2012/05/31

Asus Prepara Tablet Dual-Boot Windows 8/Android?


A Asus não pára de "brincar" com o público sobre o que estará a preparar para apresentar na Computex já na próxima semana, e num dos seus últimos "teaser" vídeos, parece ter finalmente revelado o que está para chegar: um tablet com Windows 8 e Android.

Sabendo-se o quanto a Asus é fã dos produtos "transformistas" e que se adaptem às necessidades dos utilizadores, esta proposta não seria descabida - nem tão pouco seria a primeira vez que a Asus faz este tipo de experiências. Já no passado nos mostrou protótipos dual-boot, que no entanto depois não se concretizaram (talvez por pressão por parte da Microsoft?).

Pelo que, o mais curioso será saber se as coisas terão mudado assim tanto, para que a MS agora passe a permitir este "casamento" de sistemas operativos concorrentes.



[via androidpit]

Apresentação Nokia Lumia e Pureview em Portugal

A Nokia apresentou hoje oficialmente em Lisboa dois novos Windows Phone, o Lumia 900 e o 610 - relembro que os Lumia 800 e 710 já foram alvo de análise aqui no Aberto até de Madrugada - e também do Pureview. Como seria de esperar, tratou-se de um evento que não podíamos perder, e uma vez mais, agradeço a disponibilidade do incansável Luis Costa, a quem passo a palavra.




A apresentação teve lugar no Hotel Pestana, mais precisamente na Casa do Lago. Luís Peixe, da Nokia Portugal, começou por enquadrar a sessão, fazendo referência aos prémios que os equipamentos Nokia têm recebido, e salientando o crescimento que a plataforma Windows Phone teve no espaço de apenas um ano - período em que a Nokia lançou quatro novos equipamentos.


De seguida, o gestor de produto fez uma breve apresentação dos 3 novos equipamentos, Lumia 900 e 610 (assentes na plataforma Windows Phone) e Pureview 808 (Symbian Belle).


Por fim seguiu-se o fotógrafo Joel Santos que transmitiu aos presentes a sua experiência com o Pureview 808. Esta participação, face a informação fornecida ,foi sem dúvida de valor acrescentado. Revelou-se uma excelente opção.


Findas as apresentações, os convidados dirigiram-se para o jardim onde os aguardavam os equipamentos e um conjunto de animadores muito simpáticos.


Como não podia deixar de ser, fiz uma breve ronda pelos 3 equipamentos. Em cima o Lumia 900 e 610.


Nokia 808 Pureview. na imagem à direita podem ver o menu de definições "mágicas" para fotografia.


Desta vez, não deixei passar a oportunidade. Testei o browser, e curiosamente o IE quando em modo mobile, parece não gostar muito do cabeçalho do blog... (algo a rever quando começarmos a ter muitos visitantes com Windows Phones! :)

Infelizmente, o tempo não foi muito para poder explorar as potencialidades da câmara do PureView, que será certamente o equipamento que maior curiosidade causará, mas... esperemos que em breve possa por cá aparecer numa análise mais completa.


O Nokia Lumia 900 chegará às lojas na segunda semana de junho, em branco, azul e preto, e custará 599,90 euros (preço livre de operador).
O Nokia Lumia 610 representa uma das opções mais acessíveis para a entrada de gama nos Windows Phone, ficando disponível em preto, azul, magenta e branco, e com um preço de venda (livre) de 279,9 euros.
Quanto ao 808 PureView com a sua câmara que envergonha todos os outros, vai ter um preço de 649,90 euros (também livre de operador).


Notícias do Dia

Temos promocodes para uma app irresistível para os fãs do Flickr (e que foi feita em Portugal); o Flipboard  para Android já está disponível em versão beta para quem o quiser experimentar nos seus tablets e smartphones; vimos um smartphone que está preparado para detectar radiação; os novos Chromebooks e Chrome OS, agora mais próximo de um OS "normal"; quais as reais vantagens - se as há - dos sistemas de pagamento Wireless; e também como controlar o consumo de dados feito por cada App no vosso iPhone ou iPad.

E já de seguida, as notícias do dia, que hoje são dominadas pelo Google, Google, e mais Google:



iPhone também Fica Caro nos EUA


Porque é recorrente a comparação de preços entre equipamentos e smartphones nos EUA e na Europa, muitas pessoas continuam a achar que é chocante que nos EUA se possa ter um iPhone 4S por $199 dólares, um iPhone 4 por $99, ou até um iPhone 3GS gratuito!


