2019/11/25

Notícias do dia

Tim Berners-Lee lança Contract for the Web para promover uma web segura e saudável; temos uma nova táctica para comprar os Echo na Amazon Espanha com envio para Portugal; o Stadia da Google tem baixa latência mas não cumpre com a qualidade de imagem; Apple muda de táctica para tentar obter iOS com menos bugs; nas promoções temos o Xiaomi Mi Note 10 a €457 (com Mi Band 4 de oferta); vimos o localizador de bicicletas Invoxia com GPS e sem cartão SIM; ajudamos a perceber as diferenças entre pilhas CR2025 vs CR2032; fizemos o apelo para a ajuda na aquisição de uma máquina pick-and-place para produzir os BH OnOfres; e ainda como o YouTube continua a chatear utilizadores para subscreverem o YouTube Premium.

Antes de passarmos às notícias de hoje, está a terminar o passatempo do gadget da semana, dedicado a um carregador wireless Choetech - participa. E não se esqueçam que o nosso meeting mensal é já este sábado.

Tesla já tem 200 mil encomendas do Cybertruck



Mesmo com o falhanço da demonstração dos vidros (que aparentemente terá sido provocado pela forte marretada dada nas portas anteriormente), o Cybertruck da Tesla conta já com um número apreciável de fãs, superando já as 200 mil encomendas - o que, mesmo assumindo que todos fossem para o modelo mais económico, representa 8 mil milhões de dólares de vendas já garantidas (e será mais, pois Elon Musk já referiu que apenas 17% têm optado por essa versão, com o restante a ser dividido pelos modelos mais caros).

Ter em conta que estamos a falar de um veículo que só começará a ser produzido (se forem cumpridas as promessas!) no final de 2021, e com a versão tri-motor a só chegar no final de 2022 - ou seja, daqui por três(!) anos.


As 10 melhores empresas para trabalhar nas TI em Portugal




A revista Exame publicou recentemente o ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal, medidas pela avaliação dos seus colaboradores e pelo seu perfil de actuação interna e social. Nesta 20ª edição predominam as multinacionais e grandes empresas, mas fazendo-se notar também muitas empresas tecnológicas.

Da lista completa de 100 empresas o ITJobs compilou uma lista com as primeiras 10 empresas classificadas na categoria 'Tecnologias de Informação e Comunicação'. Assim, e segundo esta iniciativa da revista Exame em parceria com a consultora Everis e a AESE Business School, as melhores empresas para trabalhar em TI em Portugal são:
  1. Edge
  2. Blip
  3. Sector Interactivo
  4. Unbabel
  5. Milestone
  6. IT People
  7. SAP Portugal
  8. PHC Software
  9. Premium Minds
  10. 7 Graus


Ajuda a salvar os .org


Está em curso um movimento que visa tentar impedir que o ICANN venda a gestão dos domínios .org a uma empresa privada. Uma situação que permitirá que os valores cobrados possam ser aumentados a qualquer momento e sem qualquer justificação, assim como a remoção ou censura de qualquer domínio sem qualquer tipo de controlo.

Bem a propósito do recém-lançado Contract for the Web, há que lutar contra este tipo de coisa, até mesmo quando inexplicavelmente é feito pelas entidades que deveriam ter a preocupação de cuidar da internet.


Cientistas preocupados com interferência do 5G nas leituras dos satélites



Os cientistas continuam a alertar para o perigo de interferências das comunicações 5G em frequências que ficam bastante próximas das utilizadas para medir o nível de vapor de água pelos satélites, e que isso irá afectar a capacidade de monitorizar as condições atmosféricas e consequentes previsões meteorológicas.

Para tentar minimizar esse impacto, o que está a ser pedido é um limite ao nível de "ruído" que pode ser gerado pelas comunicações 5G, mas que nesta fase está a ser praticamente ignorado para facilitar e acelerar a adopção das redes 5G - com a promessa de que, daqui por mais alguns anos, se poderá começar a aplicar esses limites. Parece-me que tais atropelos serão um mau começo para uma rede que deveria ser sustentável para o futuro...



Promoção do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]