2020/02/17

Notícias do dia

Tesla obrigada a suspender construção de Gigafactory na Alemanha; Vidro do Galaxy Z Flip risca com facilidade; App Store quer acabar com descrições de actualizações genéricas; HQ Trivia encerra actividade com última sessão "alucinada"; a complicada tarefa de abrir dois documentos lado-a-lado no iPad; Autoflip da Google ajusta vídeos a qualquer formato; músico cria música com o pensamento através de braço electrónico; Tesla pressiona clientes a actualizarem os automóveis; como fazer um scanner 3D com laser e Raspberry Pi; e por fim, os EUA avançam com processo contra a Huawei.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que estamos a oferecer um ano de Xbox Game Pass Ultimate.

Galaxy Fold 2 poderá usar câmara invisível sob o ecrã



Embora a Xiaomi tenha revelado que as prometidas câmaras frontais sob o ecrã afinal apresentam um conjunto de problemas que não deverão ser resolvidos a curto prazo, a Samsung parece continuar empenhada em ser uma das primeiras marcas a fazer chegar essa tecnologia ao mercado - potencialmente já com a próxima geração do Galaxy Fold.

Os rumores dizem que a Samsung está a considerar câmaras invisíveis sob o ecrã para o Galaxy Fold 2, que permitiriam fazer desaparecer o volumoso e inestético notch existente no modelo actual. No entanto, por muito desejável que isso fosse, existem outros problemas que seguramente serão mais prioritários para resolver, como explicar porque motivo o suposto vidro flexível do Galaxy Z Flip risca como se fosse de plástico.


Astrónomos preocupados com mega-constelações de satélites



Enquanto a SpaceX vai lançando mais lotes de 60 satélites a cada duas ou três semanas, intensificam-se as discussões sobre com isso irá afectar as observações astronómicas. Os astrónomos estão preocupados com os riscos (literais) que o aumento substancial do número de satélites em órbita, que poderá passar dos poucos milhares actuais para mais de 20 mil nos próximos anos, irá trazer.

Embora empresas como a SpaceX estejam a fazer os possíveis para tornar os seus satélites menos visíveis, isso é algo que apenas poderá ser comprovada quando os satélites já estiverem no espaço - e actualmente não existe qualquer regulamentação concreta que obrigue a isso; pelo que constelações de satélites de outros países poderão nem sequer ter essa preocupação. Espera-se que seja possível encontrar um consenso, que permita usufruir das vantagens destas novas mega-constelações, mas reduzindo ao máximo o impacto negativo que possam vir a ter nas observações.

Relembro que hoje a SpaceX lançou mais um lote de satélites Starlink para o espaço:




Rocket Lab vai enviar CubeSat da NASA para a Lua



Diversificando as opções de lançamento, a NASA vai optar pela Rocket Labs para lançar o seu satélite experimental da missão CAPSTONE, que ficará a orbitar a Lua. Esta missão tem como objectivo validar diversas técnicas e sistemas que ajudarão a preparar um futuro "entreposto" lunar que potencialmente sirva como base de lançamento para missões tripuladas a outros planetas do sistema solar.

Por agora, tudo começa com um modesto CubeSat de tamanho diminuto (aproximadamente do tamanho de um micro-ondas), com o lançamento previsto para ocorrer já no próximo ano.


Samsung acompanha S20 com dois power banks de 25W



A acompanhar a nova família Galaxy S20 da Samsung surgem dois power banks que se destacam pela capacidade de suportarem carregamento rápido de 25W com USB-C, por forma a reduzir o tempo em que terão que ficar ligados ao smartphone. Um deles torna-se ainda mais versátil por contar também com carregador wireless, dispensando o cabo, mas reduzindo a potência de carregamento para os 7.5W.

O modelo com carregador wireless vem com duas portas USB-C, o modelo normal vem com uma porta USB-C e uma porta USB-A.


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)