Mas, o que se passa é que esses preços são conseguidos apenas com contratos de permanência (normalmente de 24 meses), sendo que também por cá se conseguem preços mais baixos - mesmo se, ao se fazerem as contas face ao custo inicial e as mensalidades que por cá são pedidas, por cá se fique quase sempre a perder.


Para ajudar a desmistificar esta situação, temos o caso do primeiro operador "pré-pago" a oferecer iPhones nos EUA.

Neste caso, vemos que este operador "oferece" o iPhone 4S de 16GB por $499, e o iPhone 4 por $399. Preços que se poderão dizer mais equivalentes aos nossos (embora mesmo assim, por cá se pague 629€ por um iPhone 4S...)

Para além disso, este operador pré-pago nos EUA cobra depois uma mensalidade de $55 dólares, com voz, mensagens e dados "ilimitados" (e onde também, à semelhança do que se faz por cá, esse "ilimitado" corresponde a 2.3GB de dados mensais.)

Portanto... embora em comparação câmbial directa ainda continuemos a pagar 50% mais por um iPhone cá do que nos EUA (e vamos ignorar por momentos os ordenados médios nos EUA para saber o quanto representam $500 dólares para um americano e os 600€ para um português)... resta-nos a consolação de que também por lá se paga "caro" por um iPhone que não esteja preso a um contrato de uma operadora.

Os Pagamentos "Wireless"


Vivemos numa altura em que não posso deixar de achar caricato a aparente insistência em querer reiventar-se a roda... e muito vezes propondo substituí-la por uma "roda quadrada" que mais parece fazer-nos andar para trás.

Neste caso refiro-me aos inúmeros sistemas de pagamento que nos prometem libertar dos tradicionais cartões de crédito/débito, dando uso a coisas como o "milagroso" NFC.

A minha questão é apenas: será realmente mais simples, prático, vantajoso, ou eficaz, utilizar um smartphone como pseudo-substituto de um cartão; tendo em conta que na maioria das vezes esse pagamento "simplificado" vem acompanhado da introdução de um código PIN, ou outros métodos de validação?

(Actualização: temos o caso de África onde os telemóveis estão a ser usados como dinheiro dispensando NFC e comunicações de dados.)

Nem vou entrar pela área da gestão de múltiplos cartões, que seria igualmente fértil campo de discussão... refiro-me apenas ao processo normal de pagamento numa qualquer caixa. Vamos também ignorar o facto de existirem vários sistemas propostos, e assumir que o pagamento não obrigaria a que o cliente tivesse que instalar uma "app específica" para todo e cada posto de venda, ou tivesse que se andar a chatear com verificações de compatibilidade para saber se o seu smartphone serviria para pagar aqui ou acolá.

É que... para todos os efeitos, o processo parece-me não poupar nenhum passo relativamente a um cartão convencional.

1) Pegar no smartphone
2) Passar/encostar o smartphone ao leitor
3) validar a operação com um código PIN (ou outro)

Actualmente:
1) Pegar no cartão
2) passar no leitor
3) Validar a operação

Qual então a vantagem "prática" para os clientes pagadores? E novamente ignorando que com a actual geração de smartphones, muito provavelmente não poderia fazer compras a partir de meio da tarde ou à noite... pois arriscam-se a já estar sem bateria...


A quererem inovar a forma como se fazem pagamentos, então que façam algo que realmente simplifique a vida aos utilizadores, e não que seja apenas "mais do mesmo" apenas sob o disfarce da modernidade de um "NFC" ou outro sistema sem fios.

Senão... arriscam-se apenas a demonstrar que aquilo que realmente lhes interessa é passarem a ter (ou continuarem a ter) a tão desejada percentagem da comissão sobre o pagamento, e que rende milhares de milhões a estas empresas de pagamentos. (Veja-se a vontade do Paypal dar o salto para as lojas físicas... e pelo menos tendo tido a sensatez de dispensar o NFC e tornar o sistema compatível com os comuns leitores de códigos de barra.)


