2018/12/17

Notícias do dia

O Samsung Galaxy Fold dobrável poderá custar entre 1600 a 1800 euros; vimos as passwords mais populares de 2018; Nvidia cria rostos inventados com base noutros rostos com aspecto natural; lâmpadas Philips Hue já guardam estado após falha de electricidade; nas promoções de luxo para este Natal temos o Pocophone F1 a €266; a discussão do Artigo 13 e Artigo 11 passa para 2019; já está publicada a nossa análise ao Huawei Mate 20 Pro; Porsche e BMW mostram carregamento a 450kW; Museu Nacional do Brasil volta à vida no Street View; a descoberta que o YouTube detecta e visita links mostrados nos vídeos mesmo que sejam privados; automóveis autónomos enfrentam a ira de condutores humanos; e a “Mother of All Demos” mostrou o futuro dos computadores há 50 anos.

Antes de passarmos às notícias, relembro que continua a decorrer o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas que hoje está a oferecer um livro Porto e Douro Panorâmico da Lidel.

França avança com taxa sobre gigantes tecnológicos já no início de 2019



Depois de ter dito que iria esperar até Março para tentar encontrar um consenso com a UE, a França diz que irá avançar com uma taxa GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon) que será aplicada sobre as grandes empresas tecnológicas. O objectivo será aproximar as empresas tecnológicas do nível de impostos que as empresas tradicionais pagam.

... Suspeito que não vá servir de muito, se publicamente exigem o pagamento de taxas sobre os lucros, enquanto nos bastidores permitem que essas mesmas empresas canalizem os lucros para os "paraísos fiscais" onde podem escapar a esses pagamentos.


Fechaduras, #hashtags e computação do séc. XIX no Pixels Camp 2019



A terceira edição do Pixels Camp vai regressão ao Pavilhão Carlos Lopes de 21 a 23 de Março de 2019, e já começaram a ser revelados alguns dos oradores convidados.

Repetindo uma sessão de grande sucesso de um "passado distante", teremos Walter Belger, presidente da "Open Organisation of Lockpickers" que irá assustar a audiência ao revelar que não há fechaduras seguras; e também podermos escutar Chris Messina, o inventor das hashtags do Twitter, criador do Google Developers, e muito mais; e ainda John Graham-Cumming, CTO da Cloudflare, e que tem estado a tentar construir a o Analytical Engine idealizado por Charles Babbage através do Plan 28.


Top 10 das apps mais lucrativas na App Store já conta com 5 apps chinesas



Embora a app da Netflix continue a estar na primeira posição com relativa margem de segurança, não deixará de ser bastante esclarecedor que metade das apps mais lucrativas da App Store neste ano de 2018 sejam apps chinesas.
  • Netflix — $790.2 milhões
  • Tencent Video — $490.0 milhões
  • Tinder — $462.2 milhões
  • iQiyi — $420.5 milhões
  • Kwai (Kuaishou) — $264.5 milhões
  • YouTube — $244.2 milhões
  • Pandora — $225.7 milhões
  • Youku — $192.9 milhões
  • QQ — $159.7 milhões
  • Hulu — $132.6 milhões
Só por curiosidade... isto tudo somado dá o valor de 3.39 mil milhões de dólares - e não esquecer que estamos a falar apenas da App Store.


Facebook Messenger ganha novos modos de câmara



Depois de ter sido remodelado para ficar mais simples de utilizar, eis que começam novamente a chegar novas funcionalidades ao Messenger do Facebook, desta vez com foco na câmara. O Messenger passa a contar com vídeos Boomerang (em loop), modo de realidade aumentada com stickers, e um modo Selfie que desfoca o plano de fundo.

O modo de realidade aumentada permite que os utilizadores "arrastem" um sticker para o mundo real, procurado incentivar a sua utilização nas fotos. Estes novos modos deverão começar a chegar aos utilizadores iOS e Android a partir de hoje.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





1 comentário:

  1. E mais um dia em que as "curtas do dia" são todas também bombásticas e fantásticas. :)

    ResponderEliminar