considera "direito à reparação" nos Surface e Xbox

São cada vez mais os produtos que se vão tornando em peças de "usar e deitar fora", sem possibilidade de qualquer reparação ou actualização de hardware, mas a Microsoft diz que está receptiva às iniciativas "right to repair" que defendem o direito à reparação, para os seus Surface e Xbox.

No entanto, por agora é algo que se resume apenas a uma demonstração de boa vontade, sem qualquer medida concreta, sendo necessário aguardar até ao final do próximo ano (2022) para que eventualmente se possam começar a ver resultados práticos. Ainda assim, é sempre melhor isto do que ter uma empresa a dizer desde logo que nem sequer está a considerar isso, fazendo com que produtos perfeitamente utilizáveis se possam tornar pisa-papéis ao fim de alguns anos, apenas porque não é possível trocar umas memórias flash gastas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O Tesla Model 3 superou a marca do 1 milhão de unidades vendidas no primeiro semestre de 2021, tornando-o no primeiro automóvel 100% eléctrico a fazê-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)