2021/11/08

Notícias do dia

Speedtest em 5G pode gastar mais de 1 GB de dados; SwiftKey com copy-paste entre Android e Windows; WhatsApp na web sem smartphone ligado; Forza Horizon 5 mostra potência da Xbox Series X; Pixel 6 não carrega a 30 W e está a fazer chamadas aleatórias para contactos; e YouTuber cria um Tesla com atrelado solar para autonomia "ilimitada".

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana que te pode valer um versátil M5StickC Plus ESP32.

Google acusada de abrandar publicidade em páginas não-AMP

O AMP da Google tem sido muito criticado por querer moldar a web à vontade da Google, e agora surgem novas acusações que mostram ao ponto a que a Google poderá chegar para forçar a sua utilização.

A Google tem tentado que muitos sites adoptem o AMP prometendo maior velocidade e maiores receitas na publicidade, mas aquilo que realmente parece estar a fazer é abrandar propositadamente o carregamento de publicidade nas páginas não-AMP, resultando em receitas reduzidas. Algumas investigações dizem que a Google está a aplicar um atraso de 1 segundo na publicidade quando é apresentada numa página normal, face à mesma publicidade apresentada numa página AMP.

Assim não há dúvida que é fácil ter páginas rápidas... amarrando um peso à perna dos concorrentes.


Google Assistant com leitura de sites facilitada

Quem tiver por hábito utilizar a função de leitura de páginas do Google Assistant, vai pode usar a funcionalidade sem necessidade do habitual comando de voz "read it".

Uma actualização faz com que essa capacidade passe a ser apresentada num botão na parte inferior do ecrã, a par da funcionalidade Lens, dando-lhe mais visibilidade e facilitando o seu acesso sem que seja necessário falar.


Netflix enfrenta processos de difamação

A aposta da Netflix em documentários está a ter um efeito secundário pouco simpático, com a empresa a enfrentar uma série de processos de difamação por parte de alguns dos visados que não apreciam a forma como têm sido retratados em programas como: Making a Murderer, Filthy Rich, When They See Us, e outros.

A Netflix tem-se defendendo dizendo que apenas tem o papel de distribuidora - que, à partida, lhe deveria dar protecção contra estes casos - mas os tribunais parecem não concordar com isso, dizendo que a Netflix teve papel mais activo na sua produção.


FBI revela ataque falhado de drone a central eléctrica

O FBI e a Homeland Security revelam uma tentativa de ataque de um drone a uma central eléctrica na Pennsylvania, levando um cabo de cobre pendurado com o objectivo de tentar provocar um curto-circuito.

O ataque não foi bem sucedido, com o drone a ter caído num edifício antes de atingir o seu objectivo; mas demonstra como existe um enorme potencial para "ataques" usando material improvisado. De resto, há que relembrar que nem sequer seria necessário usar um drone ou chegar perto de uma estação. Não faltam milhares de quilómetros de linhas de alta-tensão desprotegidas, onde facilmente qualquer pessoa com intenções nefastas poderá usar um drone ou outro método para lançar um cabo sobre as linhas e obter o mesmo efeito.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro carro vendido comercialmente a ter direcção assistida foi o Chrysler Imperial de 1951. No entanto seriam precisas muitas décadas até que este sistema se tornasse comum nos segmentos mais económicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)