2020/12/14

Notícias do dia

Serviços da Google estiveram inacessíveis durante 1 hora; bug no iPhone 12 faz desaparecer notificações de mensagens e SMS; Xayn quer ser alternativa ao Google para quem se preocupa com privacidade; como criar um ecrã touch com botões macro; como receber notificações da campainha da porta e automatizar recepção de encomendas quando se está fora de casa; Brave lança feed de notícias Brave Today; o blockchain anti-fakenews de Miguel Sousa Tavares; e Cydia processa Apple por monopólio da App Store.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já começou o nosso mega-passatempo de Natal, com 31 dias de prendas e que hoje te pode valer uma mochila Tucano Livello cortesia da iStuff.pt.

Pornhub remove todos os vídeos de contas não-verificadas

A braços com uma situação bastante delicada devido a vídeos não autorizados e com menores, o PornHub recorre a medidas drásticas e optou por remover todos os vídeos de contas não-verificadas. O número total de vídeos na plataforma caiu de 13 para 7 milhões, e será agora necessário aguardar para ver se isto será suficiente para recuperar o acesso aos pagamentos Visa e Mastercard que tinham sido suspensos.

Durante anos o PornHub teve uma atitude bastante "relaxada" quanto aos vídeos que lá eram colocados, permitindo que qualquer pessoa lá colocasse qualquer vídeo, sem necessidade de se identificar devidamente; e usando a desculpa de que disponibilizava as ferramentas necessárias para que os vídeos indevidos fossem reportados e removidos - coisa que nem sempre acontecia, ou que não evitava que o mal já tivesse sido feito, no caso de vídeos privados.


Adaptador PS VR para a PS5 já disponível


Com a PS5 a Sony não se esqueceu da sua aposta na Realidade Virtual, e vai ser possível usar a nova consola com os óculos PS VR originais. No entanto, irá ser necessário um adaptador (para a câmara) que a Sony vai disponibilizar, e para o qual já está disponível um formulário online para o solicitar.

De resto, os jogadores continuarão a necessitar usar os controladores DualShock 4 ou PS Move - nada de inesperado, e que não será um problema pois já faz parte da lista de acessórios necessários para jogar PS VR na PS4; se bem que com a ressalva de que alguns jogos PS VR não serão compatíveis com a PS5, como o Robinson: The Journey ou Hitman Go: Definitive Edition.

É esperado que a Sony venha a lançar um conjunto PS VR 2 melhorado para a PS5 num futuro não muito distante.


Samsung Galaxy S21 já circula na net

O Galaxy S21 só será revelado no início de 2021, mas já estão a circular na net vários vídeos que mostram o próximo topo de gama da Samsung, que desta vez parece ter margens ainda mais reduzidas em redor do ecrã - pelo menos nas variantes sem margens arredondadas, que só deverão surgir no S21 Ultra.

Pelo menos nos modelos "normais", continuamos a ter um furo para a câmara frontal, pelo que ainda não será desta que a Samsung adopta o sistema de câmara invisível sob o ecrã, que também deverá começar a popularizar-se no próximo ano.


Que impacto tiveram as apps de tracking Covid-19?

Com os meses a passarem, continuam as dúvidas sobre a eficácia e impacto que as apps de contact tracing Covid-19 tiveram. À semelhança das muitas dúvidas que vão surgindo em diversos países, também por cá continuamos a aguardar pela disponibilização de dados públicos que revelem que efeito tem tido a app Stayaway Covid, e se realmente se justificou todo o alarido feito em torno da sua utilização, sabendo-se desde já que o efeito prático está muito distante daquele que era prometido.

Quantas pessoas foram notificadas de potencial contágio via app? Quantas dessas pessoas estavam efectivamente infectadas? Quantas das pessoas notificadas não o estavam, e como foi o processo de escarecerem isso? Perguntas que continuam a aguardar resposta, e que seria muito interessante esclarecer para que se pudesse aprender para o próximo cenário de pandemia que tivermos que enfrentar.


Curtas do dia


Resumo da madrugada





1 comentário:

  1. Sinceramente tenho pena do pornhub, é o site do género que tem mais atenção a este tipo de casos e outros do mesmo género e mesmo assim é o mais atacado, sites como o xnxx, xvideos e outros que nem vou mencionar têm coisas bem piores e não há nenhum tipo de atenção por parte dos sites para isso.

    ResponderEliminar