2018/02/12

Notícias do dia

França impõe idade mínima de 15 anos para aceder às redes sociais; já temos o VLC 3.0 disponível com suporte para vídeo 8K; vimos como criar plantas no Home Assistant com Floorplan; telescópio apanha Tesla Roadster a caminho de Marte; surto de roubo de jantes deixa carros "apeados" no Porto; BMW bate recorde de drift com reabastecimento em movimento; Amazon patenteia bracelete de tracking para funcionários nos armazéns; e ainda espreitamos um Winamp completamente funcional em javascript no browser.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não se esqueçam que esta semana temos para oferecer três exemplares do livro Python da FCA, escolhido por votação do público.

Google processada por cobrar tráfego WiFi no Project Fi



Ficam irritados por o tráfego que é contabilizado pelo vosso smartphone nunca bater certo com aquele que é contabilizado pelo operador? Pois bem, pior que isso seria vermos a conta a incluir dados usados via WiFi como parece estar a acontecer a alguns utilizadores do Project Fi da Google.

O Project Fi usa uma rede móvel virtual da Google, mas entre o processo de usar qualquer rede de qualquer operador para permitir as comunicações sem chatices, parece existir uma qualquer falha que por vezes também contabiliza o tráfego WiFi, apresentando a conta como se fossem dados móveis. Esperemos que não seja algo que os nossos operadores queiram replicar (se bem que, há uns anos, também tive um caso em que me surgiu um consumo de dados anormalmente elevado durante a noite, enquanto o smartphone deveria ter rede WiFi - sendo que supostamente não deveria fazer tais downloads automáticos via 3G/4G devido ao seu tamanho!)


Apple vendeu 8 milhões de Apple Watch num trimestre - mais que todos os fabricantes Suíços combinados




Pode argumentar-se que são segmentos completamente diferentes, mas a Apple parece já ter conseguido ascender ao topo de fabricante de relógios a nível mundial por conta do seu Apple Watch. Só no último trimestre de 2017 a Apple vendeu 8 milhões de Apple Watches, mais que todos os fabricantes de relógios Suíços (incluindo a Rolex, Omega, e até a Swatch).

Isto torna-se ainda mais marcante quando se considera que o sector dos smartwatches tem estado bastante estagnado do lado da plataforma Android... Pelo que parece que o problema não será haver falta de mercado para smarwatches (mesmo que sejam caros), mas sim falta de capacidade dos fabricantes em replicarem o sucesso da Apple.


Windows 10 ganha emparelhamento Bluetooth simplificado



Ninguém gosta de perder tempo a mergulhar em menus de configuração para descobrir como se pode ligar a um dispositivo Bluetooth e, após todos estes anos, a Microsoft parece ter finalmente decidido que era tempo de simplificar a vida aos utilizadores. O Windows 10 vai ganhar um novo sistema de ligação a equipamentos Bluetooth, fazendo surgir uma notificação sempre que for detectado um dispositivo que possa pertencer ao utilizar.

Se tudo funcionar como é suposto, ligar um rato ou teclado BT a um computador ou tablet com Windows 10 será tão simples quanto clicar no botão de "connect" que surge nessa notificação.


Sites governamentais infectados com script de criptomoedas via plugin



Se precisavam de mais um motivo para usarem um adblocker com capacidade para bloquear os scripts de geração de criptomoedas, eis que tivemos mais uma vaga de ataques deste tipo, que desta vez conseguiu infectar milhares de sites, incluindo sites governamentais.

Relembrando que os hackers são especialistas em se aproveitarem do "elo mais fraco", a vertente de ataque foi um plugin popular (Browsealoud) que facilita a leitura das páginas para visitantes invisuais. Ao adulterarem o código do plugin, os atacantes conseguiram injectar o script de geração de Monero da Coinhive em todos os sites que usassem o Browsealoud.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)