2017/05/22

Notícias do dia

O ransomware WannaCry já pode ser descodificado no Windows 7 e outros; o ExtraTorrent encerra definitivamente; o Windows 10 S não terá acesso aos Linux na Windows Store; os bitcoin passam os $2000; a Canon procura alguém para procurar histórias pelo mundo durante 1 ano (com tudo pago); a Apple acaba com período gratuito do Apple Music nalguns países; e o Patreon já tem 1 milhão de pessoas que pagam mensalmente a criadores.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que esta semana temos três spinners para oferecer, e que também se podem habilitar a ganhar um de três livros da FCA - e não se esqueçam que é já este sábado que teremos mais um dos nossos habituais meetings mensais.

Amazon quer abrir supermercados Amazon Go na Europa



Supermercados sem caixas de pagamento e sem filas; é isso que a Amazon imagina para o futuro com as suas lojas Amazon Go, e que agora parecem estar em vias de chegarem à Europa.

A concretizarem-se estas intenções, será de imaginar que a Amazon encontrou forma de lidar com os problemas que já foi detectando durante as fases de testes, de coisas como diferenciar correctamente entre produtos muito parecidos, ou a reposição de produtos fora do local correcto. A ideia é interessante... mas a imprevisibilidade das pessoas será certamente uma grande "dor-de-cabeça" para estes sistemas.


Novo ransomware XData poderá ser ainda mais perigoso que o WannaCry



O mundo ainda está em recuperação da vaga mundial do WannaCry, mas os especialistas alertam já para a possibilidade de um novo ransomware poder vir a fazer ainda mais estragos. Na Ucrânia este XData já infectou cerca de três vezes mais computadores que o WannaCry, e embora ainda não se saiba se será penas um ataque localizado, teme-se que o mesmo possa infectar o resto do mundo na mesma proporção.

Por agora também ainda não se sabe qual a forma de propagação deste ransomware, pelo que importa manter todos os cuidados contra este tipo de ataques - e o s backups sempre actualizados.


Maiores torres eólicas entram em funcionamento no Reino Unido



É bom ver o mundo continuar no sentido de apostar nas energia renováveis, e no Reino Unido o seu mais recente parque de torres eólicas na baía de Liverpool já começou a gerar energia. Tratam-se das maiores turbinas eólicas do mundo, com pás com 80m de comprimento e torres com quase 200 metros de altura.


Pelo que é dito, é a primeira instalação comercial a dar uso a turbinas de 8MW, e onde cada rotação das suas hélices é suficiente para gerar energia suficiente para manter uma casa durante 29 horas.


Tesla continuará a dar carregamentos gratuitos... se tiveres amigos com Teslas



Os carregamentos gratuitos nos postos Supercharger da Tesla eram um ponto "simpático" para quem comprasse um dos seus automóveis - uma simpatia que a empresa anunciou que iria terminar no final do ano passado, passando a disponibilizar apenas 400kWh por ano. Agora, a Tesla reconsiderou, e encontrou nova forma de manter carregamentos gratuitos ilimitados... através de amigos com Tesla.

Cada possuidor de um Tesla com carregamentos gratuitos ilimitados vai receber 5 códigos que permitirão atribuir essas mesmas condições a novos compradores de Teslas. Estes mesmos  utilizadores não têm sequer que se preocupar em poupar os códigos, pois terão acesso a carregamentos gratuitos mesmo que comprem outro Tesla no futuro...


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)