2022/07/11

Notícias do dia

Avisos de incêndio via SMS continuam a ser um caos em Portugal; Elon Musk tenta escapar à compra do Twitter; CPUs Intel Alder Lake com lentidão no Chrome e Edge; o volante by-wire da Toyota; como funcionam as catenárias dos comboios; Europa investiga codec AV1 por "prejudicar concorrência"; e grelhadores Weber forçados a deixar usar apps e peças não oficiais.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete para rato XL RGB.

WhatsApp expande reacções a todos os emoji

O WhatsApp foi um dos últimos serviços a adicionar reacções às mensagens, mas quer agora recuperar o tempo perdido.

Depois de ter disponibilizado as 6 reacções básicas habituais, o WhatsApp está agora a expandir o uso das reacções a qualquer emoji que se deseje. Isto abre todo um novo conjunto de possibilidades, e que simplificam coisas como votações ou sugestões.

As novas reacções expandidas já começaram a ser disponibilizadas no WhatsApp para Android e iOS.




MS desbloqueia macros no Office

A Microsoft está a pôr a cabeças dos utilizadores e administradores de sistemas a andar à roda. Depois de ter começado a bloquear todas as macros nos documentos do Office como forma de aumentar a segurança, decidiu recuar e voltar a permitir a sua activação (em resultado das críticas recebidas) - mas sem ter feito qualquer anúncio da medida, apanhando de surpresa os responsáveis das empresas.

No entanto, volta a frisar que este recuo é temporário, e que a sua intenção é mesmo bloquear todas as macros nos documentos, a não ser que sejam expressamente activadas e aceites pelos utilizadores. Penso que o essencial será arranjar forma de permitir que documentos de confiança possam executar macros e scripts sem chatear os utilizadores de forma excessiva de cada vez que são abertos.


Documentos da Uber revelam tácticas abusivas


A Uber enfrenta nova polémica. Foram revelados milhares de documentos e conversas abrangendo o período de 2013 a 2017, naquilo que está a ser designado por "Uber Files", e onde são descritas as formas que a empresa usou para entrar no mercado global, incluindo através de pressões e favores políticos, e que nalguns casos envolvem as mais altas figuras políticas de diversos países. Os documentos também demonstram que a Uber insistia em gerar polémica, mesmo quando sabia estar a operar ilegalmente, e usando os actos de violência contra os seus condutores como forma de pressionar diversos governos a legalizar a sua actividade.

A resposta da Uber é a de insistir que agora está numa nova fase, sob a gestão do CEO Dara Khosrowshahi, depois da saída do polémico fundador Travis Kalanick em 2017, tendo passado de uma era de "confrontação" para uma era de "colaboração".



Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro satélite geoestacionário foi o Syncom 3 lançado em Agosto de 1964. Apesar de ser um satélite experimental e pesar apenas 39 kg, permitiu a transmissão em directo dos Jogos Olímpicos de Tóquio nesse mesmo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)