Galaxy S3 LTE com 2GB de RAM mas sem Quad-Core


Já temos falado repetidamente das limitações a que alguns processadores obrigam, ao não estar preparados para funcionarem com os actuais chips 4G/LTE, e que fazem com que os mesmos modelos de smartphones tenham que ter CPUs diferentes consoante sejam versões 3G ou 4G.

Aliás, isso é algo a que nem o mais recente Galaxy S3 da Samsung escapa, e que nas suas variantes com 4G, vai adoptar um CPU Snapdragon S4 "apenas" dual-core a 1.5Ghz, em vez do Exynos quad-core da Samsung a 1.4Ghz... mas com memória duplicada, passando a contar com 2GB de Ram.

Vai ser interessante ver comparativos do desempenho em circunstâncias reais (abrir páginas web, etc.) destas duas variantes do SGS3... e ver também até que ponto, e em que circunstâncias, é que realmente se tira proveito de um CPU quad-core num smartphone.

FlickrBoard para iPhone


Chegou hoje à App Store uma App que todos os fãs da fotografia e utilizadores do Flickr não vão querer perder: o FlickrBoard. (não confundir com o Flipboard! :)

Uma App na qual tive o prazer de colaborar como "beta tester", e que como tal me dá um prazer especial ver chegar a esta fase de lançamento.


Como se poderá deduzir pelo nome, este FlickrBoard é uma app destinada a utilizadors do Flickr, mas que oferece funcionalidades únicas que não existem nas muitas outras Apps que existem na App Store. De certo modo, podemos dizer que este FlickrBoard é vocacionada para aqueles fotógrafos que pretendem tornar o Flickr numa experiência mais social.

Com o FlickrBoard, podem seguir os vossos fotógrafos favoritos, e ver todas as suas fotos numa "timeline" (e claro, tendo acesso também a todas as informações sobre cada foto). E como não há coisa pior do que nem reparar que alguém comentou nas vossas fotos (ou naquelas que mais vos interessam), esta App permite que rapidamente se vejam os comentários que ainda não leram.

Também simples é o processo de partilha das vossas fotos favoritas, via email ou twitter (e brevemente também via Facebook.)

Estas são apenas algumas das muitas funcionalidades, desta App que se destina tanto a fotógrafos... como a todos os que sejam apreciadores da fotografia e queiram manter os seus fotógrafos favoritos no Flickr "debaixo de olho". A Flickrboard está disponível na App Store por apenas 0.79€... Mas, tenho uma última surpresa para vos dar: temos três promocodes do FlickrBoard para vos oferecer.

Para isso, têm apenas que aqui deixar um comentário a dizer o quanto esta App vos pode ser útil... e os 3 promocodes serão sorteados entre todos os comentários feitos até às 18h 24h de hoje.

 (Não se esqueçam de responder identificados com email de contacto, ou deixarem forma de contacto no próprio comentário.)

Flipboard beta para Android já Disponível

Demorou um pouco, mas a versão beta do Flipboard - que até ao momento era um exclusivo apenas para o Galaxy S3 da Samsung - já está disponível oficialmente para download por todos os que a quiserem experimentar.


Para agora ainda há algumas limitações, como não funcionar ainda em modo horizontal  e certamente alguns bugs que serão corrigidos a curto prazo antes do lançamento da sua versão final no Google Play. Mas, não há dúvida que este Flipboard irá trazer ao Android o "prazer" de desfolhar notícias que os utilizadores iOS já bem conhecem (e fazer com que as outras Apps do género tenham que se empenhar em melhorar os seus produtos :)

Para quem a quiser experimentar, pode utilizar este link para fazer o download do ficheiro de instalação.


[via no Apps do Android]

SoftBank Pantone - um Smartphone que detecta Radiação



Se é certo que me tenho queixado que poucos acessórios mais parecem haver que possam ser incluídos nos nossos fieis companheiros de bolso que dão pelo nome de smartphones; por outro lado não nos podemos esquecer que do outro lado do mundo os nossos colegas nipónicos não deixam que isso interfira com as suas criações.

Pelo menos no caso deste SoftBank Pantone 5 107SH, nenhum outro smartphone poderá competir... pois conta com um detector de radiação incluido.

Quando se pressiona o botão bem proeminente e que chama automaticamente a App respectiva, o sistema faz uma leitura, dando um resultado após 10 segundos. (A SoftBank diz que o resultado tem uma precisão de 20% e que não deverá ser usado para situações críticas.)

