2017/01/09

Notícias do dia

O iPhone faz 10 anos; canal no Twitch coloca dois Google Home a falarem um com o outro; uma espectacular foto que nos mostra a Terra e a Lua vistas de Marte; o LEGO Boost vai ensinar as crianças a programar, brincando; dicas de como fazer um suporte para tablet com 2 garfos e transformar um lápis num stylus para tablet; os Tesla têm um modo especial para "arrumadores"; e reportagem de TV sobre compra acidental via Alexa origina centenas de compras "por voz" na Amazon.

Fiquem com as notícias de hoje, e preparem-se, pois amanhã regressam os nossos passatempos semanais.

Protótipo do iPhone mantinha interface e click wheel do iPod



O iPhone foi revelado há 10 anos e é fácil esquecer como eram as coisas antes dele aparecer, mas é preciso também ter em conta que o iPhone não apareceu "por magia". Foram muitas as experiências e testes que viriam a definir o seu futuro, incluindo as experiências falhadas, como é o caso de um protótipo que apostaria na continuidade e evolução do sistema já utilizado nos iPods: a click wheel.

Hoje em dia tornar-se-á quase desesperante imaginar como poderiam ter sido (ou não ter sido) as coisas caso a Apple tivesse optado por lançar um iPhone com base no mesmo sistema do iPod... mas ainda bem que não foi o caso.

Como li algures na internet, não se chegaria à invenção da lâmpada melhorando e refinando continuamente o desenvolvimento das velas .




Smartphone Nokia 6 prestes a chegar ao mercado


Os smartphones Nokia preparam-se para regressar, mas agora são equipamentos produzidos pela HMD Global e onde a marca é apenas "emprestada". Este Nokia 6 é um smartphone Android com ecrã Full HD de 5.5", Snapdragon 430, 4GB+64GB, bateria de 3000mAh e corpo em alumínio.

No entanto, ou a HMD ou a Nokia estão com esperanças que a marca faça atrair interessados... pois na China este smartphone vai custar 230 euros, o que o deixa num patamar onde não faltam alternativas de muitas outras marcas, com características superiores (ou modelos equivalentes a modelos bem mais simpáticos.) Vamos lá ver se este regresso da "Nokia" não se ficará pelas boas intenções....


ARM faz parceria com Xilinx para acelerar adopção dos chips de 7nm



Os chips ARM são os que mais têm feito mexer o sector depois da "estagnação" dos chips desktop da Intel, e parece que a ARM não quer dar tempo à Intel para respirar, fazendo uma parceria com a Xilinx - fabricante das versáteis FPGA (chips programáveis que podem ser reconfigurados para "o que se quiser") - para acelerar o desenvolvimento e produção de chips com tecnologia de 7nm.

... Se a Intel não se cuida, será que ainda nos arriscaremos a ver os chips ARM conquistarem o domínio também nos desktops?


Nissan propõe carros autónomos com condutores remotos à disposição



Criar um automóvel autónomo capaz de lidar com a infinidade de situações com que se pode deparar no mundo real é algo que muitos dizem ser impossível, e por isso a Nissan opta por assumir isso logo de início e arranjar uma solução bem conhecida: utilizar condutores humanos... mas remotamente.

A ideia é a de que os carros serão capazes de funcionar autonomamente durante a maior parte do tempo, mas quando surgir alguma situação inesperada, haverá condutores humanos que poderão lidar com o problema e controlar o carro à distância, dando as devidas indicações para que prossiga com a viagem em segurança. Parece-me uma opção bastante realista para o primeiro período de transição para os carros autónomos... até eventualmente se chegar ao ponto em que mesmo estes tele-condutores deixem de ser necessários (ou passem a maior parte do tempo sem serem necessários.)


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)