2016/09/26

Notícias do dia

Uber e Cabify serão legalizados até ao final do ano; os discos dourados da Voyager vão ser replicados por projecto no Kickstarter; a Terra está a perder oxigénio e ainda não se sabe porquê; o Snapchat revela os seus óculos Spectacles; o Photomath já consegue resolver equações escritas à mão; e temos mais um estudo que concluir que a disponibilização de alternativas legais é a melhor de combater a pirataria.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de responder à última pergunta que te poderá valer uma Lua LED para iluminar as tuas noites (enquanto lês o Aberto até de Madrugada. :)

Vendas do iPhone 7 estão acima (e abaixo) do esperado



Com a Apple a não ter disponibilizado as vendas do primeiro fim-de-semana (como costumava fazer) cabe aos analistas fazerem as estimativas sobre o desempenho dos novos iPhones 7. Segundo a KGI, o iPhone 7 Plus está a vender mais do que se esperava, em parte ajudado pelo que aconteceu com o Galaxy Note 7, que poderá ter feito alguns potenciais clientes optarem pelo iPhone; mas em contrapartida, o iPhone 7 estará a ter vendas abaixo das obtidas pelo 6S - algo em linha com o que a própria Apple já tinha previsto.

Saberemos quando a Apple revelar os seus resultados, e onde se verá o impacto que a margem de lucro mais reduzida e menor volume de vendas terá naquela que é a sua maior fonte de receitas: o iPhone.


Amesterdão prepara frota de barcos autónomos



Amesterdão é conhecida pelos seus canais (e não só) e em breve poderá acrescentar uma frota de mini-barcos robot à lista, já a partir do próximo ano. Estes mini barcos poderão transportar carga e pessoas de forma autónoma, bastando indicar o destino pretendido - e tendo também a particularidade de se poderem interligar uns aos outros para criar pontes flutuantes temporárias.

O maior desafio, como sempre neste tipo de coisas, será estes pequenos barcos autónomos aprenderem a lidar com as restantes embarcações controladas por humanos; mas vamos esperar que as coisas sejam mais civilizadas nos canais do que normalmente são nas estradas. :)


Projecto Loon da Google conseguiu manter um balão sobre o Perú durante 98 dias



A ideia de que um balão (não dirigível) não se poderia manter dentro de uma área alvo está a ser desmistificada pela Google, sendo que um dos seus balões já se conseguiu manter sobre o Perú durante quase 100 dias; e o segredo é... a inteligência artificial.

A Google está a deixar que seja uma inteligência artificial a tomar o controlo dos seus balões, e os resultados têm sido impressionantes, conseguindo obter melhores resultados do que qualquer controlador humano, e até encontrando as melhores "tácticas" para se manter no sítio pretendido (quando não é possível, deixa-se desviar um pouco mais, para apanhar outras correntes que o tragam de volta para onde deveria estar.)

São quase 100 dias a navegar ao sabor do vento... sem sair do sítio! :)


Primeiro helicóptero a energia solar já voou


Depois do "helicóptero a pedais" temos agora novo momento marcante para a Histórico da aviação: o voo do primeiro helicóptero a energia solar (com capacidade para transportar uma pessoa). Com mais alguns anos de desenvolvimento se calhar poderá vir a tornar desnecessário os balões da Google de que falamos agora mesmo; se bem que, em termos de eficiência, me pareça melhor opção os drones do Facebook.




Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)