Não posso dizer que seja o tipo de "extra" que me faria decidir por um smartphone... mas por outro lado, é daqueles extras que todos esperarão nunca ver dar resultados positivos!

Controla o Consumo de Dados por App no iPhone


No final do ano passado falei-vos de uma App que me ajudou a controlar o consumo de dados no iPhone, o My Data Manager. Uma App que se revelou bastante útil para detectas situações "anormais" de consumos excessivos sem explicação, mas que na sua mais recente versão passou a oferecer uma funcionalidade ainda mais interessante e que vos poderá fazer reconsiderar a sua utilização (caso não tivessem ficado convencidos anteriormente).

É que agora, este My Data Manager (link para App Store) permite identificar quais as Apps responsáveis pelo consumo de dados e discriminar o tráfego que cada uma utiliza!


Sim, passa a ser possível ver quantos dados utilizou cada App, e assim perceber que App (ou Apps) são responsáveis pelo excesso de tráfego - assim como detectar quais os serviços que continuam a gastar dados via 3G mesmo quando têm uma rede WiFi disponível...

Para além disso, a apresentação da App foi remodelada, com um ecrã principal que dá um resumo de forma bem mais legível sobre o volume de dados já utilizado e quanto resta até ao final do período, assim como gráficos retocados (e que incluem também uma visualização em mapa geográfico para analisarmos em que locais gastamos mais dados.)

Tal como já tinha referido anteriormente, esta App usa o serviço de geolocalização para conseguir estar a monitorizar o consumo de dados, e tem dois modos de operação: um modo "aproximado" e outro "detalhado", este último oferecendo maior precisão no controlo dos dados, mas também tendo impacto mais significativo na autonomia.

De qualquer forma é uma App obrigatória (e sendo gratuita, não há desculpa para não a ter! :)

2012/05/30

O Custo de Verificar todos os Vídeos do YouTube



Segundo os auto-proclamados paladinos dos direitos de autor, sites como o YouTube deveriam ser responsabilizados por todos os uploads feitos pelos seus utilizadores. Uma vez que os sistemas automáticos são falíveis, a única solução verdadeiramente eficaz seria pré-visualizar e aprovar cada vídeo enviado, individualmente, após verificação por alguém qualificado, e cuja decisão sobre se o vídeo constitui ou não infracção dos direitos de autor seja final... ou seja, um juiz!

Considerando que um site como o YouTube actualmente recebe 72h de vídeo a cada minuto; houve alguém que se divertiu a fazer algumas contas, chegando à conclusão que tal tarefa iria dar emprego a quase 200 mil juízes.

O que, multiplicando pelo ordenado médio de um juiz na Califórnia se traduziria em meros $36.8 mil milhões de dólares por ano!

Felizmente... algo que (não) estaria dentro das possibilidades económicas do Google, que no ano passado teve lucros receitas de 37.9 mil milhões de dólares... e ainda ficava com 1.1 mil milhões de troco...

Absurdo, claro. Mas que para aquelas entidades que só vêem cifrões à frente, poderá ajudar a ter uma perspectiva de alguns dos requisitos e pedidos ridículos que por vezes se lembram de fazer.

Injecções a Jacto sem Agulhas


Parece que o futuro da medicina está prestes a livrar-se de um dos mais odiados objectos que continuam a aterrorizar milhões de pessoas em todo o mundo: as agulhas.

Usando um sistema de injecção a jacto, investigadores do MIT criaram um sistema que permite injectar líquidos (e não só) no corpo sem necessidade de recorrer a agulhas. Utilizando um micro-pistão magnético, o sistema consegue criar pressões elevadas - e de velocidade quase super-sónica - capaz de romper a superfície da pele; para logo de seguida administrar o medicamento a pressões inferiores que permitam a sua absorção eficazmente. É precisamente esta possibilidade de controlo que separa este sistema dos demais sistemas "a jacto", e que permite que o mesmo possa ser regulado para ser utilizado, por exemplo, em crianças.

Um sistema que dispense as agulhas seria altamente benéfico não só para todas pessoas que tenham que se injectar regularmente (como os diabéticos e outros), como também para todos os profissionais de saúde - já que se estima que anualmente existam centenas de milhares de casos em que pessoas se picam acidentalmente com as malfadadas agulhas.

