2019/07/22

Notícias do dia

TVI utiliza Fogos.pt sem atribuição para notícias de incêndios; Xiaomi faz teardown do Mi A3 mas esquece-se de referir ecrã; Google Doodle celebra 50 anos da Apollo 11; Chrome 76 fecha a porta à detecção do modo incógnito; cadeado "inviolável" aberto em 15 segundos; estrada N304 considerada a melhor para conduzir; ZF quer manter caixa de velocidades relevante nos automóveis eléctricos; Whosintown mostra por onde andam os utilizadores do Instagram; sites de ripping contornam bloqueio do YouTube; e o Cazaquistão começou a espiar todo o tráfego HTTPS no país

Antes de passarmos às notícias do dia, esta semana temos para oferecer uns earphones Xiaomi AirDots no passatempo de gadget da semana; participa e partilha. E não se esqueçam que é já este sábado o nosso habitual meeting mensal.

Apple é a tecnológica mais valiosa na Fortune 500


A Fortune já revelou a edição 2019 a sua lista Fortune 500 das empresas mais valiosas, e a Apple ficou na primeira posição entre as empresas tecnológicas, ficando na 11ª posição global. Seguem-se a Samsung (15), Hon Hai / Foxconn (23), Alphabet / Google (37), Microsoft (60) e Huawei (61).

Este ano a Xiaomi conseguiu também entrar pela primeira vez nesta tabela, ficando na posição 468 - apenas duas posições abaixo da Nokia. E, outra curiosidade, também pela primeira vez a lista Fortune 500 conta com mais empresas chinesas que norte-americanas (129 vs 121).


Cápsula Orion da NASA está oficialmente concluída



A NASA aproveitou as celebrações do 50º aniversário da Apollo 11 para anunciar que a sua cápsula Orion está oficialmente concluída. Esta será a cápsula que permitirá o regresso à Lua, podendo fazê-lo já no próximo ano numa missão não tripulada que replicará uma futura missão com astronautas, passando três semanas no espaço e seis dias em órbita da Lua. Esta missão Artemis 1 irá validar que está tudo a postos para uma missão tripulada, incluindo a eficácia do escudo térmico no processo de reentrada na atmosfera.

Se tudo correr bem, a missão Artemis 2 poderá repetir a viagem com astronautas em 2022, e finalmente voltar a pousar na Lua em 2024 com a missão Artemis 3.


Elon Musk diz que próximo desafio Hyperloop será túnel de 10 km com curva



Depois de ter sido batido mais um recorde de velocidade nos testes do Hyperloop, com a equipa que anteriormente tinha atingido 457 km/h a ter chegado aos 463 km/h nesta edição, Elon Musk avança com desafios mais sérios para os próximos anos. Em vez de um simples tubo com 1.6 km, para o próximo ano o teste será feito num túnel de vácuo com 10 km de comprimento e com uma curva.



O objectivo será que futuras implementações do Hyperloop permitam viajar a mais de 1200 km/h com eficiência energética superior à de todos os sistemas de transporte existentes.


Byteboard da Google quer modernizar contratação de developers


O processo de contratação de um developer é um processo complexo, e a Area 120 da Google quer simplificá-lo. O Byteboard é uma ferramenta que permite avaliar developers durante a fase de selecção, proporcionando um ambiente dinâmico onde o candidato pode seleccionar entre as ferramentas disponibilizadas ou optar pelas que já tiver instaladas, assim como escolher entre diferentes linguagens de programação.

... No clima actual de suspeição sobre o uso dado aos dados recolhidos, resta esperar que a Google não esteja a aproveitar esta ferramenta para apanhar os melhores developers para si própria. ;P


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)