2018/11/05

Notícias do dia

Huawei Mate 20 Pro com problemas nos ecrãs OLED da LG; a autonomia dos smartphones está a piorar; DJI lança simulador de voo de drones; OnePlus explica ausência do LED de notificações, ecrã always-on e IP68 no OnePlus 6T; Apple estagna nas vendas mas continua a aumentar lucros; analisamos o carregamento rápido SuperCharge do Huawei Mate 20 Pro; a evolução dos preços dos iPhones ao longo dos anos; e ainda o peso da tradição que afecta o Windows 10 por culpa das suas origens.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já está a terminar o passatempo para novo gadget da semana, desta vez com a oferta de um módulo de tomada inteligente Alfawise.

iPhone 5G só para 2020 e com chips da Intel



Se muitos fabricantes já vão anunciando smartphones compatíveis com 5G para o início do próximo ano, no caso dos iPhones com 5G isso deverá acontecer apenas para o final de 2020 - e usando exclusivamente chips da Intel.

O litígio entre a Apple e Qualcomm levaram a corte total de relações comerciais, com a Apple a procurar fornecedores alternativos para as funções onde habitualmente recorria à Qualcomm. A Intel foi um dos beneficiados por isso, passando a fornecer os chips de comunicação e, se tudo correr bem, poderá ser o fornecedor exclusivo da Apple em 2020. Mas para que isso aconteça, a Intel terá que demonstrar que o seu chip 5G está à altura do que é pretendido pela Apple (a versão de testes desse chip parece ter problemas de sobreaquecimento e consumo excessivo de energia). E como nestas coisas nunca convém ficar dependente de um único fornecedor, a Apple poderá recorrer à MediaTek como backup.


Intel revela novos Xeon Cascade Lake com 48-cores e 12 canais de memória




A Intel tem sentido a pressão da AMD no segmento dos servidores, e reforça a sua linha com novos CPUs Xeon, tanto na gama de entrada como na de topo. Para quem não se preocupar com o orçamento, temos um novo Xeon Cascade Lake AP (Advanced Performance) com até 48-cores e 12 canais de memória DDR4. Neste momento ainda não se sabe se a Intel manterá o hyper-threading neste chip, ou se o irá remover como tem feito nos seus Intel Core. Depois, temos os mais económicos Xeon E-1200 (Coffee Lake) com 6c/12t, e que na prática são chips Core alterados para suportar memória ECC e chipsets orientados para servidores.

Vamos lá ver se estes Xeon serão suficientes para evitar a fuga para os CPUs AMD Epyc... ou se será necessário que a Intel faça propostas mais tentadoras.


Amazon com envios gratuitos sem limite mínimo... nos EUA



A Amazon já começou a preparar a chegada da época de Natal / Black Frida / Cyber Monday com a oferta de envio gratuito para todas as encomendas, sem limite mínimo de valor - mas infelizmente, só nos EUA. Normalmente, o envio gratuito nos EUA só fica disponível para encomendas acima dos $25, mas a Amazon não quer que isso se torne num impedimento para quem lá quisesse comprar coisas mais baratas.

... Contrastando com isso, por cá, mesmo quem se digna a pagar pelo serviço Amazon Prime na Amazon Espanha, continua a ter que pagar portes para as coisas mais baratas - e ainda tendo que lidar com a questão de alguns produtos não poderem ser enviados para Portugal.


Hubble apanha "smiley" galáctico



O velhinho Hubble tem superado todas as expectativas e continua a captar espantosas imagens do Universo profundo, e agora apanhou uma caricata imagem que nos mostra um verdadeiro sorriso galáctico. Tendo duas galáxias como "olhos", e uma terceira que completa o sorriso - que surge curvada por acção da distorção gravítica de algum elemento no seu percurso de milhares de anos até chegar até nós - é mais um exemplo de tudo o que ainda há por descobrir.

... Esperemos que o facto de ter sido um sorriso e não um smiley triste possa servir de inspiração para que por cá também se comece a dar mais importância às coisas positivas e abandonar as coisas negativas. Custaria assim tanto compreender que só temos um único planeta, e que não deveria ser assim tão complicado criar uma sociedade que respeitasse a Terra e todos os cidadãos que por cá andam à boleia?


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)