Esperemos que seja algo que rapidamente possa chegar aos centros de saúde em todo o mundo!

Novo Chrome OS e ChromeBooks

Sinceramente, tenho que confessar que por esta altura o Chrome OS já fosse um grande sucesso... mas, mesmo parecendo ter passado para projecto de "segundo plano" do Google, atrás do Android e do próprio Chrome, eis que o Google vem relembrar que o Chrome OS continua vivo e cada vez melhor.

Para acompanhar a chegada do novo Chromebook e da primeira Chromebox (que nos chegam da Samsung), com novos CPUs e aceleração gráfica por hardware que parecem deixar para trás as críticas de lentidão e falta de potência dos primeiros Chromebooks, chega também uma nova versão do Chrome OS (19).


O Google chegou à conclusão de que seria melhor utilizar um interface idêntico ao de OS convencional, e passa a permitir maior controlo sobre a movimentação e redimensionamento das janelas (incluindo novos modos "full-screen" e de janelas sem "barra de endereço" que muito facilmente passarão por apps "nativas").

Para além de mais funcionalidades em modo offline, o Google oferece também uma versão revista do Chrome Remote Desktop Beta, que permitirá aceder remotamente a um PC Mac ou Windows a partir do Chrome OS. (Considerando que um Chromebook demora 7 ou 8 segundo a ficar pronto a funcionar após um boot... poderá tornar-se no companheiro ideal para trabalho remoto no computador de casa.)

Infelizmente, continuo a achar que com um preço na ordem dos $500, este Chromebook continuará a ser pouco atractivo face às alternativas existentes: desde os portáteis "normais", aos ultrabooks que começam a chegar a preços cada vez mais baixos; e obviamente sem esquecer tablets e "transformers" que quando equipados com um Chrome para Android decente... tornarão esta escolha ainda mais complicada.

Notícias do Dia

Alegadas peças do novo iPhone 5 parecem dar credibilidade à teoria do ecrã esticado, assim como outras alterações; em Espanha já se testa a circulação de comboios rodoviários com automóveis que dispensam a atenção do condutor; Sergey Brin já passou os óculos do Google a um apresentador de televisão durante uma entrevista; a apresentação do Galaxy S3 no nosso país, e também a sua chegada aos Nexus graças ao CM9.

E já a seguir, as sempre actualizadas notícias do dia:



Twitter Melhora o Desempenho com Regresso aos Servidores


Quem se dedica a programação para a web certamente saberá as "dores de cabeça" que acompanham a criação de um site que funcione de forma adequada e que não faça os utilizadores desesperarem com longos tempos de espera. Uma situação que se torna exponencialmente mais complicada quando se tratam de serviços com milhões de utilizadores, como o Google, Facebook, ou Twitter.

Na contínua busca pelo máximo desempenho, o Twitter tomou agora uma decisão curiosa, passando a depender mais dos seus servidores em vez de - como até aqui - empurrar esse processamento para o browser dos utilizadores.

Não é segredo que muitas das páginas web destes serviços são na realidade autênticas "web apps" que estão a ser executadas nos browsers, e que permitem o grau de interactividade e dinamismo a que estamos habituados. No entanto, isso faz com que inicialmente seja necessário transferir grandes blocos de código que depois têm que ser interpretados e executados pelo browser.

No caso do Twitter, o atraso que isto representava até que o primeiro tweet fosse visível na página era demasiado, e por isso optaram por outra solução: para além de optimizarem a forma como os seus blocos javascript são enviados para o browser do cliente; a primeira página que é apresentada ao utilizador é processada do lado do servidor.

Desta forma, essa primeira apresentação é feita de forma muito mais rápida (5x mais rápida segundo o twitter), dando tempo para que posteriormente o processo volte a ficar a cargo dos pedidos feitos via javascript.

No fundo trata-se de optimizar ao máximo um site onde "cada segundo" conta, não sendo caso isolado: também o Google utiliza vários sistemas para resolver este mesmo problema (por exemplo, ao abrirem o Gmail, e este demorar demasiado tempo, surgirá uma mensagem a perguntar se querem optar por uma versão do Gmail mais simplificada - e em tempos chegou a haver também uma funcionalidade que apresentava uma versão "de texto" básica da vossa inbox enquanto o site era carregado, algo bem semelhante ao que o Twitter agora implementou.)

