2020/10/26

Notícias do dia

Google paga entre $8 e $12 mil milhões por ano à Apple para se manter nos iPhones; França muda nome da app anti-Covid para promover maior adopção, numa altura em que em Portugal os casos continuam a aumentar a grande velocidade, aproximando-se dos 4 mil casos diários; os iPhone 12 e 12 Pro partilham ecrã e bateria e têm menor autonomia que o 11 Pro; vimos ainda a duração dos "dias" nos planetas do sistema solar; como transformar um monitor LCD num ecrã transparente; e o novo FSD da Tesla em viagem - sendo que também se fala que a marca irá usar um radar 4D idêntico ao LIDAR; a OnePlus revelou os Nord N100 e N10 5G mais económicos; e ainda novas baterias que carregam a 90% em 6 minutos.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo que te pode valer livros C# 7.0 da FCA; e está também a decorrer o passatempo 13º aniversário AadM com oferta de um Poco X3 NFC.

Internet Explorer vai redireccionar para o Edge

Depois do incentivo da utilização do Edge, a MS vai começar a forçar essa transição, fazendo com que muitos sites que tentem ser abertos no Internet Explorer sejam automaticamente abertos no Edge. A MS está consciente que há hábitos que custa a mudar, e embora a utilização do Internet Explorer seja desaconsolhada há muito, a partir de agora deixará de ser possível abrir alguns sites, que o browser redireccionará forçosamente para o Edge.

Será interessante ver se isso será feito para sites que continuam a exigir o IE e não são compatíveis com browsers modernos - pois seria o tipo de justiça poética para todos os serviços que fizeram essa má aposta, e com isso têm causado imensa frustração e transtorno em todos os utilizadores.


Apagar conta Facebook elimina todas as compras Oculus feitas

O Facebook continua a angustiar os utilizadores dos Oculus. Depois de tornar obrigatória a utilização de uma conta Facebook para se poder usufruiur dos Oculus VR da marca, confirma agora também o que acontece a quem quiser eliminar permanentemente a sua conta Facebook, levando consigo todas as suas compras e conteúdos Oculus.

É uma situação bastante infeliz, que torna incompatível o uso dos Oculus por quem não se sentir confortável em ter uma conta Facebook (e isto depois de um susto em que também se temia que ter dois ou mais Oculus associados à mesma conta FB poderia resultar no cancelamento da conta); e que garantidamente irá ajudar a que mais pessoas comecem a procurar alternativas como os HTC Vive.

Por outro lado, e falando de jogos e Facebook...


Facebook lança serviço de streaming de jogos

O Facebook não quer ficar de fora do streaming de jogos, e avança com o seu próprio serviço de streaming de jogos integrado na sua plataforma, para servir como alternativa ao xCloud da Microsoft, Stadia da Google, Luna da Amazon, e GeForce Now da Nvidia.

Uma das grandes diferenças é que este serviço - por agora limitado aos EUA - é gratuito, motivo pelo qual por agora se limita a jogos que estamos habituados a ver nas plataformas móveis, como o Asphalt 9, em vez de títulos associados ao PC ou consolas. Uma opção que poderá servir como excelente ponto de partida para conquistar utilizadores, e que no futuro permitirá uma expansão mais ambiciosa.


Novo filme do James Bond sem estreia no streaming

Com o Covid-19 a causar o caos nos cinemas, levando ao adiamento sucessivo de inúmeras estreias, a MGM consideou a hipótese de avançar com o lançamento do mais recente capítulo de James Bond - No Time do Die nas plataformas de streaming, mas nem a Apple, Netflix ou Amazon estiveram dispostas a aceitar as condições impostas. A MGM queria 600 milhões de dólares pelo filme, e isto com direito a apenas um ano de exclusividade.

Para comparação, a Apple apanhou ou Greyhound para o seu serviço Apple TV+ por 70 milhões de dólares, ficando com os direitos por 10 anos; e qualquer uma das plataformas poderá dar melhor uso a 600 milhões para múltiplas mega-produções que seguramente terão melhores resultados que um investimento megalómano num único filme, por apenas um ano, mesmo tratando-se de um James Bond. E da maneira que as coisas estão, daqui por um ano ainda teremos a MGM desesperada por haver uma plataforma de streaming que esteja disposta a estrear os seus filmes.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)