Passa numa Loja da Nokia e Ganha um Lumia 610

Se tens confiança na tua originalidade criativa e queres fazer render os teus dotes artísticos, a Nokia está a oferecer um Lumia 610 a quem tirar a fotografia mais original numa loja da Nokia.

Habilite-se a ganhar uma das mais recentes novidades da Nokia: um Nokia Lumia 610, disponível em Portugal desde o dia 28 de maio. O desafio é simples: basta tirar a fotografia mais original numa loja Nokia e enviá-la para passatempos.nokia@pt.wunderman.com . A fotografia mais criativa, recebida até ao dia 31 de maio, ganha um Nokia Lumia 610.

Se tiverem um loja por perto, não custa nada tentar. :)

Sergey Brin já "Emprestou" os Óculos do Google


Parece que o desenvolvimento dos óculos Project Glass do Google continua a avançar a bom ritmo. Pelo menos, já chegou a um ponto em que Sergey Brin se sente confiante em deixar que outra pessoa espreitasse pelo óculos.

No entanto, ainda não sabemos que tipo de interface ele terá de momento, uma vez que este empréstimo foi apenas momentâneo, e para mostrar uma simples fotografia (Sergey Brin deixou bem claro para que o apresentador não tocasse no touchpad existente nos óculos).

Mas, mesmo perante as fortes luzes do estúdio, ficamos a saber que  a imagem apresentada pelos óculos era  de "alta qualidade". Algo que certamente apenas servirá para nos deixar ainda mais curiosos e com vontade de espreitar estes óculos por nós mesmos! :)

Sergey Brin diz que estes óculos são ainda um protótipo bastante "tosco", e que tem esperança que uma versão comercializável possa ficar disponível durante o próximo ano - embora sem dar certezas.

Uma coisa é certa... assim que este aparelho sair para a rua... arrisco-me a dizer que será o início de uma nova era no capítulo da interacção homem-máquina (e que, no mínimo, irá fazer com que muitas pessoas passem a vida de cabeça e olhos baixados a olhar para os ecrãs dos seus smartphones e tablets.)





Teclado Solar Logitech para Mac, iPad e iPhone



Já estamos habituados aos teclados solares da Logitech, e este novo Wireless Solar Keyboard K760 surge precisamente na continuidade do anterior K750, mas agora contando com conectividade Bluetooth e capacidade fácil de comutação entre diversos equipamentos.


Desta forma, podem ter o teclado ligado em simultâneo a três dispositivos diferente, e alternar entre eles com um simples clique sem necessidade de fazer uma nova ligação. Isso torna-o adequado para os utilizadores que procurem um teclado para usar com os seus Macs, iPads e/ou iPhones.

 
O Logitech Wireless Solar Keyboard K760 conta com as teclas específicas para Mac, incluindo o Command, Brightness, Eject entre outras. E sendo solar, já se sabe que ficamos livres de preocupações com pilhas ou recarregamentos (o teclado carrega-se com qualquer tipo de luz, dentro de casa ou ao ar livre). Quando carregado na totalidade, este teclado tem uma autonomia para três meses de utilização, baseado numa média de utilização de 8 horas por dia.

O Logitech Wireless Solar Keyboard K760, chegará ao mercado europeu em meados de Julho de 2012, com um P.V.P de aproximadamente €79.99.

Comboio de Veículos "Sem Condutor" já Circula em Espanha


O projecto europeu SARTRE, que visa possibilitar a criação de comboios de veículos que podem seguir automaticamente um veículo líder sem intervenção do condutor, já concluiu o primeiro teste em estradas públicas em Espanha.

Os responsáveis por este teste circularam centenas de quilómetros, estudando o impacto que o espaçamento entre os veículos poderia ter (entre 5 e 15m, e a velocidades superiores a 80Km/h).

Com um sistema deste tipo, aumenta-se a segurança, diminuem-se os congestionamentos, e claro... possibilita-se que numa viagem de várias horas, o condutor possa realizar outras tarefas. Faltará apenas saber se, ao ritmo que os automóveis verdadeiramente autónomos (como os do Google) estão a evoluir... se este passo intermédio de carros "em comboio" não correrá o risco de se tornar obsoleto antes sequer de ter possibilidade de chegar ao mercado?

Galaxy S3 chega ao Google Nexus via CM9


Se têm um Galaxy Nexus mas gostavam mesmo era de ter um Galaxy S3 (daqueles que já foram apresentados cá em Portugal) então a comunidade dá-vos uma ajuda...
Enquanto não é possível fazer o upgrade de um CPU single-core para um quad-core por via de software, pelo menos podem fazer com que o vosso Nexus seja o mais parecido possível com o Galaxy S3 a nível de software.

Com este pack Galaxy S3 Add-on para o CyanogenMod9, o vosso Nexus passará a contar com os wallpapers, icons, TouchWiz, e até o S Voice que podem encontrar o novo smartphone da Samsung.

Como sempre... apenas recomendado para quem se sinta perfeitamente à vontade com alteração de firmwares e afins.

2012/05/29

Peças do iPhone 5 Revelam Alterações


Não será difícil imaginar o quanto muitas pessoas andarão "desesperadas" para saber como irá ser o novo iPhone da Apple. E, embora nestas coisas nunca nada seja certo até ao dia de lançamento, o surgimento de umas tampas traseiras e de um chassis (com esquemas e tudo)poderão ser sinal do que estará para vir.

Entre as coisas que se poderão descobrir por estas imagens, temos novas tampas traseiras, maioritariamente em metal (fala-se que poderão fazer parte de um novo sistema de antenas?) e que poderão ser mais finas, disponibilizando mais algumas décimas de milímetro para o valioso espaço interno. Pode ver-se também um pequeno orifício entre a câmara e o flash (talvez para reposicionar o segundo microfone "anti-ruido" que actualmente está no topo do iPhone, ou então um que permitirá melhor qualidade de sonora quando se grava vídeo).


Está também presente a novo ficha mini-dock mais pequena, alteração da grelha das colunas e microfone, e... alteração mais radical: a mudança da ficha dos headphones do topo para a parte inferior do iPhone.

A verificar-se, vai ser uma alteração que obrigará a virar o iPhone ao contrário para muitos utilizadores... (embora, como não use habitualmente headphones, ainda não tenho opinião formada sobre a melhor localização desta ficha num smartphone... Digam-me vocês. :)


Embora a tampa traseira pudesse fazer pensar que aquele design significasse um ecrã "sem margens" que lhe fosse simétrico no outro lado, a tampa frontal parece indicar que ainda não vai ser desta. No entanto, dá credibilidade à teoria do esticamento do ecrã, com um ecrã mais alto mas mantendo a largura actual.

Permanece também o botão "home" físico na parte inferior, enquanto que na parte superior a câmara FaceTime parece ter passado do lado do auscultador para o centro, acima dele. Quanto ao SIM, parece que continuará a ser o micro-SIM actual (talvez devido à indecisão que vai adiando o formato "nano-SIM").


... Uma vez mais, volto a dizer que parece chegada ao fim a época dos melhoramentos revolucionários, passando apenas a haver "meras" evoluções, que vão limando uns ou outros pormenores. A ser assim, o campo das novidades passará a recair cada vez mais sobre o software - algo semelhante ao que a Samsung também já fez com o novo Galaxy S3 - pelo que, parece-me que a bola ficará agora no campo do novo iOS 6 e do que a Apple estiver a preparar (esperarão eles encher "os olhos" dos fãs com os novos mapas 3D do iOS 6).

Seja como for... o melhor é não ter expectativas demasiado elevadas. Afinal... há ainda tanta coisa básica que falta à Apple fazer (não ser possível ver as fotos que estão no iCloud no próprio iCloud é um desses casos... assim como o ridículo que é ligar um iPhone a um PC via USB, e descobrir uma dezenas de pastas com nomes crípticos, e obrigando a pesquisar em todas elas para descobrir quais as últimas fotografias que tiramos.

Portanto... vamos lá ver se pelo menos resolvem todas estas coisas básicas... que já deixariam muitas pessoas satisfeitas.

Apresentação Samsung Galaxy S3

A Samsung já apresentou no nosso país o seu novo topo de gama, o muito aguardado Samsung Galaxy S3. Como não podia deixar de ser, o Aberto até de Madrugada não faltou à chamada, cabendo ao nosso incansável Luis Costa, possuidor de um Galaxy S e um dos grandes responsáveis pelo Apps do Android, o papel de enviado especial a este evento.



Decorreu hoje na Box Arena do Pavilhão Atlântico a apresentação em Portugal  do novo Samsung Galaxy S3.

Actualização: análise ao Galaxy S3 já disponível.



Notícias do Dia

A análise a um tablet Android low-cost que agrega um conjunto de argumentos interessante com preço inferior a 200€ (e vem com Android 4.0); um curioso manequim que facilitará o posicionamento de modelos digitais; uma bateria com estruturas 3D que promete maior capacidade e tempos de recarga mais rápidos; uma câmara de ultra-alta-definição que não se fica pela resolução elevada e leva o framerate a níveis igualmente elevados.

E... como não podiamos ficar só por aqui, seguem-se as notícias do dia:


Caixa Mágica 18 já Disponível

Já está disponível para download a nova versão da popular distribuição nacional Linux, Caixa Mágica 18.

Disponível em versões de 32 e 64 bits em quatro variantes diferentes (Gnome, KDE, LXDE e Servidor), esta nova versão da Caixa Mágica torna-se mais atractiva para quem não goste estar continuamente a reinstalar as mais recentes versões, já que é uma LTS (Long Term Support) com a garantia de actualizações de segurança durante os próximos 5 anos.


Entre os principais destaques, encontramos:

  • Kernel 3.2.0 (a versão 32 bits trás um kernel PAE, excepto a versão LXDE que é não-PAE para evitar problemas com equipamentos muito antigos); 
  • Gnome 3.4.1 / KDE 4.8.2
  • LibreOffice 3.5.3; 
  • Firefox 12; 
  • Chromium 18.0.1025.168; 
  • Nova versão do software do cartão de Cidadão Português (para 32 e 64 bits); 

Podem descarregar a Caixa Mágica 18 aqui.

PirateBay Prepara "Baile" de IPs em Resposta ao Bloqueio dos ISPs

Concorde-se ou não com a atitude, por vezes exagerada, dos responsávei do The Pirate Bay face a quem continuamente os tente silenciar, o que é certo é que mais uma vez fica demonstrado a total ineficácia de medidas como as que recentemente têm sido impostas em vários países, forçando os ISP a bloquear o acesso ao PirateBay.

É que, caso esses senhores não saibam, um dos requisitos fundamentais aquando da criação da nossa "internet", era precisamente a sua capacidade de resistir a todo o tipo de ataques, e permitir a circulação de dados. Daí que, não tenha demorado muito para que o PirateBay rapidamente disponibilizasse um IP alternativo, que "dá a volta" ao IP bloqueado por esses ISPs, permitindo o acesso por quem o desejar.

Claro que, novamente as entidades "anti-partilha" Holandesas (BREIN) voltaram à carga, exigindo o bloqueio deste novo IP. Pedido que no entanto foi recusado pelos ISPs, que assim obrigará a nova ronda nos tribunais para adicionar este IP à lista de bloqueio... Questão que não preocupa o site The Pirate Bay, já que dizem ter centenas de IPs à espera, para ir utilizando sucessivamente a cada nova tentativa de bloquear o acesso.

Esperemos que não sejam necessário chegar ao fim dos IPs disponíveis, para que finalmente se chegue à conclusão que a melhor arma conta a "pirataria" não é persegui-la... mas sim torná-la desnecessária.

Manequim Interactivo 3D


Muitos artistas já estarão familiarizados com os pequenos manequins de maderia que servem de base para estudar poses... mas numa altura em que muitos artistas usam as ferramentas digitais como forma principal de trabalho, também esses manequins se estão a modernizar.

Este Qumarion da Quma conta com 32 sensores nas suas 16 articulações, que permitem transmitir os dados instantaneamente para um PC (a 120fps) e assim facilitar a animação de personagens digitais.

Um manequim que se torna ainda mais atractivo quando se descobre que a sua gama de movimentos vai bem para além das de um manequim convencional, permitindo poses bastante criativas (e dramáticas).


Igualmente "dramático" será o preço... já que o pacote do manequim e do software vai custar cerca de $750 dólares, o que o deixa fora do alcance de muitos entusiastas que bem apreciariam algo deste tipo para acelerar os seus comics e filmes de animação CGI.





[via gizmodo]